sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SABINA FREIRE - teatro

“SABINA FREIRE” é o título da comédia, da autoria de Manuel Teixeira Gomes, que sobe ao palco do Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, de 7 de Outubro a 12 de Dezembro, de quinta-feira a sábado, às 21H30 e aos domingos, às 16H00.

Apresentada pelo DRAMAX - Centro de Artes Dramáticas de Oeiras numa co-produção com a Câmara Municipal de Oeiras, esta peça de teatro conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, contando com a chancela oficial da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. De salientar que 2010 é também o ano comemorativo dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes.

O elenco, sob direcção de Celso Cleto, é constituído por Sofia Alves, Manuela Maria, Alberto Villar, Fernando Ferrão, Heitor Lourenço, Igor Sampaio, Pedro Loureiro, Ricardo Castro, Rita Cleto e Vítor de Sousa.

Sinopse
Escrita em 1906, Sabina Freire, é uma obra maior da Dramaturgia Portuguesa e a única obra Teatral que o autor Manuel Teixeira Gomes concebeu.

Sabina Freire, mulher esplêndida e sensual que vivia em Paris, conhece Júlio Freire, um poeta lunático.

Após o casamento de ambos e em situação de falência, resolvem vir para Portugal tendo como única alternativa viver em casa da mãe de Júlio, Maria Freire, no Algarve.

D. Maria Freire é uma fidalga de província, conservadora e austera. Vive rodeada de bajuladores e para além da luta entre estas duas mulheres que se odeiam mutuamente, todos acabam por entrar em conflito com Sabina Freire.

Esta comédia é um pretexto para Manuel Teixeira Gomes criticar a mesquinha sociedade Portuguesa da época. Ele próprio acabaria, na sua vida privada, por ser uma vítima dessa mesma sociedade.

FICHA TÉCNICA
ELENCO: Sofia Alves; Manuela Maria; Alberto Villar; Fernando Ferrão; Heitor Lourenço; Igor Sampaio; Pedro Loureiro; Ricardo Castro; Rita Cleto; Vitor de Sousa
AUTOR: Manuel Teixeira Gomes

1 comentário:

Anónimo disse...

ok.obrigado pelo conselho.fui ontem ver,muito bom espectaculo.
todos em palco de parabens.há muito tempo que nao ia ao teatro e fiquei mesmo cheio.
é porreiro divulgarem á malta quando vale a pena.
obrigado caramela!