Meus outros blogs:

terça-feira, 31 de maio de 2016

17 camelos

Um homem, que tinha 17 camelos e 3 filhos, morreu.
Quando o testamento foi aberto, dizia que: metade dos camelos ficaria para o filho mais velho,
um terço para o segundo e um nono para o terceiro.
O que fazer?
Eram dezessete camelos;
como dar metade ao mais velho?
Um dos animais deveria ser cortado ao meio?
Tal não iria resolver, porque um terço deveria ser dado ao segundo filho.
E a nona parte ao terceiro.
É claro que os filhos correram em busca do homem mais erudito da cidade, o estudioso, o matemático.
Ele raciocinou muito e não conseguiu encontrar a solução, já que a mesma é matemática.
Então alguém sugeriu: "É melhor procurarem alguém que saiba de camelos, não de matemática".
Procuraram assim o Sheik, homem bastante idoso e inculto, mas com muito saber de experiência feito.


Contaram-lhe o problema.
O velho riu e disse:
"É muito simples, não se preocupem".
Emprestou um dos seus camelos
- eram agora 18 -

e depois fez a divisão. 
Nove foram dados ao primeiro filho, que ficou satisfeito.
Ao segundo coube a terça parte - seis camelos -

e ao terceiro filho foram dados dois camelos - a nona parte.
Sobrou um camelo:
o que foi emprestado.
O velho pegou seu camelo de volta e disse:
"Agora podem ir".

Esta história foi contada no livro "Palavras de fogo", de Rajneesh e serve para ilustrar a diferença entre a sabedoria e a erudição.
Ele conclui dizendo: "A sabedoria é prática, o que não acontece com a erudição.

17+1= 18
1º filho- 18/2= 9
2º '' - 18/3= 6
3º '' - 18/9= 2
9+6+2= 17 camelos

(está cumprido o testamento)

18-17=1
sobrou 1 camelo que foi entregue
de volta
ao seu proprietário. 

sábado, 28 de maio de 2016

Serra da Gardunha - Fundão - Rota das cerejas

A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa. Concelho de Fundão e concelho de Castelo Branco. Distrito deCastelo Branco. A Serra da Gardunha, também é conhecida por Guardunha (palavra árabe que significa "refúgio").
Esta zona é a capital da produção de cereja em Portugal, com destaque para as freguesias de Alcongosta e Souto da Casa. Outras freguesias com elevada produção de cereja: Aldeia de JoanesAldeia Nova do CaboAlcaide,AlpedrinhaCastelo NovoFundão.
Há várias décadas atrás a produção dominante era a castanha, mas, nos anos de 1930, uma doença( atacou a maioria dos soutos (conjuntos de castanheiros). Os incêndios agravaram essa destruição. Todavia, os reflorestamentos recentes não têm sido suficientes.
Na encosta sul, na Freguesia de São Vicente da Beira ainda existem alguns Soutos de Castanheiros, não tão extensos como outrora mas que ainda produzem um quantidade significativa de castanha. A produção florestal abrange o pinheiro bravo e mais recentemente o eucalipto. Existem duas explorações de água de nascente natural, em São Vicente da Beira com as Águas Fonte da Fraga e em Castelo Novo com as Águas do Alardo.
Existem numerosos miradouros naturais, de onde é possível observar a Cova da Beira e a Serra da EstrelaCovilhãBelmonte (Norte) e planícies da zona de Castelo BrancoPenamacor e Idanha-a-Nova (Sul e Este).
Nos últimos anos, a Serra da Gardunha tem sido alvo de autênticos crimes ambientais e histórico-culturais, nomeadamente, a construção do IP2, da auto-estradaA23 e de dois túneis (um de 1580 m e outro de 300 m), que a afectaram e violentaram gravemente, provocando inclusive a secagem de inúmeras nascentes de água.

Actividades[editar | editar código-fonte]

  • Festival do Grelo (Castelejo), realiza-se em Março.
  • Gardunha Sacra | itinerário peregrinatório pelos lugares sagrados da Gardunha, realiza-se no primeiro fim de semana da Quaresma e faz parte da programação Quadragésima - Ciclo de tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão.
  • Festa da Cereja (Alcongosta), realiza-se por volta do segundo fim de semana de Junho.
  • Feira do Queijo (Soalheira), realiza-se no primeiro fim se semana de Maio.
  • Solstício - Festival da Natureza (S. Fiel, Louriçal do Campo), realiza-se bianualmente, na última semana de Junho.
  • Festival de Musica Antiga de Castelo Novo, realiza-se na segunda quinzena de Julho.
  • Chocalhos - Festival dos caminhos da transumância (Alpedrinha), realiza-se no terceiro fim de semanda de Setembro.
  • Míscaros - Festival do Cogumelo (Alcaide), realiza-se no segundo fim de semana de Novembro.
  • Rota das Levadas do Ocreza e da Gardunha (Louriçal do Campo), passeio pedestre interpretativo realizado anualmente pela CantardeCuco - Associação dos Amigos de Louriçal do Campo.
  • A Serra da Gardunha é também um bom local para a prática de voo livre (parapente).
Local de partida: marco geodésico da Cortiçada (estrada Fundão - Alpedrinha, na curva Portela da Gardunha). Altitude: 1226 m; Desnível: 500 m ; Orientação da descolagem : Este É um local de voo em térmica excelente, em condições anti ciclónicas e vento leste.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ivete Sangalo

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady (Juazeiro27 de maio de 1972) é uma cantoracompositora,instrumentistaatrizapresentadoradubladoraprodutoraempresária e escritora brasileira. Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 4 milhões de discos, e chegando a fazer cerca trinta shows por mês. Em sua carreira solo, já vendeu mais de 15 milhões de cópias, totalizando cerca de 20 milhões de cópias em toda sua carreira (contando com o período da Banda Eva), se transformando em uma das maiores artistas com vendagem de discos no Brasil. Ivete é mais frequentemente reconhecida pela sua poderosa voz, carisma e notáveis performances durante os seus shows. Em sua carreira, recebeu 15 indicações ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes, uma de 'Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional' em 2005, e os últimos, conquistados em 2012 e 2014, respectivamente, por 'Melhor Álbum de Música Popular Brasileira' pelo especial Ivete, Gil e Caetano, e 'Melhor Álbum de Música Pop Contemporâneo' porMultishow Ao Vivo - Ivete Sangalo 20 anos e é recordista do Prêmio Multishow, contabilizando 15 conquistas, também sendo a artista mais premiada nos "Melhores do Ano" da Rede Globo, com onze troféus, sendo oito de 'Melhor Cantora' e três de 'Melhor Música'.
Em 1999, chegou às lojas o álbum homônimo Ivete Sangalo, gerando um disco de ouro, primeiro da carreira solo da cantora, com vendagem de mais de 100 mil cópias. Desse álbum, foi extraído o single "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", canção romântica que alavancou sua carreira. Com o passar do anos, Sangalo lançou vários álbuns, gerando grandes singles dos mais variados ritmos como "A Lua Que Eu Te Dei", "Festa", "Sorte Grande", "Flor do Reggae", "Abalou", "Quando a Chuva Passar", "Berimbau Metalizado", "Não Precisa Mudar", "Deixo", "Cadê Dalila?", "Agora Eu Já Sei", "Na Base do Beijo", "Acelera Aê" entre outros. Em 2008, a cantora ganhou o status de "Maior vendedora de DVDs do mundo em 2007", ao atingir a marca de 604 mil cópias vendidas com seu DVD ao vivo no Maracanã. Ela deixou para trás bandas como Nirvana, que vendeu cerca de 174 mil cópias com o DVD Unplugged in New York. Ivete é conhecida internacionalmente, tendo feito diversos shows em países como PortugalEspanha,AlemanhaSuíçaItáliaAngolaEstados UnidosParaguaiArgentinaUruguaiCanadá e Japão.
Em 5 de junho de 2009, Sangalo lança seu décimo álbum de estúdio, em parceria com o canal MultishowPode Entrar: Multishow Registro. O álbum gerou os singles "Cadê Dalila?", música do carnaval de 2009, "Quanto Ao Tempo", em parceria com Carlinhos Brown e "Na Base do Beijo", canção para o carnaval de 2010. Ainda no início de 2010, a produtora da cantora, Caco de Telha, traz a turnê I Am... Tour de Beyoncé ao Brasil. Além disso, Ivete Sangalo, em sua coletiva de imprensa para o carnaval, anuncia que em 4 de setembro de 2010, iria gravar noMadison Square Garden, em Nova Iorque, o quarto DVD da carreira da cantora, em um show que estava confirmada as presenças de Nelly FurtadoDiego TorresJuanesSeu Jorge, do astro britânico James Morrison e da duplaWisin & Yandel.
Foi nomeada como a nova embaixadora da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas no Brasil, pelaUNODC. Ivete ainda foi uma das agraciadas com a medalha Ordem do Mérito Judiciário do Trabalhoconcedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ivete Sangalo foi comparada pelo jornal americano The New York Times a Janis Joplin e Tina Turner, a cantora é descrita como uma "belter", ou seja, alguém que utiliza uma técnica vocal de volume alto e notas musicais agudas. Além disso, é reconhecida como extremamente popular no Brasil, mesmo fora dos palcos. Em 2012, Ivete Sangalo foi eleita a 100ª maior voz brasileira de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Brasil. Em 2014, Ivete recebeu o título de madrinha da aeronave Patrulha P-3AM, doEsquadrão Orungan, que pertence ao 7º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi eleita a mulher mais poderosa na lista dos brasileiros mais influentes de 2014 da Forbes Brasil.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Caminhando na Praia do Ribeiro do Cavalo - 10kms

