Meus outros blogs:

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ano Bissexto

"O ano bissexto existe para corrigir a diferença entre o calendário convencional Gregoriano de 365 dias e o tempo que a Terra demora a dar a volta ao Sol: 365 dias e 6 horas. De quatro em quatro anos, as seis horas extra de cada ano compõem um dia que é adicionado ao final de Fevereiro. Por isso, nos anos bissextos Fevereiro tem 29 dias em vez dos habituais 28. Já no tempo da civilização Maia, que viveu há 3000 anos e tinha conhecimentos profundos de astronomia, havia um calendário composto por 13 luas de 28 dias e um dia extra chamado “dia fora do tempo”.

É natural que haja superstições e factos curiosos associados ao dia 29 de Fevereiro e ao ano. Há quem acredite que é um ano de sorte e que tudo que iniciarmos no dia 29 de Fevereiro terá bons resultados. Por outro lado, os Gregos acreditam que casar num ano bissexto dá azar.

A tradição mais forte ligada a este acontecimento vem da Irlanda, onde no séc. V Sta. Brígida se queixou a S. Patrício de que as mulheres tinham que esperar demasiado tempo para os homens as pedirem em casamento. Para remediar a situação, S. Patrício resolveu que no dia 29 de Fevereiro os costumes seriam invertidos, sendo as mulheres a pedir os homens em casamento."

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Bela Rosa... (III Parte)

Hiberno num canto escuro da escuridão
Fecho-me e caio no esquecimento
Escondo-me debaixo da terra molhada
Deixem-me ficar ali, abandonada
Que um dia hei-de voltar

Sou uma sobrevivente da vida
Renascerei das cinzas e do pó
E ninguém me tira os espinhos
Nem me tira a cor das minhas pétalas
Nem a força das minhas folhas

Que venha a linda Primavera,
Cura-me deste caminho gelado
Fortaleça-me para novos caminhos
Que a vida, ás vezes nos tira
Também nos dá, para as experiencias da vida

Que o meu coração precisa de ti
Precisa de florir novamente
Precisa do teu sol caloroso
Para aquele Coração de Pedra
Voltar a ser a Bela Rosa.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cloreto de Magnésio

O magnésio é um dos minerais essenciais para a regeneração celular, e é utilizado em mais de 350 reações enzimáticas no organismo, mais do que qualquer outro mineral. Ao lado de oxigênio e iodo, o magnésio é o terceiro elemento mais importante para sustentar a vida, assim como para reverter as doenças e o envelhecimento. Estima-se que 80% da população dos países "ocidentais" têm deficiência de magnésio.

O magnésio é um mineral calmante para relaxar os músculos, relaxar as artérias e nervos excitados, enquanto o cálcio contrai os músculos. O magnésio é rapidamente utilizado pelas glândulas supra-renais em momentos de stress. O magnésio mantém o potencial elétrico (voltagem) através da membrana dos nervos e músculos e aumenta a capacidade das células brancas do sangue para combater as infecções em 300%.

O corpo não retém o magnésio como faz com o cálcio. O magnésio é excretado como resultado de alto estresse, ingestão de açúcar, cafeína, álcool, diarréia, e dietas ricas em proteínas e frutas.

Quando se trata da cura e da própria vida, depois da água que bebemos e do ar que respiramos, o magnésio faz jus a sua importância como o mineral do milagre que pode salvar-nos em época de extrema necessidade. Chamado de "mineral da bela" pelos chineses antigos, sua beleza é vista no poder de cura absoluta que ele contém. É nada menos que um mineral milagroso. Ele tem a chave para centenas de reações enzimáticas essenciais e os processos celulares. Cloreto de Magnésio, quando fornecidos em quantidades suficientes, pode melhorar a fisiologia celular de uma forma muito poderosa.

Poucos sabem que o Cloreto de Magnésio é um impressionante lutador contra infecção e ainda menos sabem que uma forma eficiente para fornecer magnésio para todas as células é feita por meio transdérmico (Isso aconteceria naturalmente se passamos horas por dia de banho no mar).

Por que precisamos de Magnésio?
O magnésio é essencial para o funcionamento de centenas de processos enzimáticos diferentes no corpo, particularmente aqueles que produzem, armazenam, transportam e utilizam a energia. O magnésio é importante para os seguintes processos metabólicos:
· Na síntese da proteína: DNA e RNA em nossas células que necessitam de magnésio para o crescimento e desenvolvimento celular.
· Para aumentar os sinais elétricos que devem percorrer os nervos do nosso corpo (incluindo os impulsos para o cérebro, coração e função pulmonar).
· Regular e distribuir a energia em todo o corpo.
· Para pressão arterial normal, tônus vascular. Para transmissão de sinais das células nervosas, e do fluxo sangüíneo.
· Para nervos e funções musculares.

Os sinais de deficiência de magnésio:
Como o magnésio é fundamental para praticamente todos os processos metabólicos podem ajudar a restabelecer a saúde em quase qualquer distúrbio de saúde e tem sido utilizado como uma pedra angular na terapia sistêmica de minerais e vitaminas desde a década de 1980. O Cloreto de Magnésio deve fornecer benefícios para as pessoas com qualquer um dos distúrbios listados abaixo, mas também tem amplos benefícios para uma boa saúde geral.

A coisa mais importante e crucial que precisamos fazer é compensar, de maneira mais eficiente possível, nossas deficiências de magnésio. Insônia, Obesidade, Enxaqueca, TPM (SPM), Instabilidade emocional, Depressão / Apatia, Raiva, Nervosismo, Ansiedade, Epilepsia, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Fadiga Crônica, Pressão arterial alta (hipertensão), Constipação, Diabetes, Cãibras musculares, Osteoporose, Artrite, Artrose, Pedras nos rins, Problemas de memória, Ruído Sensibilidade, Dormência e formigamento, Tiques nervosos, Transpiração excessiva, Anorexia, Asma, Envelhecimento acelerado.

Cuidados:
O cuidado é necessário em casos de deficiência renal / distúrbios renais.

Cloreto de Magnésio é paradoxalmente tanto calmante como energizante. O uso prolongado (principalmente se tomado por via oral) tenderá a ajudar a dormir, mas a curto prazo os efeitos de ativação em pessoas sensíveis, especialmente se usado na parte da tarde ou à noite, pode eventualmente causar inquietação ou dificuldade para dormir.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jejum e a abstinência

Jejum é uma palavra usada de formas variadas quando alguém opta por diminuir sua dieta alimentícia o mais próximo do zero, idealmente atingindo o zero, por um período de tempo, geralmente pré-determinado. Existem diversos motivos que levam uma pessoa a fazer jejum, como a greve de fome política, jogos de desafio, vaidade para com o corpo. Os principais motivos, contudo, são religiosos ou medicinais.

A Igreja Católica distingue entre jejum e abstinência. O jejum é a abstinência total de comida e bebida (com excepção da água) enquanto que a abstinência é abster-se de alguma coisa que seja mais pesada ou mais cobiçada.

Durante toda a Quaresma é proposta aos Católicos a abstinência a fim de que estes possam experienciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto. Durante esse período é proposto que se abstenham de comer ou fazer algo e que o dinheiro que sobre dessa abstinência seja entregue a boas causas. Nas Sextas-feiras da Quaresma é proposta a abstinência de carne, por esta ser um alimento mais pesado e tradicionalmente mais caro.

Na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas é proposto o jejum desde o acordar até ao deitar.

O jejum não é proposto a pessoas em condições especiais de vulnerabilidade: crianças, enfermos, viajantes, pessoas idosas ou muito fracas, e mulheres grávidas.

