quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Numéro três

Santiago do Chile, 13 out (Lusa) - Dois dos 33 mineiros retidos na mina de São José, no Chile, há 69 dias, já estão na superfície, esperando agora pela continuação da operação de salvamento dos restantes companheiros que se encontram a 700 metros de profundidade.

Florencio Avalos, de 31 anos, foi o primeiro mineiro a ser resgatado, às 04:10 (de Lisboa), numa viagem de 622 metros dentro da cápsula "Fénix 2" que durou 15 minutos.

Assim que chegou à superfície, depois de rever a família e ser cumprimentado pelo presidente do Chile, Florencio Avalos foi imediatamente encaminhado para o hospital montado no local para ser submetido a vários exames médicos.

"O nosso primeiro mineiro está connosco", disse o presidente Sebastian Pinera.

Mário Sepulveda foi o segundo mineiro a subir à superfície, chegando cerca de uma hora depois.

O segundo mineiro, de 39 anos, chegou à superfície às 05:09 (de Lisboa) de muito bom humor.

Os testes de última hora atrasaram o plano de resgate, tendo o primeiro socorrista descido para junto dos mineiros cerca das 03:40 (de Lisboa).

Manuel González Pavez desceu até aos 700 metros de profundidade para explicar ao grupo de mineiros o plano de resgate.

O resgate de cada mineiro está a demorar cerca de uma hora, entre a descida da cápsula, a preparação do mineiro e o regresso à superfície.

Os 33 homens, 32 chilenos e um boliviano, estão retidos há mais de dois meses a cerca de 700 metros de profundidade na mina de ouro e cobre San José, localizada na região de Atacama (Norte).

Sem comentários: