16 de novembro de 2011
15 de novembro de 2011
A Lenda do Passarinho Verde
Reza a lenda que, num passado longínquo, românticos rapazes adestravam um pássaro verde para que este transportasse no seu bico cartas de amor para a sua amada, longe dos olhares indesejados, para manter o secretismo dos amores proibidos. Quem era visitado por este pássaro verde, símbolo de esperança e felicidade, ficava inevitavelmente encantado, com os olhos brilhantes e com um sorriso apaixonado de quem acaba de ler uma carta de amor.
Certa madrugada de Verão, daquelas verdadeiramente quentes em que não se consegue dormir, vesti a gabardine e, de lupa em punho, fui investigar a veracidade desta lenda. Depois de muito navegar, sim, porque eu sou uma detective moderna, não ando pelas ruas a seguir pegadas, navego na Internet a fugir dos vírus!
Mas continuando, depois de muito navegar lá encontrei um passarinho verde, não... esperem, estou a mentir desculpem, aquele era um passarinho cor-de-burro-quando-foge, bem a cor dele também não é o mais importante, o importante é que eu estava perante uma lenda! E agora? O que é que eu ia fazer? Fiquei nervosa obviamente... se eu não falo passarês como lhe vou fazer um interrogatório para averiguar se trata de uma lenda ou de uma fraude? Hoje em dia nem nos pássaros se pode confiar... mas eu tinha de arriscar!
Ganhei coragem e lá fui eu, aproximei-me e, qual não foi o meu espanto quando reparei num pormenor que a lenda não referia... esta ave-rara tinha óculos azuis! Bom, se os detectives evoluíram os seus meios de trabalho, os pássaros podem muito bem terem-se modernizado também, seria um problema eles lerem mal e trocarem os endereços das cartas amorosas!
Aproximei-me dele e lá comecei eu a piar umas coisitas em passarês mas o pássaro começou-se a rir (outra coisa que não vinha na lenda: estes pássaros têm dentes), eu fiquei um bocadinho envergonhada com a situação. Ele deve ter percebido o meu embaraço porque começou a conversar comigo à descarada como se me conhecesse há anos e em português corrente (eu não disse que hoje em dia nem nos pássaros se podia confiar? arrastam logo a asa!). Ao fim de algum tempo percebi que ele até era boa pessoa (como se diz quando os pássaros são bacanos? Eu não sei...).
Bom, mas continuando, trocámos e-mails e a partir daí foi sempre a assapar (não assapar vem de sapo...) e a partir daí foi sempre a voar (assim é que é!). Desde essa madrugada de Verão que voamos juntos e já se passaram três meses!
Conclusão: Todas as lendas têm um fundo de verdade. Eu vi um passarinho, diferente de todos os outros mas com uma característica em comum: deixou-me encantada, com os olhos brilhantes e com um sorriso apaixonado de quem encontra o amor!
Certa madrugada de Verão, daquelas verdadeiramente quentes em que não se consegue dormir, vesti a gabardine e, de lupa em punho, fui investigar a veracidade desta lenda. Depois de muito navegar, sim, porque eu sou uma detective moderna, não ando pelas ruas a seguir pegadas, navego na Internet a fugir dos vírus!
Mas continuando, depois de muito navegar lá encontrei um passarinho verde, não... esperem, estou a mentir desculpem, aquele era um passarinho cor-de-burro-quando-foge, bem a cor dele também não é o mais importante, o importante é que eu estava perante uma lenda! E agora? O que é que eu ia fazer? Fiquei nervosa obviamente... se eu não falo passarês como lhe vou fazer um interrogatório para averiguar se trata de uma lenda ou de uma fraude? Hoje em dia nem nos pássaros se pode confiar... mas eu tinha de arriscar!
Ganhei coragem e lá fui eu, aproximei-me e, qual não foi o meu espanto quando reparei num pormenor que a lenda não referia... esta ave-rara tinha óculos azuis! Bom, se os detectives evoluíram os seus meios de trabalho, os pássaros podem muito bem terem-se modernizado também, seria um problema eles lerem mal e trocarem os endereços das cartas amorosas!
Aproximei-me dele e lá comecei eu a piar umas coisitas em passarês mas o pássaro começou-se a rir (outra coisa que não vinha na lenda: estes pássaros têm dentes), eu fiquei um bocadinho envergonhada com a situação. Ele deve ter percebido o meu embaraço porque começou a conversar comigo à descarada como se me conhecesse há anos e em português corrente (eu não disse que hoje em dia nem nos pássaros se podia confiar? arrastam logo a asa!). Ao fim de algum tempo percebi que ele até era boa pessoa (como se diz quando os pássaros são bacanos? Eu não sei...).
Bom, mas continuando, trocámos e-mails e a partir daí foi sempre a assapar (não assapar vem de sapo...) e a partir daí foi sempre a voar (assim é que é!). Desde essa madrugada de Verão que voamos juntos e já se passaram três meses!
Conclusão: Todas as lendas têm um fundo de verdade. Eu vi um passarinho, diferente de todos os outros mas com uma característica em comum: deixou-me encantada, com os olhos brilhantes e com um sorriso apaixonado de quem encontra o amor!
Índia - Antologia de textos sobre...
lançamento do Livro "Índia - Antologia de textos sobre a civilização e cultura indianas"
Senhor é meu Pastor...
Mesmo que os meus passos se dirijam por vales escuros, tu não desistes de mim: o teu cajado sossega-me, levando-me a buscar caminhos de Vida.(*) inspirado no Salmo 23.
Tu és o meu pastor. E se me deixo conduzir por ti, nada me falta. Tu me reconstróis a vida, ao oferecer-me prados verdes e fontes de água fresca (*).
(*) inspirado no Salmo 23.
Salmo 23
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma.
Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, nada temerei, porque Vós estais comigo:
O Vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.
Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários;
Com óleo me perfumais a cabeça, e o meu cálice transborda.
A bondade e a graça hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida,
E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.
Tu és o meu pastor. E se me deixo conduzir por ti, nada me falta. Tu me reconstróis a vida, ao oferecer-me prados verdes e fontes de água fresca (*).
(*) inspirado no Salmo 23.
Salmo 23
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma.
Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, nada temerei, porque Vós estais comigo:
O Vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.
Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários;
Com óleo me perfumais a cabeça, e o meu cálice transborda.
A bondade e a graça hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida,
E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.
14 de novembro de 2011
Inventam tudo!
A produtora britânica Appshaker lançou recentemente uma forma única das pessoas interagirem com o mundo fantástico da National Geographic. Com recurso à Realidade Aumentada, instalou uma tela gigante num shopping, na Hungria, para a incorporação de imagens 3D em tempo real, para que as pessoas pudessem interagir com golfinhos, leopardos, dinossauros e muito mais.
A reacção das pessoas é genial!
13 de novembro de 2011
Castanhas
Com o Outono chegam as castanhas assadas. Sabia que as castanhas, que actualmente são quase um pitéu, tiveram, noutros tempos, uma enorme importância na dieta dos portugueses? No século XVII, eram mesmo um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, chegando, se necessário, a substituir o pão ou as batatas.
A castanha é usada na alimentação desde tempos pré-históricos e a respectiva árvore - Castanea sativa - foi introduzida na Europa há cerca de três mil anos. Contudo, no livro de Jorge Lage, "Castanea...", no sub-capítulo, "O castanheiro em Portugal", na página 35, ao citar o mais importante botânico nacional vivo, Prof. Jorge Paiva, refere-se que os estudos polínicos levados a cabo na Serra da Estrela provam o contrário, apontando para uma data bem mais recuada, e hoje é considerada uma árvore autóctone.
A castanha que comemos é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). Mas, embora seja uma semente como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte potássio.
As castanhas são comidas assadas ou cozidas com erva-doce. Mas, antes de cozinhadas, deve-se retalhar a casca. Como se pode ver no quadro, têm bastante água e, quando são aquecidas, essa água passa a vapor. A pressão do vapor vai aumentando e "empurrando" a casca e, se esta não tiver levado um golpe, a castanha pode explodir.
O amido é uma reserva de energia das plantas e existe, sobretudo, nas raízes e nas sementes. Surge com uma estrutura coesa e organizada, com zonas cristalinas e outras amorfas, chamada grânulo.
Quando cozinhamos alimentos com elevadas percentagens de amido um dos objectivos é torná-los digeríveis. A frio, a estrutura do amido mantém-se inalterada. Mas, quando é aquecido na presença de água (e a castanha contém água na sua constituição), grandes modificações ocorrem. A energia térmica introduzida enfraquece as ligações entre as moléculas do amido, a estrutura granular "relaxa" e alguma água penetra no interior dos grânulos, que incham, formando um complexo gelatinoso com a água. É isto o que acontece quando cozinhamos castanhas e lhes altera a textura.
A recolha de dados para este trabalho centralizar-se-á sobretudo na excelente obra de Jorge Lage «Castanea – Uma Dádiva dos Deuses», cuja publicação teve o apoio das Câmaras Municipais de Valpaços e de Mirandela.
Existem várias espécies de castanha. Em Bragança as mais comuns são a camarinha, a judia, e a longal ou enxerta.
A castanha tem aplicações na medicina. As folhas, a casca, as flores e o fruto têm sido utilizados devido às suas propriedades curativas e profiláticas, adstringentes, sedativas, tónicas, vitamínicas, remineralizantes e estomáquicas.
Pelo seu valor nutritivo e energético, era utiliza outrora em vários estados de mal-estar e doença. É também tónica, estimulante cerebral e sexual, anti-anémica (castanha crua), anticéptica e revitalizante. Para afinar as cordas vocais e debelar a faringite e a tosse nada melhor do que gargarejos com infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços.
A castanha constitui um tema para ditos, lengalengas, canções, quadras e contos populares, sobretudo no Nordeste Transmontano.
Em Mirandela usa-se o termo muchetar as castanhas, cortar com a faca antes de serem cozidas ou assadas. Por associação, levar um muchete é levar um apertão com os dois primeiros dedos da mão, geralmente dados por rapazes ou homens atrevidos a raparigas e mulheres néscias e que pode ser o começo de “entradas mais audazes”.
As castanhas assadas e descascadas ou peladas tomam o nome de bilhós (bullós em galego).
A castanha é usada na alimentação desde tempos pré-históricos e a respectiva árvore - Castanea sativa - foi introduzida na Europa há cerca de três mil anos. Contudo, no livro de Jorge Lage, "Castanea...", no sub-capítulo, "O castanheiro em Portugal", na página 35, ao citar o mais importante botânico nacional vivo, Prof. Jorge Paiva, refere-se que os estudos polínicos levados a cabo na Serra da Estrela provam o contrário, apontando para uma data bem mais recuada, e hoje é considerada uma árvore autóctone.
A castanha que comemos é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). Mas, embora seja uma semente como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte potássio.
As castanhas são comidas assadas ou cozidas com erva-doce. Mas, antes de cozinhadas, deve-se retalhar a casca. Como se pode ver no quadro, têm bastante água e, quando são aquecidas, essa água passa a vapor. A pressão do vapor vai aumentando e "empurrando" a casca e, se esta não tiver levado um golpe, a castanha pode explodir.
O amido é uma reserva de energia das plantas e existe, sobretudo, nas raízes e nas sementes. Surge com uma estrutura coesa e organizada, com zonas cristalinas e outras amorfas, chamada grânulo.
Quando cozinhamos alimentos com elevadas percentagens de amido um dos objectivos é torná-los digeríveis. A frio, a estrutura do amido mantém-se inalterada. Mas, quando é aquecido na presença de água (e a castanha contém água na sua constituição), grandes modificações ocorrem. A energia térmica introduzida enfraquece as ligações entre as moléculas do amido, a estrutura granular "relaxa" e alguma água penetra no interior dos grânulos, que incham, formando um complexo gelatinoso com a água. É isto o que acontece quando cozinhamos castanhas e lhes altera a textura.
A recolha de dados para este trabalho centralizar-se-á sobretudo na excelente obra de Jorge Lage «Castanea – Uma Dádiva dos Deuses», cuja publicação teve o apoio das Câmaras Municipais de Valpaços e de Mirandela.
Existem várias espécies de castanha. Em Bragança as mais comuns são a camarinha, a judia, e a longal ou enxerta.
A castanha tem aplicações na medicina. As folhas, a casca, as flores e o fruto têm sido utilizados devido às suas propriedades curativas e profiláticas, adstringentes, sedativas, tónicas, vitamínicas, remineralizantes e estomáquicas.
Pelo seu valor nutritivo e energético, era utiliza outrora em vários estados de mal-estar e doença. É também tónica, estimulante cerebral e sexual, anti-anémica (castanha crua), anticéptica e revitalizante. Para afinar as cordas vocais e debelar a faringite e a tosse nada melhor do que gargarejos com infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços.
A castanha constitui um tema para ditos, lengalengas, canções, quadras e contos populares, sobretudo no Nordeste Transmontano.
Em Mirandela usa-se o termo muchetar as castanhas, cortar com a faca antes de serem cozidas ou assadas. Por associação, levar um muchete é levar um apertão com os dois primeiros dedos da mão, geralmente dados por rapazes ou homens atrevidos a raparigas e mulheres néscias e que pode ser o começo de “entradas mais audazes”.
As castanhas assadas e descascadas ou peladas tomam o nome de bilhós (bullós em galego).
12 de novembro de 2011
CarromVivio
O CarromVívio é um convívio com muita animação e, claro, com Carrom. É mais uma actividade da Casa de Goa integrada nas actividades “Descontrair com a Casa de Goa” e terá um torneio de Carrom, mesas livres para praticar o Carrom, jogar Xadrez, Damas e Cartas, para além de incluir muito Convívio e um lanche.
A Sessão de lançamento terá lugar no dia 12 de Novembro de 2011 (Sábado) pelas 15:00 horas. Participe, traga a família e amigos, promova e venha divertir-se. É uma oportunidade para juntar as várias gerações de jovens e seniores, amigos e família e proporcionar uma actividade de convívio, descontraída e de lazer.
Aproveite e traga uma anedota, um ditado, um provérbio, um poema,… para partilhar com os restantes participantes no intervalo.
As inscrições para o torneio deverão ser efectuadas por e-mail ou por telefone até ao dia 7 de Novembro. Para participar no convívio e restantes actividades/jogos/lanche inscreva-se até ao dia 9 de Novembro.
Programa do CarromVívio:
15:00 – Recepção aos Participantes;
15:30 – Início do torneio – 2 jogos;
16:15 – Continuação do torneio com mais 2 jogos;
17:00 – Intervalo, convívio e partilha da Anedota, Provérbio, Poema;
18:00 – Retoma dos jogos do torneio – semi-final;
18:45 – Torneio – final.
Das 15:30 às 19:00 estarão disponíveis mesas de jogos Carrom, tabuleiros de Xadrez, Damas e cartas para todos.
Mais informações
A Sessão de lançamento terá lugar no dia 12 de Novembro de 2011 (Sábado) pelas 15:00 horas. Participe, traga a família e amigos, promova e venha divertir-se. É uma oportunidade para juntar as várias gerações de jovens e seniores, amigos e família e proporcionar uma actividade de convívio, descontraída e de lazer.
Aproveite e traga uma anedota, um ditado, um provérbio, um poema,… para partilhar com os restantes participantes no intervalo.
As inscrições para o torneio deverão ser efectuadas por e-mail ou por telefone até ao dia 7 de Novembro. Para participar no convívio e restantes actividades/jogos/lanche inscreva-se até ao dia 9 de Novembro.
Programa do CarromVívio:
15:00 – Recepção aos Participantes;
15:30 – Início do torneio – 2 jogos;
16:15 – Continuação do torneio com mais 2 jogos;
17:00 – Intervalo, convívio e partilha da Anedota, Provérbio, Poema;
18:00 – Retoma dos jogos do torneio – semi-final;
18:45 – Torneio – final.
Das 15:30 às 19:00 estarão disponíveis mesas de jogos Carrom, tabuleiros de Xadrez, Damas e cartas para todos.
Mais informações
11 de novembro de 2011
A história de S. Martinho
Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
PERIGO DE MORTE
Atenção a este novo PERIGO DE MORTE-divulguem!!! já chegou a Lisboa!!!
Atenção é mesmo importante.
Pode ser mortal. É muito conveniente estar atento... O último sábado procurava um telefone público e encontrei um apenas em frente ao estacionamento de Soriana (Praça de Espanha, Lisboa). Estacionei a alguns metros mais atrás e desci do carro. Entretanto chegou um homem sem uma perna e com muletas. Perguntou-me se podia ajudá-lo a marcar um número, e deu-me o cartão de crédito para a chamada e um papel onde estava anotado o telefone. Com muito prazer para ajudar, peguei no papel e comecei a marcar o número. Então em poucos segundos comecei a sentir que desmaiava. Acontecia algo de anormal, corri para o carro e fechei-me enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco, estacionando aí...Depois, não me lembro de mais nada. Mais tarde despertei enjoado, a cabeça estourava-me... consegui chegar até minha casa, seguindo de imediato para o hospital. Após os exames ao sangue, confirmou-se o que já suspeitava. Era a droga que está de moda: a "Burundanga" ou "Escopolamina". "Tiveste sorte, disse-me o médico". Não foi uma entoxicação, mas apenas a reacção à droga...Não quero imaginar o teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficasses lá mais 30 segundos...! Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até 8 dias desligada deste mundo. Nunca tinha pensado que aquilo se podia passar comigo! E foi tudo tão rápido... Escrevo não para os assustar, mas para os alertar. Não se deixem surpreender! Oxalá não aconteça nada com você! O Médico do hospital (Dr. Raul Quesada) comentou que eram já vários os casos como este e falou dos mortos encontrados sem órgãos. Encontraram-se restos dessa droga nos dedos dos mortos. Estão a traficar os órgãos!!!!!!!! Tenham cuidado e enviem a todos os familiares, amigos, vizinhos.... Podem salvar uma vida! A "Escolopamina ou Burundanga", usada também em medicina, provém da América do Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente em número de 3) que escolhem as suas vítimas. Actua em 2 minutos, faz parar a actividade do cérebro e com ela os criminosos roubam à vontade as vítimas fazendo-lhes o mal que pretendem: Roubos, Abusos, etc. E DEPOIS, NÃO se LEMBRARÃO de NADA!!! Em doses maiores pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à morte. Pode ser apresentada em rebuçados, doces, papel, num livro que se abre... um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás.....Cuidado com pessoas que vêm falar connosco, como se nos conhecessem...especialmente nas estações... Não deixe entrar estranhos em casa !!! Reenvie este alerta a toda a gente dos seus contactos. Ana Paula Fradinho Instituto da Droga e da Toxicodependência, IP Departamento de Planeamento e Administração Geral Núcleo de Gestão de Recursos Humanos Pç de Alvalade, n.º 7 - 8.ª piso 1700-036 Lisboa ana.fradinho@idt.min-saude.pt< www.idt.pt<http://www.idt.pt/> <http://www.idt.pt/> |
10 de novembro de 2011
Vida
Viver não é o simples passar dos dias, viver é OLHAR o sol, olhar as flores, olhar o mar, olhar as borboletas, olhar o ser humano e SENTIR que a vida flui e nós fazemos parte de toda essa Vida…
O maior milagre na nossa vida é a própria Vida. Olhar para ela com um coração simples torna-nos capazes de captar essa maravilha e estar gratos pela Vida que brota em nós e à nossa volta.
O maior milagre na nossa vida é a própria Vida. Olhar para ela com um coração simples torna-nos capazes de captar essa maravilha e estar gratos pela Vida que brota em nós e à nossa volta.
9 de novembro de 2011
Nós
Os acontecimentos despertam em nós uma imensidade de sentimentos. Dar espaço em nós aos sentimentos de bondade e confiança torna-nos melhores pessoas e humaniza a sociedade, tornando o mundo mais habitável.
Levamos em nós uma força interior capaz de “mover montanhas”. Perante dificuldades, à primeira vista intransponíveis, temos a capacidade de fazer convergir para aí todas as nossas energias e realizar verdadeiros milagres. (ver Mateus 11, 22-24)
O maior milagre na nossa vida é a própria Vida. Olhar para ela com um coração simples torna-nos capazes de captar essa maravilha e estar gratos pela Vida que brota em nós e à nossa volta.
Levamos em nós uma força interior capaz de “mover montanhas”. Perante dificuldades, à primeira vista intransponíveis, temos a capacidade de fazer convergir para aí todas as nossas energias e realizar verdadeiros milagres. (ver Mateus 11, 22-24)
O maior milagre na nossa vida é a própria Vida. Olhar para ela com um coração simples torna-nos capazes de captar essa maravilha e estar gratos pela Vida que brota em nós e à nossa volta.
Vida
Viver não é o simples passar dos dias, viver é OLHAR o sol, olhar as flores, olhar o mar, olhar as borboletas, olhar o ser humano e SENTIR que a vida flui e nós fazemos parte de toda essa Vida…
O maior milagre na nossa vida é a própria Vida. Olhar para ela com um coração simples torna-nos capazes de captar essa maravilha e estar gratos pela Vida que brota em nós e à nossa volta.
O maior milagre na nossa vida é a própria Vida. Olhar para ela com um coração simples torna-nos capazes de captar essa maravilha e estar gratos pela Vida que brota em nós e à nossa volta.
8 de novembro de 2011
Duelo de nomes: Lara vs Laura
Lara
significado: existem várias definições, como "protecção" ou "esperança ao nascer"; diz-se que é o diminutivo de Larisa, uma ninfa da mitologia grega.
possíveis alternativas: Larissa, Clara, Iara, Mara, Sara
curiosidades: Nome popularizado pela personagem do videojogo Tomb Raider, Lara Croft, mais tarde interpretada no cinema por Angelina Jolie.
Laurasignificado: "loureiro"
possíveis alternativas: Aura, Isaura, Maura, Laurina, Laurinda
curiosidades: nome popular em todo o mundo, representado em áreas tão diferentes como a música (Laura Pausini) ou a política (Laura Bush, ex-primeira-dama dos EUA).
Embora os dois nomes sejam graficamente muito parecidos, são muito diferentes entre si. Lara é um nome contemporâneo, que imagino numa criança ou numa adulta jovem; já Laura regressou recentemente aos jardins-de-infância, depois de se ter estabelecido como nome de avó ou de tia. Claro que é extraordinariamente subjectivo, mas acho Laura mais "credível", mais adequado a profissões de responsabilidade.
significado: existem várias definições, como "protecção" ou "esperança ao nascer"; diz-se que é o diminutivo de Larisa, uma ninfa da mitologia grega.
possíveis alternativas: Larissa, Clara, Iara, Mara, Sara
curiosidades: Nome popularizado pela personagem do videojogo Tomb Raider, Lara Croft, mais tarde interpretada no cinema por Angelina Jolie.
Laurasignificado: "loureiro"
possíveis alternativas: Aura, Isaura, Maura, Laurina, Laurinda
curiosidades: nome popular em todo o mundo, representado em áreas tão diferentes como a música (Laura Pausini) ou a política (Laura Bush, ex-primeira-dama dos EUA).
Embora os dois nomes sejam graficamente muito parecidos, são muito diferentes entre si. Lara é um nome contemporâneo, que imagino numa criança ou numa adulta jovem; já Laura regressou recentemente aos jardins-de-infância, depois de se ter estabelecido como nome de avó ou de tia. Claro que é extraordinariamente subjectivo, mas acho Laura mais "credível", mais adequado a profissões de responsabilidade.
6 de novembro de 2011
Sabedoria Milenar
Pergunta:
Mestre, porque que é que antes do sexo cada um ajuda o outro a ficar nu e depois, cada um se veste sozinho ?!!!
resposta:
na vida ninguém te ajuda se já estiveres fodido!
Mestre, porque que é que antes do sexo cada um ajuda o outro a ficar nu e depois, cada um se veste sozinho ?!!!
resposta:
na vida ninguém te ajuda se já estiveres fodido!
5 de novembro de 2011
SOLE TO SOUL
Espectáculo de Dança Clássica Indiana
Sole to Soul é uma produção de dança clássica indiana khatak. Uma experiência hipnotizante que começa na raiz do corpo das bailarinas, os pés, para alcançar
a alma da audiência.
5 de Novembro - Sábado 21h30 Museu do Oriente € 10,00*
Coreografia e interpretação a solo : LAJJA SAMBHAVNATH e alunas da Comunidade Hindu De Portugal
Música ao vivo: Raimund Englehardt (tabla)e Paulo Sousa (sitar)
INFORMAÇÕES E RESERVAS:
213 585 244/200 . bilheteira@foriente.pt . info@museudooriente.pt
Ticketline 1820 (24 horas) • www.ticketline.sapo.pt
* DESCONTO DE 25% A MENORES DE 30 ANOS E MAIORES DE 65 E DE 30%
GRUPOS DE MAIS DE 10 PESSOAS;
Sole to Soul é uma produção de dança clássica indiana khatak. Uma experiência hipnotizante que começa na raiz do corpo das bailarinas, os pés, para alcançar
a alma da audiência.
5 de Novembro - Sábado 21h30 Museu do Oriente € 10,00*
Coreografia e interpretação a solo : LAJJA SAMBHAVNATH e alunas da Comunidade Hindu De Portugal
Música ao vivo: Raimund Englehardt (tabla)e Paulo Sousa (sitar)
INFORMAÇÕES E RESERVAS:
213 585 244/200 . bilheteira@foriente.pt . info@museudooriente.pt
Ticketline 1820 (24 horas) • www.ticketline.sapo.pt
* DESCONTO DE 25% A MENORES DE 30 ANOS E MAIORES DE 65 E DE 30%
GRUPOS DE MAIS DE 10 PESSOAS;
4 de novembro de 2011
Origem do Carnaval
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma.
O período do Carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
É possível associá-lo às festas de carácter bacanal, celebrações a Baco, deus do vinho, na Grécia antiga, ou as saturnais, festas em honra a Saturno, Deus da agricultura, na Roma antiga.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
Origem do nome
Hoje é quase consensual que a palavra Carnaval originou-se de carne + vale (do latim: caro, carnis = carne; vale = adeus), ou ainda da expressão carne levare ou carnilevamen. As duas expressões têm sentido quase idêntico: suspensão da carne, abstenção de carne.
O Carnaval de Veneza
O carnaval de Veneza é certamente o mais famoso entre todos.
As máscaras do carnaval de Veneza são famosas em todo o mundo pelo detalhamento, pela beleza na elaboração e pela riqueza com que são apresentadas.
As máscaras permitiam a quebra das barreiras sociais e os ricos podiam aproximar-se dos pobres sem serem socialmente condenados ou comprometidos. O fato é que de tudo isso restou festas carnavalescas que proliferam em toda a Itália e que se modernizam com o passar do tempo, mas as máscaras permanecem.
Desejos e tentações podiam ser realizados na protecção do anonimato das máscaras, assim como era uma óptima maneira de se frequentar os lugares proibidos.
Há um rei do carnaval na Itália, enterrado ao final da festa, em um ritual que inclui mulheres chorando e fantasias coloridas.
Veneza é uma cidade maravilhosa no coração da Itália, famosa por sua paisagem, as suas gôndolas e seus bailes de carnaval.
Todos os anos nos deliciamos vendo uma série de imagens do Carnaval em Veneza.
Como nesta época do ano ainda é frio no continente europeu, normalmente o carnaval é cercado por roupas longas e máscaras.
As máscaras venezianas são maravilhosas e conhecidas em todo o mundo, basta olharmos estas fotografias do carnaval.
O Carnaval de Veneza é um momento mágico que envolve toda a cidade,
As máscaras tem origem bastante antiga e o seu uso é permitido durante todo o carnaval excepto nas festas religiosas.
Durante todas as manifestações importantes como as festas republicanas era consentido o uso dos trajes venezianos que compunham o uso das máscaras.
Commedia dell'arte - Conhecida também como Comédia de Máscaras, a Commedia Dell´Arte era composta por espectáculos teatrais em prosa, muito populares na Itália e em toda a Europa na segunda metade do século XVI até meados do século XVIII. O espectáculo era baseado no improviso dos actores, que seguiam apenas um esquema elaborado pelo autor para cada cena cómica, trágica ou tragicómica.
Hoje em dia o carnaval veneziano está muito mais moderno mas conserva a tradição do uso de máscaras maravilhosas confeccionadas manualmente que embeleza os bailes e trazem aquele glamour que juntamente com o cenário de Veneza, tornam o seu carnaval inesquecível.
Carnaval no Brasil
O Carnaval é a festa popular brasileira mais famosa em todo o mundo.
O Carnaval da cidade do Rio de Janeiro, com o tradicional desfile das escolas de samba, é o famoso mundialmente. Entretanto, o chamado Carnaval de Rua permanece seduzindo multidões, principalmente em Salvador e Recife.
Os festejos carnavalescos no Brasil acontecem em todo o território nacional, mas guardam diferenças regionais muito marcantes. Actualmente, em cidades como o Rio de Janeiro, Recife, Pernambuco, Salvador, e Bahia, as festas atraem milhares de turistas de todo o país e do exterior. O prestígio dos carnavais dessas cidades está fundado na presença de manifestações locais de cunho folclórico e de certos factores típicos que lhes conferem facetas inconfundíveis.
Rio de Janeiro
O Carnaval do Rio de Janeiro, talvez o mais conhecido e prestigiado como atracção turística no Brasil e no exterior, surgiu das espontâneas e antigas manifestações de alegria da população carioca.
Actualmente, os desfiles pressupõem uma organização que extrapola os limites dos sambistas da escola: os espectáculos mobilizam milhões de dólares para sua realização. Surgiram os chamados carnavalescos(profissionais especializados, que criam e dirigem a montagem dos desfiles de cada escola), ao mesmo tempo, que os lugares de destaque na passarela do samba são ocupados por artistas da TV.
O Samba
O samba teve origem nos antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos que vieram para o Brasil. Afirma-se que a palavra vem de semba, que significa umbigada em dialecto africano.
No século XIX, esses ritmos sofreram influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. O samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que para lá foram viver. Uma delas, Hilária Almeida, reunia músicos e boémios que varavam a noite em sua casa cantando. Numa dessas reuniões apareceu a ideia da música que se tornaria o primeiro samba, gravado pela primeira vez por Donga (Ernesto dos Santos). A letra desse samba, intitulado Pelo Telefone, fala do jogo na cidade.
Carnaval em New Orleans
A festa do Carnaval, acontece duas semanas antes do Carnaval propriamente dito. Os nomes dos blocos e suas concepções artísticas, em sua maioria inspiradas nos deuses da mitologia grega (Hércules, Minerva, Hermes, Baco) atestam o quanto essas comemorações se prendem ainda às saturnais romanas que celebravam a entrada da primavera.
Quanto à música, bandas de Dixieland Jazz misturam-se nas paradas carnavalescas, o som do carnaval é feito também pelos estudantes dos colégios que, durante o ano todo, ensaiam para os eventos.
Carnaval na Alemanha
Na Alemanha, são conhecidos os carnavais de cidades grandes como Munique e Colônia, que já apresentam características das festas urbanas, porém, no pleno inverno da Floresta Negra e dos Alpes é que estão as festas mais interessantes e tradicionais de todo o país.
No estado de Baden-Wurttenberg, no extremo sul da Alemanha, há séculos os componentes dos chamados «Grêmios da Loucura»( corporações que se encarregam de legalizar o uso de máscaras durante o Carnaval) saem às ruas exibindo as mais exóticas máscaras que se possa imaginar. Elas são o resultado de um trabalho artesanal que exige muita minúcia e paciência dos rústicos camponeses da região, e relembram antigas personagens, fatos históricos ou lendas do folclore local.
O período do Carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
É possível associá-lo às festas de carácter bacanal, celebrações a Baco, deus do vinho, na Grécia antiga, ou as saturnais, festas em honra a Saturno, Deus da agricultura, na Roma antiga.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
Origem do nome
Hoje é quase consensual que a palavra Carnaval originou-se de carne + vale (do latim: caro, carnis = carne; vale = adeus), ou ainda da expressão carne levare ou carnilevamen. As duas expressões têm sentido quase idêntico: suspensão da carne, abstenção de carne.
O Carnaval de Veneza
O carnaval de Veneza é certamente o mais famoso entre todos.
As máscaras do carnaval de Veneza são famosas em todo o mundo pelo detalhamento, pela beleza na elaboração e pela riqueza com que são apresentadas.
As máscaras permitiam a quebra das barreiras sociais e os ricos podiam aproximar-se dos pobres sem serem socialmente condenados ou comprometidos. O fato é que de tudo isso restou festas carnavalescas que proliferam em toda a Itália e que se modernizam com o passar do tempo, mas as máscaras permanecem.
Desejos e tentações podiam ser realizados na protecção do anonimato das máscaras, assim como era uma óptima maneira de se frequentar os lugares proibidos.
Há um rei do carnaval na Itália, enterrado ao final da festa, em um ritual que inclui mulheres chorando e fantasias coloridas.
Veneza é uma cidade maravilhosa no coração da Itália, famosa por sua paisagem, as suas gôndolas e seus bailes de carnaval.
Todos os anos nos deliciamos vendo uma série de imagens do Carnaval em Veneza.
Como nesta época do ano ainda é frio no continente europeu, normalmente o carnaval é cercado por roupas longas e máscaras.
As máscaras venezianas são maravilhosas e conhecidas em todo o mundo, basta olharmos estas fotografias do carnaval.
O Carnaval de Veneza é um momento mágico que envolve toda a cidade,
As máscaras tem origem bastante antiga e o seu uso é permitido durante todo o carnaval excepto nas festas religiosas.
Durante todas as manifestações importantes como as festas republicanas era consentido o uso dos trajes venezianos que compunham o uso das máscaras.
Commedia dell'arte - Conhecida também como Comédia de Máscaras, a Commedia Dell´Arte era composta por espectáculos teatrais em prosa, muito populares na Itália e em toda a Europa na segunda metade do século XVI até meados do século XVIII. O espectáculo era baseado no improviso dos actores, que seguiam apenas um esquema elaborado pelo autor para cada cena cómica, trágica ou tragicómica.
Hoje em dia o carnaval veneziano está muito mais moderno mas conserva a tradição do uso de máscaras maravilhosas confeccionadas manualmente que embeleza os bailes e trazem aquele glamour que juntamente com o cenário de Veneza, tornam o seu carnaval inesquecível.
Carnaval no Brasil
O Carnaval é a festa popular brasileira mais famosa em todo o mundo.
O Carnaval da cidade do Rio de Janeiro, com o tradicional desfile das escolas de samba, é o famoso mundialmente. Entretanto, o chamado Carnaval de Rua permanece seduzindo multidões, principalmente em Salvador e Recife.
Os festejos carnavalescos no Brasil acontecem em todo o território nacional, mas guardam diferenças regionais muito marcantes. Actualmente, em cidades como o Rio de Janeiro, Recife, Pernambuco, Salvador, e Bahia, as festas atraem milhares de turistas de todo o país e do exterior. O prestígio dos carnavais dessas cidades está fundado na presença de manifestações locais de cunho folclórico e de certos factores típicos que lhes conferem facetas inconfundíveis.
Rio de Janeiro
O Carnaval do Rio de Janeiro, talvez o mais conhecido e prestigiado como atracção turística no Brasil e no exterior, surgiu das espontâneas e antigas manifestações de alegria da população carioca.
Actualmente, os desfiles pressupõem uma organização que extrapola os limites dos sambistas da escola: os espectáculos mobilizam milhões de dólares para sua realização. Surgiram os chamados carnavalescos(profissionais especializados, que criam e dirigem a montagem dos desfiles de cada escola), ao mesmo tempo, que os lugares de destaque na passarela do samba são ocupados por artistas da TV.
O Samba
O samba teve origem nos antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos que vieram para o Brasil. Afirma-se que a palavra vem de semba, que significa umbigada em dialecto africano.
No século XIX, esses ritmos sofreram influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. O samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que para lá foram viver. Uma delas, Hilária Almeida, reunia músicos e boémios que varavam a noite em sua casa cantando. Numa dessas reuniões apareceu a ideia da música que se tornaria o primeiro samba, gravado pela primeira vez por Donga (Ernesto dos Santos). A letra desse samba, intitulado Pelo Telefone, fala do jogo na cidade.
Carnaval em New Orleans
A festa do Carnaval, acontece duas semanas antes do Carnaval propriamente dito. Os nomes dos blocos e suas concepções artísticas, em sua maioria inspiradas nos deuses da mitologia grega (Hércules, Minerva, Hermes, Baco) atestam o quanto essas comemorações se prendem ainda às saturnais romanas que celebravam a entrada da primavera.
Quanto à música, bandas de Dixieland Jazz misturam-se nas paradas carnavalescas, o som do carnaval é feito também pelos estudantes dos colégios que, durante o ano todo, ensaiam para os eventos.
Carnaval na Alemanha
Na Alemanha, são conhecidos os carnavais de cidades grandes como Munique e Colônia, que já apresentam características das festas urbanas, porém, no pleno inverno da Floresta Negra e dos Alpes é que estão as festas mais interessantes e tradicionais de todo o país.
No estado de Baden-Wurttenberg, no extremo sul da Alemanha, há séculos os componentes dos chamados «Grêmios da Loucura»( corporações que se encarregam de legalizar o uso de máscaras durante o Carnaval) saem às ruas exibindo as mais exóticas máscaras que se possa imaginar. Elas são o resultado de um trabalho artesanal que exige muita minúcia e paciência dos rústicos camponeses da região, e relembram antigas personagens, fatos históricos ou lendas do folclore local.
3 de novembro de 2011
Macaco
Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto: makako) [1] utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral. No sentido estrito, macaco refere-se às espécies de primatas pertencentes ao género Macaca.
Características
Macaco, nome genérico dos primatas antropóides, excluído o homem. Vive nas florestas, savanas e pântanos das regiões tropicais. Nas Américas do Sul e Central, habitam principalmente as florestas úmidas. A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores). Apenas algumas poucas espécies, como os gorilas e mandris, preferem o solo. Alimentam-se de folhas, frutos, sementes, pequenos anfíbios, caramujos e pássaros.
A maioria vive em bandos, chefiados por um macho, que é o mais forte. A função do chefe é guiar o bando na busca por alimentos, manter a ordem interna e organizar a defesa em caso de perigo. Os filhotes permanecem longo tempo junto das mães, aprendendo quais os alimentos que podem comer, como encontrá-los, quais os animais perigosos e outras lições que lhe serão úteis na vida adulta. Vivem geralmente de 10 a 15 anos.
Os macacos do Novo Mundo caracterizam-se por ter o nariz chato, com os orifícios nasais separados e voltados para os lados (ou seja, são platirrinos); e pela cauda, que costuma ser preênsil. Os macacos africanos e asiáticos são catarrinos: a separação entre os orifícios nasais é estreita e estes são voltados para diante e para baixo. Outra de suas características é a presença de uma área pelada e calosa nas nádegas.
Chimpanzé
Mamífero antropóide da África equatorial. Pela sua estrutura física e genética, é considerado o mais aparentado com o ser humano, e são os mais inteligentes dos símios (nome comum que engloba várias espécies de primatas aparentados). Tem o corpo robusto, os braços longos e a pelagem de cor negra. A cara e as palmas das mãos e dos pés não têm pêlos. As orelhas, os lábios e os arcos superciliares são pronunciados.
Os chimpanzés comunicam-se mediante um amplo registro de vocalizações, expressões faciais e posturas, assim como por meio do tato e do movimento corporal. São animais que mostram grande inteligência para resolver problemas e para usar ferramentas simples, como quando introduzem pequenos palitos para extrair os cupins de seus ninhos.
Classificação científica:
•Família - Pongídeos
•Ordem - Primatas
•Gênero - Pan.
Macaco-Aranha
ome de duas espécies e quatro subespécies de macacos encontrados na Amazônia e em outros países das Américas do Sul e Central. São também chamados de coatá, têm membros desproporcionalmente longos e extraordinária agilidade, apesar de seu tamanho (1,40 m de comprimento até a cauda). Animais arborícolas, têm a cauda preênsil. Comem folhas, frutos e insetos, e para alguns caçadores, constitui a carne mais saborosa da Amazônia. As subespécies são coatá-de-barriga-clara, de-testa-branca, de-cara-vermelha e de-cara-preta.
Classificação científica:
•Família - Cebídeos
•Espécies são Ateles belzebuth e Ateles paniscus.
Gorila
Mamífero, é o maior e mais poderoso macaco antropóide. Um gorila macho pode alcançar uma altura de até 2 m e um peso de 250 kg. Habita a floresta ocidental da África equatorial e florestas e montanhas do Congo. Tem o pêlo grosso e de cor quase negra, que se torna cinza nas costas dos machos velhos. A cara é curta e desprovida de pêlo; o nariz é chato, com aberturas nasais largas e o arco superciliar, proeminente.
Emite um berro ululante quando está alarmado, grunhidos agudos para repreender um subordinado e grunhidos baixos para expressar prazer. Todos os gorilas golpeiam-se no peito; esse comportamento serve ao macho para demonstrar seu poder e autoridade e como intimidação. Na atualidade são considerados uma espécie ameaçada de extinção, por causa da destruição de seu habitat e da caça clandestina.
Classificação científica:
•Família - Pongídeos
•Superfamília - Hominídeos
•Ordem - Primatas
•Espécie - Gorilla gorilla
Gibão
Vive na parte meridional da península de Malaca, na Birmânia e na Tailândia. São macacos pequenos (70 a 80 cm de comprimento), arborícolas (vivem em árvores), de membros anteriores muito longos e corpo coberto de um pêlo espesso de várias cores. No solo, marcham espontaneamente sobre os pés.
Orangotango
Bornéu e Sumatra são habitats do orangotango, palavra que, em malaio, quer dizer "homem da floresta". Os machos vivem sozinhos, com uma fêmea, ou em pequenos grupos familiares.
Mais em: http://www.webciencia.com/14_macaco.htm#ixzz1fNrUFqmm
Características
Macaco, nome genérico dos primatas antropóides, excluído o homem. Vive nas florestas, savanas e pântanos das regiões tropicais. Nas Américas do Sul e Central, habitam principalmente as florestas úmidas. A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores). Apenas algumas poucas espécies, como os gorilas e mandris, preferem o solo. Alimentam-se de folhas, frutos, sementes, pequenos anfíbios, caramujos e pássaros.
A maioria vive em bandos, chefiados por um macho, que é o mais forte. A função do chefe é guiar o bando na busca por alimentos, manter a ordem interna e organizar a defesa em caso de perigo. Os filhotes permanecem longo tempo junto das mães, aprendendo quais os alimentos que podem comer, como encontrá-los, quais os animais perigosos e outras lições que lhe serão úteis na vida adulta. Vivem geralmente de 10 a 15 anos.
Os macacos do Novo Mundo caracterizam-se por ter o nariz chato, com os orifícios nasais separados e voltados para os lados (ou seja, são platirrinos); e pela cauda, que costuma ser preênsil. Os macacos africanos e asiáticos são catarrinos: a separação entre os orifícios nasais é estreita e estes são voltados para diante e para baixo. Outra de suas características é a presença de uma área pelada e calosa nas nádegas.
Chimpanzé
Mamífero antropóide da África equatorial. Pela sua estrutura física e genética, é considerado o mais aparentado com o ser humano, e são os mais inteligentes dos símios (nome comum que engloba várias espécies de primatas aparentados). Tem o corpo robusto, os braços longos e a pelagem de cor negra. A cara e as palmas das mãos e dos pés não têm pêlos. As orelhas, os lábios e os arcos superciliares são pronunciados.
Os chimpanzés comunicam-se mediante um amplo registro de vocalizações, expressões faciais e posturas, assim como por meio do tato e do movimento corporal. São animais que mostram grande inteligência para resolver problemas e para usar ferramentas simples, como quando introduzem pequenos palitos para extrair os cupins de seus ninhos.
Classificação científica:
•Família - Pongídeos
•Ordem - Primatas
•Gênero - Pan.
Macaco-Aranha
ome de duas espécies e quatro subespécies de macacos encontrados na Amazônia e em outros países das Américas do Sul e Central. São também chamados de coatá, têm membros desproporcionalmente longos e extraordinária agilidade, apesar de seu tamanho (1,40 m de comprimento até a cauda). Animais arborícolas, têm a cauda preênsil. Comem folhas, frutos e insetos, e para alguns caçadores, constitui a carne mais saborosa da Amazônia. As subespécies são coatá-de-barriga-clara, de-testa-branca, de-cara-vermelha e de-cara-preta.
Classificação científica:
•Família - Cebídeos
•Espécies são Ateles belzebuth e Ateles paniscus.
Gorila
Mamífero, é o maior e mais poderoso macaco antropóide. Um gorila macho pode alcançar uma altura de até 2 m e um peso de 250 kg. Habita a floresta ocidental da África equatorial e florestas e montanhas do Congo. Tem o pêlo grosso e de cor quase negra, que se torna cinza nas costas dos machos velhos. A cara é curta e desprovida de pêlo; o nariz é chato, com aberturas nasais largas e o arco superciliar, proeminente.
Emite um berro ululante quando está alarmado, grunhidos agudos para repreender um subordinado e grunhidos baixos para expressar prazer. Todos os gorilas golpeiam-se no peito; esse comportamento serve ao macho para demonstrar seu poder e autoridade e como intimidação. Na atualidade são considerados uma espécie ameaçada de extinção, por causa da destruição de seu habitat e da caça clandestina.
Classificação científica:
•Família - Pongídeos
•Superfamília - Hominídeos
•Ordem - Primatas
•Espécie - Gorilla gorilla
Gibão
Vive na parte meridional da península de Malaca, na Birmânia e na Tailândia. São macacos pequenos (70 a 80 cm de comprimento), arborícolas (vivem em árvores), de membros anteriores muito longos e corpo coberto de um pêlo espesso de várias cores. No solo, marcham espontaneamente sobre os pés.
Orangotango
Bornéu e Sumatra são habitats do orangotango, palavra que, em malaio, quer dizer "homem da floresta". Os machos vivem sozinhos, com uma fêmea, ou em pequenos grupos familiares.
Mais em: http://www.webciencia.com/14_macaco.htm#ixzz1fNrUFqmm
2 de novembro de 2011
Santos, Demónios e Pecadores
(Pedro Nunes)
A História da Santidade reflecte a história dos contratempos, das vicissitudes e das falibilidades humanas. Este livro fala-nos de sacrifício, desprezo pela carne, horror pelo pecado, adoração a Cristo e às coisas santas, fuga, isolamento, desorientação, loucura, paixão e ódio... Em suma, a História da Santidade, inserida no âmbito da História das Mentalidades. O autor descortina os complexos humanos, as fragilidades, os anseios, as paixões e a sua vergonha pessoal. Ao estudar os Santos na sua plenitude, chega-se à essência da própria verdade, a um modelo de entendimento da Santidade comum tanto ao Cristianismo como a outras formas de religião e de filosofia de vida.
A História da Santidade reflecte a história dos contratempos, das vicissitudes e das falibilidades humanas. Este livro fala-nos de sacrifício, desprezo pela carne, horror pelo pecado, adoração a Cristo e às coisas santas, fuga, isolamento, desorientação, loucura, paixão e ódio... Em suma, a História da Santidade, inserida no âmbito da História das Mentalidades. O autor descortina os complexos humanos, as fragilidades, os anseios, as paixões e a sua vergonha pessoal. Ao estudar os Santos na sua plenitude, chega-se à essência da própria verdade, a um modelo de entendimento da Santidade comum tanto ao Cristianismo como a outras formas de religião e de filosofia de vida.
1 de novembro de 2011
31 de outubro de 2011
28 de outubro de 2011
27 de outubro de 2011
26 de outubro de 2011
22 de outubro de 2011
Virose
A cada época do ano é normal encontrar situações que se repetem constantemente. Como as estações são as mesmas independente de qual seja o ano especificamente, padrões continuam a se repetir, coisa que permite aos cidadãos se acostumarem e se prepararem para as próximas épocas desagradáveis que estão por vir.
Nesse caso das situações indesejadas, normalmente o inverno é a estação em que as pessoas demonstram maior sinal de doenças suscetíveis às variações climáticas inerentes às temperaturas mais baixas e mudanças repentinas. Com isso, uma das maiores tendências é a disseminação de viroses de pessoa a pessoa, pois estas são condições transmissíveis.
Como o próprio nome sugere, viroses são doenças originadas pelos vírus. Com isso em mente, é importante lembrar que os vírus estão em constante mutação. Vale lembrar sempre da velha premissa: nunca se pega a mesma gripe duas vezes. Isso mostra que até mesmo a mais simples doença passa por alterações na sua condição de existência.
Justamente por estarem em constante mutação, não existe uma “cura” para as viroses. Basicamente, a maneira de tratar doenças causadas por vírus é com a prevenção. Esta pode ser garantida ao manter um estilo de vida saudável, o qual inclui alimentação, sono adequado, exercícios físicos, entre outros.
Doenças recorrentes
Nesse caso das situações indesejadas, normalmente o inverno é a estação em que as pessoas demonstram maior sinal de doenças suscetíveis às variações climáticas inerentes às temperaturas mais baixas e mudanças repentinas. Com isso, uma das maiores tendências é a disseminação de viroses de pessoa a pessoa, pois estas são condições transmissíveis.
Como o próprio nome sugere, viroses são doenças originadas pelos vírus. Com isso em mente, é importante lembrar que os vírus estão em constante mutação. Vale lembrar sempre da velha premissa: nunca se pega a mesma gripe duas vezes. Isso mostra que até mesmo a mais simples doença passa por alterações na sua condição de existência.
Justamente por estarem em constante mutação, não existe uma “cura” para as viroses. Basicamente, a maneira de tratar doenças causadas por vírus é com a prevenção. Esta pode ser garantida ao manter um estilo de vida saudável, o qual inclui alimentação, sono adequado, exercícios físicos, entre outros.
21 de outubro de 2011
Fabrica Braço de Prata
Localizada na Rua da Fábrica de Material de Guerra (é esse mesmo o nome da rua) no Braço de Prata em Lisboa, esta antiga fábrica de material militar é desde 2007 um dos espaços culturais mais originais de Lisboa.
As antigas salas da fábrica, são agora uma espectacular livraria, salas de exposições e salas de workshops, cinema, bar e restaurante. E o que é mais fantástico, é que está aberto até à meia-noite, ou mesmo até mais tarde, dependendo dos espectáculos em cartaz.
E é mesmo à noite que a Fabrica se torna num espaço único, com uma luminosidade própria dos grande casarões antigos e a música a propagar-se pelas diversas salas. Esta Fábrica de Braço de Prata (FBP), que foi um antigo estabelecimento fabril militar do Estado, tendo sido desactivado na década de 90, deu origem a um original centro cultural.
A FBP começou a funcionar em 1908, como Fábrica de Projecteis de Artilharia, fabricou essencialmente munições e armamento. Atingiu o auge da sua produção durante a Guerra do Ultramar, altura em que conseguiu produzir centenas de milhares de material militar diverso, que servia as Forças Armadas Portuguesas.
Ao mesmo tempo, ainda produzia equipamentos para exportação, sobretudo para a Alemanha. Foi aqui, que foi produzida durante décadas, a famosa G3 (produzida sob licença alemã).
Os muitos desgraçados que cumpriram o Serviço Militar Obrigatório, conhecem a fundo esta arma, chegando a ter que a saber desmontar e montar e chegando mesmo a dormir com ele (a arma claro). Pois agora a FBP em vez de G3, apenas produz sons para MP3!...
As antigas salas da fábrica, são agora uma espectacular livraria, salas de exposições e salas de workshops, cinema, bar e restaurante. E o que é mais fantástico, é que está aberto até à meia-noite, ou mesmo até mais tarde, dependendo dos espectáculos em cartaz.
E é mesmo à noite que a Fabrica se torna num espaço único, com uma luminosidade própria dos grande casarões antigos e a música a propagar-se pelas diversas salas. Esta Fábrica de Braço de Prata (FBP), que foi um antigo estabelecimento fabril militar do Estado, tendo sido desactivado na década de 90, deu origem a um original centro cultural.
A FBP começou a funcionar em 1908, como Fábrica de Projecteis de Artilharia, fabricou essencialmente munições e armamento. Atingiu o auge da sua produção durante a Guerra do Ultramar, altura em que conseguiu produzir centenas de milhares de material militar diverso, que servia as Forças Armadas Portuguesas.
Ao mesmo tempo, ainda produzia equipamentos para exportação, sobretudo para a Alemanha. Foi aqui, que foi produzida durante décadas, a famosa G3 (produzida sob licença alemã).
Os muitos desgraçados que cumpriram o Serviço Militar Obrigatório, conhecem a fundo esta arma, chegando a ter que a saber desmontar e montar e chegando mesmo a dormir com ele (a arma claro). Pois agora a FBP em vez de G3, apenas produz sons para MP3!...
20 de outubro de 2011
Recordar a infância
Recordar a infância, recordar faz bem a alma
Relembrar cada canto, cada brincadeira
Ver a realidade de anos atrás
Com a realidade de hoje
As mil e uma experiências, aventuras, traquinices,
É bom recordar o passado, já escrito num livro
Viver o presente, o hoje, agora e já
Proporcionarmos a alegria de todos os momentos
E imaginar, planear o dia de amanhã
Um de minuto de agora,
Daqui a bocado faz parte do passado…
Relembrar cada canto, cada brincadeira
Ver a realidade de anos atrás
Com a realidade de hoje
As mil e uma experiências, aventuras, traquinices,
É bom recordar o passado, já escrito num livro
Viver o presente, o hoje, agora e já
Proporcionarmos a alegria de todos os momentos
E imaginar, planear o dia de amanhã
Um de minuto de agora,
Daqui a bocado faz parte do passado…
19 de outubro de 2011
Ekvatianas no Museu da Cidade
É um museu de História, criado com o objectivo de documentar e divulgar a história de Lisboa nas diferentes etapas da sua evolução urbanística, económica, política, social e das mentalidades.
Apresenta actualmente um programa museológico que traça um percurso cronológico da evolução da cidade, desde a ocupação do território durante a pré-história até à Implantação da República em 1910.
Do seu espólio destaca-se a colecção de artefactos mais antigos da ocupação humana do local, datados de 300 000 a.C. a 100 000 a.C.; as primeiras representações da cidade de Lisboa; os projectos para a inovadora obra de construção do Aqueduto das Águas Livres; os da edificação da baixa pombalina, surgida na sequência do Terramoto de 1755; terminando com O Fado, da autoria de José Malhoa, obra incontornável da pintura do século XX.
-Lancamento de um livro.
-Novos dançarinos, alunos da Tarikavalli, agora novos dançarinos do Ekvat.
Apresenta actualmente um programa museológico que traça um percurso cronológico da evolução da cidade, desde a ocupação do território durante a pré-história até à Implantação da República em 1910.
Do seu espólio destaca-se a colecção de artefactos mais antigos da ocupação humana do local, datados de 300 000 a.C. a 100 000 a.C.; as primeiras representações da cidade de Lisboa; os projectos para a inovadora obra de construção do Aqueduto das Águas Livres; os da edificação da baixa pombalina, surgida na sequência do Terramoto de 1755; terminando com O Fado, da autoria de José Malhoa, obra incontornável da pintura do século XX.
-Lancamento de um livro.
-Novos dançarinos, alunos da Tarikavalli, agora novos dançarinos do Ekvat.
18 de outubro de 2011
Rosa de Fogo
De ser mimada e protegida
Sobre uma fortaleza a volta do coração
Com uma protecção de uma Rosa
Bela, esbelte, delicado e frágil
De espinhos fortes e afiados
Com pétalas cheirosas, cheia de cor
De cheiro forte e calmante
E em fogo ardente e sedutor
A pura e reais semelhanças
Entre o meu coração e a Rosa,
Vermelho, vivo, quente e ardente.
Foi ai que vi, senti,
A perfurar o meu peito fechado
Sobre o amor confuso
A bela Rosa de Fogo
O fogo que arde dentro de mim
A vontade de te ter e não te ter
Os sentimentos conturbados
Na brisa do vento fresco
Como uma Rosa ao ar livre
Com medo de amar e adorar
E medo de quebrar e magoar.
Mas tu, amor dos meus olhos
Só uma palavra e de braços abertos
Num abraço forte e quente
Amaciaste-me os espinhos
E quebraste os meus medos
Tocaste no fundo do meu peito
E na noite escura e fresca
Sobre as estrelas cintilantes
A Rosa de Fogo…
17 de outubro de 2011
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