terça-feira, 19 de outubro de 2010

Chás para ansiedade

Hortelã-pimenta
Expectorante, tónica, digestiva, anti-espasmódica, estimulante, antisséptica. A hortelã expulsa gases, combate náuseas e vómitos nervosos. É ainda indicada para cálculos biliares, na lactação e em menstruações dolorosas. Ameniza calafrios, constipações, febre, vertigens, palpitações, reumatismo, cólera e cardiopatias.
Tomar à vontade infusões feitas com 1 colher (sopa) numa chávena de água.

Papoila
A planta possui um efeito sedativo, ajuda a eliminar a ansiedade e o nervosismo, sendo comummente utilizada por aqueles que se queixam de dificuldades em adormcer e pelos que sofrem de dores de cabeça.
Beber antes das refeições uma infusão à base de pétalas secas de papoila. Colocar cerca de 25g de papoila num litro de água a ferver e apaga o lume, deixando repousar durante 30 minutos.

Passiflora
A passiflora ou flor da paixão através das suas propriedades (alcalóides e flavonóides) tem acção nos problemas de ansiedade, angústia e nervosismo. A passiflora ajuda a restaura o sono e a ultrapassar as insónias. Não causa habituação.

Papoila rubra
A papoila rubra, nas suas pétalas, é rica em alcalóides tendo acção nos problemas de sono do adulto e criança. Tem efeito sedativo, melhora estados de nervosismo, ansiedade, emotividade, efeito antitússico e é eficaz nas irritações de garganta. A papoila rubra ajuda em situações de ansiedade, insónia, tosse irritativa ou persistente, hiperactividade infantil e em situações emocionais. Não causa habituação.

Sem comentários: