Avançar para o conteúdo principal

Hotel Ruanda

Baseado em trágicos factos reais, acontecidos em Ruanda em 1994. Hotel Ruanda consegue despertar sentimentos agudos, tais como revolta, desespero, agonia, entre outros menos óbvios. Como filme cinematográfico, é um forte drama com interpretações muito sólidas e um roteiro bem firme, que tem a capacidade de abrir o coração dos espectadores para que estes se voltem à pobre África, o continente dos esquecidos. Há uma mensagem política bem directa, que funcionaria até para os dias actuais, contra os países ricos. Isso se, claro, estes se importassem.
Trata-se de genocídios e, no caso deste filme, tinha um herói anônimo (àquela época) que acabaria salvando muitas pessoas da morte. Tais semelhanças não tiram a força do filme, por ele ter personalidade e situações fortes por si mesmo, e funcionar como documento histórico de importância ímpar e de alto valor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Estrada Não Perdoa

As estradas podem ser boas ou más. Há as novas, lisas, confiantes. Há as gastas, cheias de remendos e memória. Mas nenhuma estrada corrige a distração de quem conduz. O que decide nunca é apenas o piso, é o gesto. Um olhar que falha. Um segundo a mais. Um segundo basta. Conduz-se hoje como se o carro pensasse por nós. Entra-se, roda-se a chave, e parte-se. Poucos verificam pneus, óleo, travões. Confia-se que tudo funcione porque ontem funcionou. A máquina anda, logo está segura. Mas a segurança não é automática. É um hábito consciente que se renova todos os dias e que muitos deixaram cair. Na chuva e no nevoeiro, a estrada enche-se de sombras em movimento. Carros sem luzes. Outros apenas com mínimos, invisíveis atrás, como se não existissem. Avançam a velocidades incompatíveis com o que os olhos conseguem realmente captar. Pergunto-me se veem o caminho ou se conduzem por memória, como quem atravessa um quarto escuro de olhos fechados, convencido de que nada mudou desde ontem. Os ...