@Analita sugeriu o filme “Strangr with fiction” – “Estranho com a ficção”:
https://www.youtube.com/watch?v=MylWDlXF5Us
Numa manhã
igual a tantas outras, Harold Crick, um solitário e discreto fiscal de
impostos, começa a ouvir uma voz feminina narrar todas as suas ações com uma
precisão assustadora. A outrora pacata e controlada vida de Harold vai deixando
de ser pacata e controlada à medida que a voz - que só Harold consegue ouvir -
vai narrando todos os acontecimentos do seu dia a dia. Até que, subitamente, a
"voz" anuncia a morte iminente de Harold. Estupefacto e assustado,
Harold apercebe-se que a única solução é tentar encontrar a pessoa que está a
escrever a sua história e convencé-la a rescrever o final. "Contado
Ninguém Acredita" é um divertido e apaixonante filme sobre a vida, sobre o
amor, sobre a morte... e sobre os impostos.
E depois escrevemos (para nós)
as respostas às perguntas:
- Qual o evento instigador? Vida rotineira que passa a ser narrada como um livro e que no fim, o autor morre.
- Qual o papel do relógio na narrativa? Papel do relógio é controlar o tempo, de rotina diária.
- Qual a grande mudança da personagem? Ao saber que irá morrer, procura a escritora para mudar o rumo da sua história.
- A sua fraqueza? Ferida emocional? Uma Vida, o amor e a morte.
RESPOSTA DA ANALITA:
- Qual o evento instigador?-A narradora fala dentro dele e divulgar que ele ia morrer, no fim da história.-E também o relógio, que começa com o controle da vida dele e acaba por ser apona que fica nele, depois de se partir.
- Qual o papel do relógio na narrativa?-Papel do relógio é controlar o tempo, de rotina diária, e fim, depois de partido continua a fazer parte dele, porque ficou com um pedaço dentro dele.
- Qual a grande mudança da personagem?-Ao saber que irá morrer, procura a escritora para mudar o rumo da sua história, e por se ter apaixonado pela padeira/pastelaria. Mudou a vontade dele de viver.
- A sua fraqueza? Ferida emocional? -O tratamento que não teve em criança (bolinho e leite) o que não teve com a mãe; -O abandono no altar no dia do seu casamento.
Depois vi o filme: Amor e letras
Sinopse: Já na casa dos 30, recuperando de uma recente separação, Jesse Fisher, volta à universidade para participar na celebração da reforma de um antigo professor, Dr. Hoberg. Pouca coisa mudou desde a sua saída e Jesse conhece Zibby, uma encantadora aluna do 2º ano que partilha o mesmo amor pela literatura e com quem acaba por se envolver, apesar da diferença de idades.
Evento instigador: Conhecer a pessoa que também tem o mesmo gosto pelos livros, em que ela (15 anos mais nova que ele), apaixona-se por ele.
Franqueza/ Ferida Emocional: O apaixonar, tinh terminado uma relação, tinha uma paixão pela professora de literaria do tempo da faculdade e agora pela esta aluna, em que ele fica com receio, por causa da diferença de idade, por ser a primeira vez dela.
Mudança de Personagem: resolvido as paixões anteriores, acabou por apaixonar pela rapariga da biblioteca, que tem os mesmos gostos dos livros.
E livro: Dentro da Loja mágica
Sinopse: James Doty cresceu pobre, numa terreola no deserto da Califórnia. O pai era alcoólico e a mãe, com depressão crónica, tentara suicidar-se várias vezes. Certo dia, quando tinha doze anos, entrou numa velha loja de magia. Queria comprar um polegar de plástico, para ensaiar um número. A senhora por trás do balcão simpatizou com aquele miúdo franzino. E propôs-lhe ensinar-lhe a verdadeira magia. Não os truques de circo, mas sim a capacidade de olhar para dentro e perceber a linguagem do coração… O miúdo aceitou. Durante seis semanas, todos os dias, ia religiosamente bater-lhe à porta. E todos os dias aprendia uma nova lição. Estávamos em 1968. Pouco se falava de meditação ou mindfulness, pensamento positivo ou visualizações. Mas era essa a magia que o rapaz de 12 anos começou a aprender. Passadas três décadas, o Dr. James Doty era já um dos mais respeitados neurocirurgiões americanos. E rico, muito rico. Conseguira lá chegar cumprindo os ensinamentos da misteriosa professora. Mas, algures a meio do caminho, começou a negligenciar o poder da verdadeira magia. E pagou um preço elevado. A história de James Doty - hoje professor catedrático de Neurocirurgia na Universidade de Stanford - é absolutamente real. É a história de um homem que tudo teve e tudo perdeu. E que soube reencontrar o caminho recuperando a memória de infância e as lições inesquecíveis daquela mulher.
Evento instigador: Aprender a magia da vida para ter poder de mudar a vida!
Franqueza/ Ferida Emocional: Familia fragil, terra que não gostava, pessoas que olhavam de lado e colegas que não se conectam.
Mudança de Personagem: Pobre, triste, com medo de perder a casa, a mãe, tudo melhorou com esta magia, mas...
Sem comentários:
Enviar um comentário