domingo, 17 de outubro de 2010

Hortelã

Planta herbácea, de até 80 centímetros de altura. A mitologia grega e a Bíblia já faziam referência à hortelã e os romanos usavam-na como símbolo de hospitalidade e para o mau hálito,

As folhas são ovaladas e serrilhadas nas bordas e as flores são de cor violeta. As folhas, flores e o óleo essencial são aproveitados na cozinha. Na culinária (em especial na árabe), a hortelã é muito usada no preparo de molhos, para aromatizar pratos salgados, além de dar um sabor especial a bebidas e sobremesas. Suas folhas frescas dão aroma especial a saladas, caldas e pratos feito à base de carne e de peixe. Seu chá também é bastante apreciado.

Não é indicado para gestantes, lactantes e crianças. Na forma de chá, a hortelã auxilia na digestão, na eliminação de gases e de secreções do pulmão. É, também, indicada no combate dos parasitas, para cólicas intestinais e no tratamento da diarréia. Ajuda ainda no funcionamento da vesícula biliar, no tratamento da insônia, das dores de cabeça e da congestão das vias aéreas superiores.

Sem comentários: