segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mostarda

Planta herbácea, com folhas pecioladas, flores amarelas e frutos longos parecidos com uma vagem. As folhas e sementes desidratadas são apreciadas como condimento, principalmente por seu sabor picante. As mais conhecidas são a mostarda branca, a negra e a castanha. Conhecidas desde tempos pré-históricos, as mostardas sempre tiveram várias utilizações: no século I D.C, o escritor Plínio fez uma lista de quarenta remédios que tinham mostarda como ingrediente principal.

O nome destas ‘ervas’ deriva de mustus (vinho novo que os Romanos misturavam com a semente) e de ardens (ardente). Os mesmos romanos serviam mostarda com todos os pratos que é possível imaginar. Existe em pó e sob formas preparadas. São populares as de preparação inglesa, francesa, alemã e americana.

As sementes podem ser brancas, pretas ou castanhas - estas últimas contêm os óleos mais picantes e são geralmente usadas nos pratos indianos, mas podem dar gosto também a estufados de criação, caça ou carne de porco.

A mostarda inteira em boiões (à antiga) é útil para misturar em molhos cremosos e condimentar bifes. É rica em proteínas, vitaminas A, B2 e C e contém boa quantidade de cálcio e ferro. Pobre em calorias, apenas 31 em 100 gramas.

Sem comentários: