Meus outros blogs:

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sentimentos


Sentada num monte, numa pedra fria
Olhava serenamente e profunda
Para a ténue linha do horizonte
Que separa o azul do mar do azul do céu

E entrego-me aos pensamentos
Que fluem na minha dura cabeça
Á procura de respostas claras
Para tantas perguntas sem sentido

Para tão longe eu estou como para o profundo eu vou
Para a verdadeira questão da vida
Para saber o que o meu coração sente
E o que a minha cabeça diz

Que sentimentos nunca dantes sentidas
Que por vezes, confusos e revoltos
E doutras vezes, especiais e calmos

Que sentimento tão forte e real
Que em tão pouco tempo
Reverteu o meu mundo

Que alegria que vem de dentro de mim
Que sobe incontrolavelmente
E se instala sem licença, sem medo
E por nada e ninguém é afectado

Que voltas e mais voltas
Em que fomos companheiros
Quem diria que um dia iria voltar
A ser mais do companheiros

Que sentimento tão ardente
Em que somos amigos, amantes
E longe da vista, longe do coração,
Procuramos um pelo outro…

Tão pouco tempo e tanta bagagem
E unidos pelas mãos e coração
Juntos remamos no mesmo mar,
Juntos mostramos o nosso sorriso.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

LGP - língua gestual portuguesa

Origem da língua gestual portuguesa
Em Portugal, a Língua Gestual Portuguesa (LGP), nasceu na primeira escola de surdos, em 1823, na Casa Pia de Lisboa, tendo tido como primeiro educador um sueco que de lá trouxe o alfabeto manual. Apesar de não se notarem semelhanças ao nível do vocabulário, o alfabeto da LGP e o da língua gestual sueca (Svenskt teckenspråk) continuam a revelar a sua origem comum.

Reconhecimento oficial da LGP
A investigação da LGP só começou no final dos anos 1970, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo que a nível internacional, as descrições linguísticas fizeram-se pela primeira vez com a ASL, na Universidade de Gallaudet, nos anos 1960. Em consequência deste enquadramento científico, a LGP foi reconhecida pela Constituição da República, em 1997, numa altura em que apenas 5 países do mundo inteiro o tinham feito.

Diário da República – I Série A – n.º 218 – 20/09/1997 – Lei Constitucional
Artigo 74.º - alínea h) Ensino
h) Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.

domingo, 20 de abril de 2014

Zegota (resgate)

Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus (sendo alemã!). 

Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhonete (para crianças de maior tamanho). 

Também levava na parte de trás da caminhonete um cão, a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. 
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. 

Por fim os nazistas apanharam-na. Souberam dessas atividades e em 
20 de Outubro de 1943 Irena Sendler foi presa pela Gestapo e levada para a infame prisãode Pawiak, onde foi brutalmente torturada. Numcolchão de palha, encontrou uma pequena estampa deJesus com a inscrição: Jesus, em Vós confio”, e conservou-a consigo até 1979, quando a ofereceu aoPapa João Paulo II.

Ela, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou-se a trair seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os 
ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Já recuperada, foi no entantocondenada à morte

Enquanto esperava pela execução, um 
soldadoalemão levou-a para um "interrogatório adicional". Ao sair, ele gritou-lhe em polaco: "Corra!".
Esperando ser baleada pelas costas, Irena contudo correu por uma porta lateral e fugiu, escondendo-se nos becos cobertos de neve até ter certeza que não fora seguida. No dia seguinte, já abrigada entre amigos, Irena encontrou o seu nome na lista de polacos executados que os alemães publicavam nos jornais. 

Os membros da 
organização Żegota("Resgate")tinham conseguido deter a execução de Irena, subornando os alemães e Irena continuou a trabalhar com uma identidade falsa.

Irena mantinha um registro com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim. 

Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais, ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos. 

Em 2006 foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz... mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por sua campanha sobre o Aquecimento Global.

Não permitamos que alguma vez esta Senhora seja esquecida!! 

Estou transportando o meu grão de areia, reenviando esta mensagem. Espero que faças o mesmo.

Passaram já mais de 60 anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Este e-mail será reenviado como uma cadeia comemorativa, em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos (inclusive 1.900 sacerdotes católicos ), 500 mil ciganos, centenas de milhares de socialistas, comunistas e democratas e milhares de deficientes físicos e mentais e que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados, com os povos do  mundo muitas vezes olhando para o outro lado... 

Agora, mais do que nunca, com o recrudescimento do racismo, da discriminação e os massacres de milhões civis em conflitos e guerras sem fim em todos os continentes, é imperativo assegurar que o Mundo nunca esqueça.  Gente como Irena Sendler, que salvou milhares de vidas praticamente sozinha, é extremamente necessária.

A intenção deste e-mail é chegar a 40 milhões de pessoas em todo o mundo.

Una-se a nós e seja mais um elo desta cadeia comemorativa e ajudar a distribuí-la por todo o mundo... Por favor, envia este e-mail às pessoas que conhece e peça que não interrompam esta cadeia. 

"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância.
Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade." - Irena Sendler
Por favor, não apague simplesmente. 
Não  levará um minuto para reenviá-lo. 
Obrigado.

 

"Qualquer coisa que você aceite plenamente o conduzirá à paz.”
Eckhart Toll

quarta-feira, 16 de abril de 2014

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rir

Beneficios na saúde
Quando rimos fortalecemos o coração, dilatamos os vasos sanguíneos, melhoramos a respiração, aliviamos a digestão, activamos mais de 400 músculos do nosso corpo e fortalecemos os laços afectivos, libertamos serotonina (anti-depressivo natural), libertamos endorfinas (hormonas que aliviam a dor e provocam uma agradável sensação de bem-estar), libertamos dopamina que ajuda a elevar o estado de ânimo, libertamos também adrenalina o que ajuda a estarmos mais despertos e receptivos, proporcionando-nos maior criatividade.

Por outro lado rir com frequência fortalece o sistema imunológico e como rebaixa o nível de cortisol combatemos melhor o stress e as insónias. Melhora a função pulmonar em pacientes asmáticos e combate problemas cardiovasculares, entre outros benefícios.

Rir ajuda a superar situações quotidianas duma forma saudável e é uma excelente terapia complementar á medicina tradicional.
O nosso corpo não distingue o riso falso do riso verdadeiro e leva ao organismo a obter todos os benefícios dos que falamos anteriormente.


Rir com as vogais
Segundo a medicina tradicional chinesa cada vogal produz vibrações internas em diferentes zonas do nosso corpo. A letra que predomina em cada pessoa também não é aleatória, o próprio organismo, baseado em onde precisa essa vibração, tende a fazer-nos rir com essa vogal.

O que é que acontece quando rimos com a vogal A (Ahahaha): Produz uma vibração na zona genital e abdominal: rins, ovários, matriz, ventre e intestino grosso. Actua sobre o tecido ósseo prevendo a osteoporose. Melhora o sentido do ouvido. Domina o medo de começar novos projectos.

O que é que acontece quando rimos com a vogal E (Ehehehe): Produz uma vibração na zona baixa das costelas e do plexo solar. Liberta energia do fígado e da vesícula biliar. Actua sobre o tecido muscular. Melhora o sentido da vista. Domina o medo da auto-aceitação. A expressão com a que se relaciona é com o grito.

O que é que acontece quando rimos com a vogal I (Ihihihihihi): Produz uma vibração na zona do pescoço. Liberta energia do órgão do coração e do intestino delgado. Activa o sistema circulatório, prevendo as varizes. Actua sobre o sistema nervoso e activa a tiróide. Melhora o sentido do tacto. Domina o medo a criar. A emoção com a que se relaciona é o riso e a alegria.

O que é que acontece quando rimos com a vogal O (ohohohho): Produz uma vibração na zona cerebral. Liberta energia do estômago o pâncreas e o baço. Previne a celulite. Estimula a glândula pineal, a hipófise, a pituitária e o hipotálamo. Melhora o sentido do gosto. Domina o medo a agir. A emoção com a que se relaciona é a surpresa. Não se recomenda rir mais de um minuto com este som pois pode provocar estados de trance.

O que é que acontece quando rimos com a vogal U (Uhhuhhuhu): Produz uma vibração na zona dos pulmões. Actua sobre as nossas lembranças. Melhora o sentido do olfacto. Domina o medo a perder. A emoção com que se relaciona é o choro.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Eros faz chuva ou faz sol

31- Bom dia, primachuva
30-  Bom dia, pantera da primavera
29- Bom dia, quinta dos buzios
28-  Bom dia, eufrasia do santo cristo
28- Bom dia, tumbnail
27-  Bom dia, tamagotchi 14
26-  Bom dia, alga do 7 mares
25-  Bom dia,    rata polifonica   
24- Good Morning, (moby) dick forrest
23- Good Morning! Happy Birthday!
22- Good Morning, spring star flower passarinha de alguidares de baixo
21- Bom dia, Vera
20- Bom dia, Prima
19- Bom dia, alvorada dos pumpums
18-Bom dia, tudo
17-bom dia, sereia do tejo
16- bom dia, nisan
15- Bom dia, aurora dos corais misteriosos
14-r u ready 4 love?
14-Bom dia, virtual amêndoa
13-Parabens, mrs Fernandez
12-Bom dia, foca com moca
11-Bom dia, cara bonita
10-Bom dia, tesouro
9-bom dia caranguejo sertanejo
8-Bom dia, coisa boa
7-Não coces mais
Bom dia, filha do sol
6-Bom dia, kinta 6
5-bom dia, testa de cinza
4-Bom dia, fadodromo carnavaluso
3-Bom dia persona dramática
3-Bom dia Sambista

1-Bom dia, xuxu no sambodromo