Avançar para o conteúdo principal

Animal do Dia: Camaleão


O camaleão é um dos répteis mais conhecidos da família dos lagartos.
- Existem catalogadas mais de setenta espécies de camaleões.
- A cor dos camaleões, dependendo da espécie, varia do castanho ao verde. Algumas espécies são às riscas. Quanto à cor, um recurso importante, usado pelos camaleões para despistar os predadores, é a mudança de cor (mimetismo).
- Os camaleões possuem dois olhos, sendo que conseguem mover um para cada sítio ao mesmo tempo.
- Estes lagartos movimentam-se lentamente para não despertar a atenção das suas presas e predadores.
- A pele do camaleão é coberta por uma camada de queratina. Ao crescer, o camaleão precisa trocar de pele.
- Os camaleões são animais de hábitos diurnos.
- São animais solitários, sendo que os machos procuram as fêmeas na época do acasalamento.
- Possuem um comportamento muito agressivo, inclusive com animais da mesma espécie.
- Eles vivem , principalmente, na África, Madagáscar e sul do Saara. Algumas espécies também são encontradas no continente europeu e na Índia.
- Os camaleões possuem habitat muito variado (savanas, florestas tropicais, montanhas, estepes e até desertos). Gostam de viver sobre as árvores, arbustos e sob folhas secas.
- Os camaleões alimentam-se, principalmente, de insectos tais como moscas, joaninhas, borboletas, pequenos besouros e gafanhotos. Para apanhar estes insectos, ele utiliza um importante recurso: uma língua comprida, elástica e pegajosa.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: o peso de um animal adulto, dependendo da espécie, pode variar entre 1 a 3 quilos.
Comprimento: um camaleão adulto pode ter, em média, de 40 a 60 cm.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite de Natal...

Noite de Natal, Noite especial Missa do galo, Nascimento de Cristo Tanta gente, tantos familiares Tantas pessoas de fé. Em momentos de ternura, Olhei para uma família reunida, As saudades apertaram As lágrimas encheram os olhos E insistia em cair sem demora... Apesar de neste dia, Estar com as pessoas que gosto Senti em especial falta de duas pessoas... Meu Pai e minha mana… Que no dia de Natal, faziam grande diferença... O meu Pai com a missa de Galo, Bolos e doces típicos de Goa, E o cumprimento das tradições. Fecho os olhos e vejo a estrelinha brilhante, Dentro de mim sempre sorridente. Sempre a dizer que olha por nós, E que devo seguir a vida em paz Como os pais nos ensinaram sempre, A vida é só uma e passageira... Minha mana, sempre ao meu lado, Sempre animada, sempre pronta E nunca se esquece as prendas, Mesmo longe, ela deixou-nos algo no nosso sapatinho... Fecha os olhos e sente o meu abraço virtual... Que mesmo longe dos olhos, Os nossos corações estão unidos Pela unidade da a...