sábado, 9 de outubro de 2010

Açafrão

A cúrcuma (Curcuma Longa) é originária da Índia e é conhecida também como açafrão-da-índia, açafroa, açafrão-da-terra, açafrão-de-raiz e falso-açafrão. Trata-se de uma planta não muita alta, da família do gengibre, com folhas largas e flores amarelas. É na sua raiz, de cor laranja-brilhante, que se encontra a concentração de seu aroma e cor. Depois de seca, a raiz é moída. É geralmente vendida sob a forma de um pó cor de laranja-amarelado. A cúrcuma é amplamente utilizado no Oriente Médio Oriente como condimento culinário e como corante.

Na Índia, é usada para colorir muitos pratos doces. Seu uso data de 4000 anos na Índia, como um dos principais temperos possuindo importância religiosa, sendo atualmente utilizado em quase todos os pratos de sua culinária, vegetais ou à base de carne. Muito empregada na culinária asiática, a cúrcuma é usada para colorir mostardas, manteigas, queijos, bebidas e conservas. Pode ser incluída no preparo de molhos, ensopados, peixes, crustáceos, aves, arroz, massas, risotos e pães.

Tem propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e anti-sépticas, sendo um dos dos mais fortes anti-sépticos conhecidos pelo homem. É usada para combater acne, erupções cutâneas e manchas de pele e é bastante eficaz para o brilho e rejuvenescimento da peleo. É também eficaz no tratamento da hepatite, problemas na vesícula biliar, perda de apetite, artrite, asma, doença de Alzheimer, psoríase e diferentes tipos de cânceres, tais como cancros do cólon e de mama

Sem comentários: