Avançar para o conteúdo principal

Bandoneon

O bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, utilizado principalmente na Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. O executante do bandoneón é chamado de bandoneonista.

O bandoneón foi inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860). O nome original alemão bandonion refere-se ao sobrenome de Band. Foi criado para ser usado na música religiosa e na música popular alemã, em contraste à concertina, que era considerada um instrumento folclórico. Imigrantes alemães levaram, no início do século XX, o bandoneón para a Argentina, onde ele foi incorporado à música local .

O bandoneón produz o som a partir da vibração de palhetas de aço rebitadas em chapas de metal que podem ser zinco ou alumínio. Na execução do tango é preferível o instrumento com chapas de zinco pelo peso, que permite versatilidade no staccato típico da marcação do tango, bem como pela doçura tímbrica.

Há vários modelos de bandoneón e layouts de escalas, desde instrumentos com 52 botões (104 tons) até 78 tons ( 156 tons). O bandoneon pode ser bissonoro ou unissonoro (equivocadamente chamados de diatônico e cromático respectivamente) Não existe bandoneón diatônico pois isso equivale a instrumentos que estão construídos sobre duas escalas relativas, o que não é o caso do bandoneón bissonoro pois pode-se facilmente executar uma escala cromática completa com ambas as mãos.

Notas:
ORQUESTRA GULBENKIAN
JOSEP PONS (maestro)
PABLO MAINETTI (bandoneón)
Foi uma quimica, de olhos, fenomenal...
Adorei!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votos de boas Entradas

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas deve ser vivida olhando-se para frente." ( Kierkegaard ). Todo a Passagem para o Ano Novo, tanto pode ser um momento especial como pode ser um momento normal. Mas é mais um ano, mais 365 dias ou oportunidades de viver novas emoções, novos momentos, novos sentimentos. De podermos renovar ou florescer a nossa vida, sempre para melhor. É um unico momento das nossas vidas em que podemos pedir desejos. Que podemos ter objectivos para realizarmos durante o novo ano. Á meia-noite, debaixo das estrelas em céu aberto, em cada das doze badaladas, doze desejos. -> Saúde , o maior bem e o meu maior desejo para todos; -> Paz , para este mundo ainda em guerra, mesmo em tempos de crise; -> Solidariedade , seja em pequenas coisas, actos e factos, podemos fazer grandes feitos; -> Amor , pela pessoa mais proxima, pela familia, pelos amigos e inimigos; -> Felicidade , é um sentimento em que o coração se enche de amor, car...