Os Pastorinhos de Fátima faziam frequentemente jejum pela expiação dos pecados do mundo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Relógio

Um recém casado sai para a borga com os amigos e promete à mulher que estará de volta antes da meia-noite.
A festa prolonga-se, ele embebeda-se e às três da madrugada chega em casa.
Nesse momento, soa três vezes o relógio de parede.
Temendo que a mulher acorde, imita o relógio, "dang, dang...", nove vezes mais para que ela pense que são as doze da noite.
- "Salvei-me estupendamente." Pensa ele, e mete-se na cama.
Na manhã seguinte, a mulher pergunta-lhe a que horas chegou.
E ele responde: -À meia-noite, meu amor.
-Ah... Escuta, paixão, creio que temos que comprar outro relógio para a sala...
-Outro relógio ? - pergunta, desconfiado o marido.
-Sim, porque este deve estar estragado !
-Mas marca as horas na perfeição...
-Achas ? Ontem à noite ele soou três vezes, fez uma pausa, depois outras quatro vezes, parou, soou mais três vezes, deu um peido, depois soltou uma gargalhada...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

4ºFeira de Cinzas

HOJE É QUARTA-FEIRA DE CINZAS: ENTRAMOS NA QUARESMA: "ARREPENDEI-VOS E ACREDITAI NA BOA NOVA" (Mc 1, 15)

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, ...sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa, sem contar os domingos ou quarenta e seis dias, contando os domingos. O seu posicionamento no calendário varia cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar entre o começo de Fevereiro até à segunda semana de Março.

Os cristãos dedicam a quarta-feira de cinzas à recordação da mortalidade. Na Missa os participantes são abençoados com cinzas pelo sacerdote que preside à cerimónia. O sacerdote assinala a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente na sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de deitar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.

No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ocorre um dia após do Carnaval.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.

Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de delei...te dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa "carne" e "valles" significa "prazeres".

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).[5] O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa[6], com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Bela Rosa (II Parte)

Por momentos, horas, dias
Senti ter renascido para e por amor
Senti um sorriso feliz no meu rosto
Senti um coração palpitante no meu peito
Que há muito tempo não sentia assim

Mas o tempo passa e tudo permanece
Os momentos felizes são de passagem
Tal como o olhar dos teus olhos
Aonde existe a química fogosa
Que dá faísca ao fogo que arde

Meu coração bate suavemente
Como bate aceleradamente
Aquela lareira semi-acesa vai apagando
A medida que te deixo sentir
Dentro de mim, dos meus pensamentos

Voltei a sentir uma estranha no mundo
Pergunto a mim mesma, a toda a hora
Se mereço ou não mereço este sufoco
Se é este o destino ou não,
Será este o caminho gelado, traçado para mim

Voltei a sentir-me uma Pedra de gelo
No lugar do grandioso coração
Que perde o sentimento e ganha a dor
Que perde a alegria e ganha a tristeza
Que perde calor e ganho o frio
....
(Continua III e ultima parte)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sono

O sono é um processo orgânico vital para o corpo humano. Especialistas dizem que o ser humano precisa, em média, de oito horas de sono por dia para que, além de descanso físico e mental, o corpo realize vários processos metabólicos vitais. Estudos com pessoas privadas de sono mostram que o vigor físico, a resistência a doenças, a atenção, a coordenação motora e muitas outras atividades são seriamente prejudicadas quando não se dorme.

Entre 16% e 40% das pessoas têm algum problema que prejudica o sono. "Os insones trabalham pior, não conseguem desempenhar as atividades cotidianas e podem ter problemas de saúde sérios, que vão da depressão ao diabetes. Isso consome uma quantidade imensa de recursos", alerta Flávio Aloé, coordenador do Centro Interdepartamental de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas.

A insônia tem íntima relação com outra síndrome bastante comum, a depressão. Dulcinéia Borreri é técnica administrativa da Unidade Básica de Saúde do campus de Bauru da USP. Ela começou a sofrer de insônia há seis anos. "No começo eu passava as noites em claro para cuidar do meu marido, que estava doente. O desgaste da doença dele me deixou deprimida. Ele infelizmente faleceu há três anos, e desde então só durmo com auxílio de remédios, e nunca por mais de cinco horas e meia por noite", afirma.

