Avançar para o conteúdo principal

Macadâmia é rica em antioxidantes e em calorias

Único alimento nativo da Austrália conhecido internacionalmente, a noz macadâmia é empregada na fabricação de sorvetes, barras de chocolate e biscoitos e para dar um toque especial a sobremesas e a pratos salgados, como risotos e saladas. Também costuma ser servida como aperitivo, torrada, salgada ou caramelizada.

Assim como outras amêndoas, é rica em ácidos graxos, antioxidantes que retardam o envelhecimento e protegem o sistema cardiovascular. Também como elas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. "Isso ocorre devido às altas concentrações do ácido palmitoléico, responsável pela assistência ao corpo no metabolismo dos lipídeos, equilibrando os níveis de colesterol HDL ('bom') e LDL ('mau')", explica o produtor Pedro Toledo Piza, diretor técnico da ABM (Associação Brasileira de Noz Macadâmia) e diretor da QueenNut Macadâmia, empresa que beneficia e exporta 35% da produção brasileira.

Só vale prestar atenção à quantidade ingerida, já que 100 g da noz torrada e salgada possuem 647 calorias.

Descoberta somente na segunda metade do século 19, a macadâmia é cultivada hoje principalmente na Austrália e no Havaí, mas também na África do Sul e em outros países. O Brasil, que iniciou o plantio comercial durante a década de 1970, figura em sétimo lugar do ranking, embora possua a quarta maior área plantada, concentrada nos Estados de São Paulo e do Espírito Santo. "Só que nossos pomares ainda são jovens, em fase de crescimento", afirma Piza.

Em 2007, segundo dados da ABM, cerca de 85% da produção nacional será exportada, in natura, e o restante consumido no mercado interno.

Óleo
Da macadâmia, é extraído também um óleo utilizado pelas indústrias cosmética e farmacêutica, mas o mercado para o produto ainda é incipiente. "Somente 4% das amêndoas são destinadas para isso", explica o produtor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votos de boas Entradas

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas deve ser vivida olhando-se para frente." ( Kierkegaard ). Todo a Passagem para o Ano Novo, tanto pode ser um momento especial como pode ser um momento normal. Mas é mais um ano, mais 365 dias ou oportunidades de viver novas emoções, novos momentos, novos sentimentos. De podermos renovar ou florescer a nossa vida, sempre para melhor. É um unico momento das nossas vidas em que podemos pedir desejos. Que podemos ter objectivos para realizarmos durante o novo ano. Á meia-noite, debaixo das estrelas em céu aberto, em cada das doze badaladas, doze desejos. -> Saúde , o maior bem e o meu maior desejo para todos; -> Paz , para este mundo ainda em guerra, mesmo em tempos de crise; -> Solidariedade , seja em pequenas coisas, actos e factos, podemos fazer grandes feitos; -> Amor , pela pessoa mais proxima, pela familia, pelos amigos e inimigos; -> Felicidade , é um sentimento em que o coração se enche de amor, car...