EVENTO: Caminhando na Praia do Ribeiro do Cavalo
DATA DE REALIZAÇÃO: 26 de Maio de 2016
DESCRIÇÃO DO EVENTO:
Programa
Esta proposta de Caminhada tem inicio junto à entrada do Castelo de Sesimbra, com magníficas panorâmicas de toda a envolvente, as praias de Sesimbra e a Serra da Arrábida, percorre caminhos e trilhos de grande enquadramento paisagístico enquanto nos aproximamos do cenário paradísico da Praia do Ribeiro do Cavalo., onde teremos tempo, se for caso disso, para um merecido mergulho, antes da exigente subida de regresso. A não perder!
Alguns dos pontos de interesse da nossa caminhada:
– Visita so Castelo de Sesimbra
– Igreja de Santa Maria do Castelo
– Vistas panorâmicas das encostas
– Porto de Abrigo de Sesimbra
– Praia do Ouro
– Lapa do Forte do Cavalo
– Praia do Ribeiro do Cavalo
Praia do Ribeiro do Cavalo:
A sua excepcional localização geográfica confere-lhe uma singularidade muito própria que se traduz na beleza e imensidão da paisagem. Pouco antes de se chegar a Sesimbra, uma formação rochosa em forma de cabeça de cavalo, identifica uma das praias mais belas da região – o Ribeiro do Cavalo. O acesso a este paraíso pode ser feito de barco ou através de um caminho na serra, que para além de alguma preparação física, exige bom conhecimento do local. O esforço da caminhada é recompensado assim que se chega ao areal.
Castelo de Sesimbra:
Classificado como Monumento Nacional em 16 de Junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias.
As suas origens remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território. Em 1165 é conquistado por D. Afonso Henriques, e em 1191 é perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por iniciativa de D. Sancho I, em 1199, monarca que atribui o primeiro foral à Vila de Sesimbra, então sediada no interior do monumento. Ao longo de toda a Idade Média, e dada a sua importância estratégica na defesa das fronteiras marítimas e terrestres do reino, o Castelo é alvo de inúmeras ampliações.
LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Parque de estacionamento do Castelo de Sesimbra
Latitude:  38°27’4.05″N
Longitude:     9° 6’30.44″W
Mapa do local do encontro: Seguir ligação
Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para final: 15h
Distância a percorrer: 10 kms
Nível de Dificuldade: 3++
Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas
Valor da inscrição: 5€ – Se possível por TB para o IBAN: PT 50.0036.0442.99106000403.46. Ou no próprio dia e nesse caso agradece-se que, se possível, levem a quantia certa.
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 da sexta-feira anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Melhor amigo

[] 
Você conhece o relacionamento entre seus dois olhos?
Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles vêem coisas juntos e eles dormem juntos, embora eles nunca vejam um ao outro...
A amizade deveria ser exatamente assim!
[]    
Estamos na SEMANA MUNDIAL DO MELHOR AMIGO 

Temperaturas altas na India e o alcatrão derrete...MENTIRAAAAA

O Verdadeiro alcatrão não derrete, imagina nos países árabes...
Agora na Índia, se mistura alcatrão com outras coisas... isso pode derreter.
Os chinelos derretem e os pés, não?

 LOOL  LOOL  LOOL

 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Dia de São João

São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular. É conhecido por ser um santo casamenteiro.
A festa é celebrada em várias localidades portuguesas, mas a cidade onde os festejos são maiores é no Porto, onde o dia 24 de junho é um feriado municipal.
Embora São João Batista seja considerado por muitos o "padroeiro popular" da Invicta, o título oficial de padroeira da cidade do Porto pertence a Nossa Senhora da Vandoma.

Noite de São João

Na noite de 23 de Junho, a população sai à rua para festejar. O manjerico é um dos símbolos da festa, assim como os coloridos martelos de plástico e os alhos porros, utilizados pelas gentes para bater (gentilmente) nas cabeças das outras pessoas.
Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João.

Atividades e Tradições do São João

As cascatas sanjoaninas, uma espécie de presépio animado, feitas com esculturas que exemplificam as artes, ofícios e arquitetura portuenses, são outra característica da festa portuense em homenagem a São João.
Na gastronomia, os festejos só ficam completos com a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho.
A festa concentra-se na zona histórica do Porto, com milhares de pessoas a percorrerem as ruas e a ver o fogo de artifício lançado junto ao rio Douro, nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia. O programa das festas de São João é extenso, abarcando dezenas de diversas atividades que decorrem durante cerca de um mês.
Os mais jovens percorrem as zonas junto ao rio Douro em direção à foz do rio, terminando a noite nas praias, com um banho matinal, conforme manda a tradição.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Quantos queres


Quantos Queres era mais um daqueles jogos simples mas que nos entretinha durante horas, precisávamos somente de uma folha de papel e de lápis de cor ou canetas.

Era daqueles jogos que todos podiam participar, mas era muito mais popular junto das meninas do que dos meninos. Com uma folha de papel, dobrávamos a mesma até ficar no formato desejado para um Quantos Queres, depois nos cantos da folha (onde iríamos encaixar os dedos) pintava-se uma pequena bola colorida e na parte escondida da folha colocava-se o que pretendíamos chamar à pessoa.

Isto tanto podia ser algo fofinho, com algo gozão como até algo malandreco. Ficava ao nosso critério, depois pedíamos à outra pessoa dizer o número de vezes que queria que mexêssemos o quantos queres e no final para escolher a cor e depois dizíamos o que lhe tinha calhado.

Algo simples e típico da época em que se vivia em que algo num papel e com uma mecânica simples de jogo, era suficiente para uns bons momentos entre um grupo de amigos e amigas.

sábado, 21 de maio de 2016

Dia Mundial da Árvore

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Origem do Dia

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".
Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.
A 21 de março comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.

Frases do Dia Mundial da Árvore

  • Proteger a árvore é proteger a vida.
  • Plante uma árvore, semeie a vida no planeta.
  • As árvores são os pulmões do mundo.
  • Sem árvores não vivemos.
  • As árvores são nossas amigas.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2016

 Já está disponível o Programa Geral do Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus.

O Programa está em constante actualização. 
79 Museus, Monumentos e Palácios de cerca de 44 concelhos de todo o país, participam este ano com centenas atividades muito diversificadas, proporcionando experiências atrativas e fora da oferta habitual por permitir ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, participando em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos.
No dia 18 de Maio os Museus, Palácios e Monumentos da DGPC têm Entrada Livre
Na Noite dos Museus, 21 de Maio, os Museus, Palácios e Monumentos da DGPC estarão abertos gratuitamente a partir das 17h30.


