Avançar para o conteúdo principal

Missa de São Francisco Xavier

Como é tradicional, a Casa de Goa promove todos os anos a celebração da Missa de São Francisco Xavier, convidando todos os Goeses e amigos de Goa a participarem na Festa do “Senhor de Goa” (GOENCHÓ SAIB).

Este ano a Missa terá lugar na Igreja de São Roque, em Lisboa, devido a um motivo muito importante: o relicário com o dedo do pé, e várias outras relíquias de São Francisco, que estavam na posse da família dos Condes de Nova Goa, desde há alguns séculos, vão ser doados à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que irá expô-las (pela primeira vez) na Igreja de São Roque para a veneração do público, somente no dia 3 de Dezembro, sendo depois recolhidas pela Santa Casa.
Como se trata de um acontecimento de excepcional importância, temos a certeza que todos aqueles que têm veneração por São Francisco Xavier não deixarão de estar presentes na Igreja de São Roque para assistir à Missa Solene e venerar as suas sagradas relíquias.

A missa solene será acompanhada pelo Coro da Santa Casa de Misericórdia e, como é costume, pelo grupo EKVAT da Casa de Goa, que cantará três cânticos em Concani.
Estamos certos que a missa solene e a exposição das relíquias de S. Francisco, será motivo suficiente para toda a comunidade goesa e os seus amigos estarem presentes na Igreja de São Roque (Largo Trindade Coelho, Lisboa), no próximo dia 3 de Dezembro, às 18h00.

Como também é da nossa tradição, haverá, nesse dia, um jantar no Restaurante da Casa de Goa, pelas 20 horas, na Calçada do Livramento 17, em Lisboa (tem parque privativo). Quem estiver interessado em participar deverá confirmar a sua presença o mais tardar até ao dia 1 de Dezembro, na Secretaria da Casa de Goa, telefone 21 393 00 78 ou por e-mail (casadegoa@sapo.pt) (dias úteis, das 10 às 12:30 e das 15 às 19 horas).

Agradecemos a divulgação deste importante e único evento a todos os amigos de Goa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1922 - Descoberta da Insulina

Insulina é o hormônio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Ela também é essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras). É produzida nas ilhotas de Langerhans, células do pâncreas endócrino. Ela age em uma grande parte das células do organismo, como as células presentes em músculos e no tecido adiposo, apesar de não agir em células particulares como as células nervosas. Quando a produção de insulina é deficiente, a glicose se acumula no sangue e na urina, matando as células de fome: é a diabetes mellitus. Para pacientes nessa condição, a insulina é provida através de injeções, ou bombas de insulina. Recentemente foi aprovado o uso de insulina inalada. Porém, ainda há controvérsias acerca do uso do produto comercializado pela Pfizer. A agencia de saude britanica nao recomenda seu uso. A insulina é um polipeptídeo de estrutura química plenamente conhecida, e...