Avançar para o conteúdo principal

Reservatório da Patriarcal

Reservatório da Patriarcal (entrada no Jardim do Príncipe Real) 

Inaugurado no dia 1 de Outubro de 1987, o Museu abrange quatro núcleos dispersos pela cidade de Lisboa: O Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos

Este troço do Aqueduto das Águas Livres inclui a visita a uma das galerias subterrâneas da cidade parte integrante deste sistema de abastecimento à cidade de Lisboa. 
Trata-se da Galeria do Loreto, cuja construção se iniciou em 1748, e que está disponível ao público numa extensão de 410 metros, ligando o Reservatório da Patriarcal construído entre 1860 e 1864, ao miradouro/jardim de São Pedro de Alcântara.

3ª feira a Sábado, das 10h às 17.30h

Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
Rua do Alviela, 12
1170-012 Lisboa
METRO: Stª. Apolónia
AUTOCARROS: 735/706/794



Aqueduto das Águas Livres
Travessia do Vale de Alcântara - Calçada da Quintinha, nº 6 (Campolide)
AUTOCARROS: 712/758


Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras
Praça das Amoreiras, nº 10
AUTOCARROS: 758 - METRO: RATO

Reservatório da Patriarcal
Jardim do Príncipe Real
AUTOCARROS: 758 - METRO: RATO

Tel. 218 100 215
E-Mail: museu@epal.pt 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contos ao cair da noite, inspirados no ritual de ...Cura

Helena estava doente há quase um ano quando o médico lhe disse que existia uma cura. Não fez perguntas. Agarrou-lhe as mãos por cima da secretária e chorou em silêncio. O tratamento começou nessa mesma semana. As dores desapareceram primeiro. Depois vieram as noites tranquilas, o apetite, a cor no rosto. Ao fim de um mês, Helena já conseguia subir as escadas sem parar a meio. — Está a resultar — disse o médico. Ela sorriu. Nessa noite, dormiu profundamente pela primeira vez em muitos meses. Acordou pouco depois das três da manhã. Alguém estava sentado aos pés da cama. Ficou imóvel. A figura não se mexia. Helena acendeu o candeeiro. Não havia ninguém. Na manhã seguinte encontrou uma mancha escura sobre o lençol, exatamente onde julgara ver a silhueta. Convenceu-se de que tinha sonhado. Até começar a ouvir a voz. Primeiro no corredor. Depois na cozinha. Depois atrás da porta do quarto. Sempre durante a madrugada. Sempre a chamar por ela. — Helena... Quando perguntou ao...