Site: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/dia-internacional-dos-museus-e-noite-dos-museus-2016/

Facebook: https://www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Museus/

terça-feira, 17 de maio de 2016

SER FELIZ É...

SER FELIZ É...
(Uma belíssima mensagem para todos)
Podes ter defeitos, estar ansioso e viver irritado algumas vezes, mas não te esqueças que a tua vida é a maior empresa do mundo.
Só tu podes evitar que ela vá em decadência.
Há muitos que te apreciam, admiram e te querem.
Gostaria que recordasses que ser feliz, não é ter um céu sem tempestades, caminho sem acidentes, trabalhos sem fadiga, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas também reflectir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter alegria com os aplausos, mas ter alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar actor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no longínquo de nossa alma.
É agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que seja injusta.
É beijar os filhos, mimar os pais, ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que vive dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para dizer ‘enganei-me’.
É ter a ousadia para dizer ‘perdoa-me’.
É ter sensibilidade para expressar ‘preciso de ti’.
É ter capacidade de dizer ‘amo-te’.
Que tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz…
Que nas tuas primaveras sejas amante da alegria.
Que nos teus Invernos sejas amigo da sabedoria.
E que quando te enganares no caminho, comeces tudo de novo.
Pois assim serás mais apaixonado pela vida.
E podes facilmente encontrar novamente que ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas usar as lágrimas para regar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Nunca desistas….
Nunca desistas das pessoas que amas.

Nunca desistas de ser feliz, pois a vida é um espectáculo imperdível!

sábado, 14 de maio de 2016

Ekvat no Museu dos Coches - 14 Maio - 16h


Trilhos das Lampas- 14 Maio- 20kms

Num belo dia, num treino pela tardinha, passámos pelas arribas entre as Praias da Samarra e de S. Julião enquanto o Sol se ia preparando para mergulhar no oceano. Pensámos, então, que este cenário poderia muito bem ser o de uma Prova realizada num horário tal que permitisse partilhar com a maioria dos participantes este espectáculo natural que todos os dias se repete, mas que é de uma beleza ímpar. Claro que tudo fica muito dependente das condições climatéricas que se registarem no dia escolhido, mas vale a pena tentar.
Foi isto que esteve na génese do Trilho das Lampas.
O horário da Prova, 19,30h assenta nesta perspectiva, sabendo-se que a última metade do percurso, para muitos, terá de ser feita de noite. Daí a necessidade de usar frontal para iluminar o caminho.
São 20 Km de pisos bastante diversificados : começa na relva, passa por asfalto, terra batida, carreiros de pedra, travessia de riachos, barro e lama, lajes escorregadias, areia, declives descendentes e ascendentes.
Logo na 1ª Edição, em 2013, fomos surpreendidos por uma procura muito acima daquilo que esperávamos. João Ginja e Lúcia Falé, foram os vencedores . Na 2ª, em 2014, fomos convidados a integrar o Circuito Nacional da ATRP , o que nos deixou bastante orgulhosos. Desta vez foram Luis Semedo e Cristina Ponte os vencedores entre 585 atletas que concluíram a prova. Sublinhe-se que limitámos a 600 o número de inscrições. Contra a nossa vontade, muitos tiveram de ficar de fora.
Está aí a 4ª Edição. Novamente fará parte do Circuito Nacional de Trail. Pelos comentários que nos têm chegado, prevê-se que se esgote novamente, mesmo tendo alargado o limite a 700, o que não deixa de ser um sinal de confiança que nos redobra a responsabilidade.
O nosso único desejo é estarmos à altura de constituirmos uma organização que faça um trabalho que agrade a quem nos visita e percorre os nossos Trilhos. Se o conseguirmos, sentir-nos-emos realizados e incentivados a continuar. Cá vos aguardaremos, enquanto vamos procurando dar conta dos preparativos e para que se sintam bem vindos ao 4º TRILHO DAS LAMPAS.