Avançar para o conteúdo principal

OS VÍCIOS


Normalmente os vícios são considerados pelas pessoas como motivos de prazer, alegria e desejo. Mas a realidade esconde sua real função. As propagandas de televisão associam ao hábito de beber e fumar, como uma aventura maravilhosa, com homens e mulheres bonitas se divertindo e sorrindo.

O cigarro, por exemplo, possui 7000 produtos químicos, alguns até radioactivos. Provocam cancro no pulmão, pressão alta, derrames, enfarte do miocárdio, entre outras. As bebidas alcoólicas não ficam atrás. Provocam cirrose hepática, problemas no fígado, pâncreas, além de outras formas indirectas como a dificuldade de concentração, uma capacidade de reacção mais lenta etc. Assim, tudo o que vicia o indivíduo tem efeitos secundários! Os vícios são considerados como obsessão.

De compradores compulsivos a usuários de drogas, uma legião de dependentes chama a atenção da sociedade e provoca polêmicas entre especialistas sobre os diagnósticos e as formas de tratamento Uns comem sem parar, outros amam demais, muitos fumam, alguns consomem álcool e cocaína.

Há os que jogam e os que compram o que podem e o que não podem. Em comum, são dominados por um impulso que não conseguem controlar. Especialistas não gostam de utilizar a palavra vício. Preferem falar em dependentes químicos ou vítimas de comportamentos compulsivos --uma legião que desperta crescente atenção da sociedade, de terapeutas, da indústria farmacêutica e de governos. Quem são essas pessoas, o que as leva ao vício e o que fazem para voltar a controlar suas vidas?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Enigma das Sete Partes

  Ninguém sabia de onde vinha o velho Mestre. Uns diziam que passara a vida entre bibliotecas esquecidas; outros juravam tê-lo visto atravessar desertos, mosteiros e cidades onde as palavras pareciam mais antigas do que as próprias pedras. Mas todos concordavam numa coisa: quem aceitasse um dos seus desafios nunca mais voltava a olhar para a língua portuguesa da mesma maneira. Numa tarde de verão, pousou sobre a mesa um pequeno cofre de madeira escura. Não tinha fechadura, dobradiças visíveis nem qualquer sinal de chave. Apenas uma inscrição gravada na tampa: «Abre-me com sete partes do corpo humano.» Pela janela entreaberta entravam os sons da praça. Ao longe, uma melodia elevava-se da velha igreja. Os acordes eram tão profundos que pareciam fazer respirar as paredes de pedra e espalhavam-se pelas ruas como um fio invisível, fazendo vibrar o silêncio. — Parece fácil... — comentou um rapaz. O Mestre sorriu. — Os enigmas mais difíceis são aqueles que se apresentam com a si...