"É comum a pessoa não conseguir 'desligar' a mente na hora de deitar na cama, e sem esse relaxamento é muito difícil pegar no sono", explica o médico. Dulcinéia desenvolveu esse problema nos últimos anos. "Chego em casa exausta, deito na cama, mas a mente simplesmente não desliga. Quanto mais eu penso em dormir, menos consigo relaxar para pegar no sono", diz ela.

"Um dos sintomas da depressão é a perda do sono. Porém, quando a insônia tem outras causas, como em pessoas que trabalham à noite, ela pode provocar a depressão e levar a outros problemas, como o alcoolismo" explica Aloé. José Mário Brás, vigilante do campus de Ribeirão Preto, trabalhou por dez anos no período noturno. "No começo, era difícil me manter acordado no expediente. Depois de alguns meses acabei me acostumando, quando folgava não conseguia dormir à noite. Ficava vendo TV até o amanhecer", conta.

Brás trabalhava 12 horas e folgava 36, um esquema que ele considerava bom, mas que a longo prazo não valeu a pena. "Quando eu folgava tentava de todo jeito ficar acordado durante o dia para dormir a noite, aí era um cigarro atrás do outro... Além disso eu bebia muito."

Outras causas que levam à insônia são os distúrbios de ansiedade, abuso de álcool e outras drogas, causas médicas como problemas respiratórios e doenças próprias do sono, entre elas o ronco e a apnéia noturna.

Além dos antidepressivos, medicamentos chamados hipnóticos, que induzem o sono, são utilizados em pessoas com insônia. "Esses medicamentos são muito eficientes, mas não podem ser usados continuamente pois causam tolerância e dependência, por isso só podem ser utilizados sob restrita orientação médica", alerta Aloé. "Tive que tomar o hipnótico Diazepam e fiz um tratamento para alcoolismo. Agora não bebo mais e consegui me transferir para o período diurno, então estou dormindo bem melhor", afirma Brás.

Também é comum esse tratamento vir associado a terapias alternativas como a ioga, a homeopatia e a acupuntura. "Além dos remédios, eu passei a usar a homeopatia e a praticar esportes para diminuir a minha insônia, e os resultados foram bons", comenta Dulcinéia.

A insônia infantil é mais rara, no entanto, mais perigosa que a adulta. "Durante o sono são secretados diversos hormônios, como o do crescimento e é também quando o cérebro armazena em seu 'disco rígido' todas as informações aprendidas durante o dia. Por isso, se a criança não dorme bem tem seu desenvolvimento físico e psíquico prejudicado", alerta Aloé.

Até os dois anos de idade, a insônia infantil é geralmente associada a outras doenças, como a asma e a apnéia noturna. "Entre os dois e os seis anos, essas causas médicas rivalizam com maus hábitos de sono que os pais involuntariamente incutem na criança, como acostumá-la a dormir na cama dos pais, ou com a televisão ligada", explica o especialista. Já na fase de alfabetização, a insônia infantil geralmente é associada a problemas como hiperatividade e síndrome de déficit de atenção.

"A primeira providência quando a pessoa percebe que não dorme tão bem como antes é seguir algumas dicas que garantem um sono mais saudável", afirma Aloé. Essas regras são:

- Evitar fumar e tomar café, chá preto, refrigerantes à base de cola e qualquer item que contenha cafeína ou nicotina
- Evitar refeições pesadas antes de dormir
- Fazer exercícios físicos, de preferência pela manhã
- Tomar um banho morno pouco antes de dormir
- Fazer uma refeição leve (por exemplo, leite ou derivados), pouco antes de dormir
- Evitar TV ligada, relógio, luz, barulho e qualquer tipo de distração dentro do quarto
- Se não conseguir dormir após 20 a 30 minutos, não fique tentando, saia do quarto e se distraia, lendo, por exemplo
- Nunca leve problemas, angústias e preocupações para a cama, tente resolvê-los ao longo do dia.

Se o problema persistir mesmo com essas precauções, é recomendável procurar orientação médica. O Centro Interdepartamental de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas é considerado um dos melhores lugares do Brasil para se tratar da insônia. "Para ser atendido no laboratório é necessário se cadastrar e passar por uma triagem. Depois de diagnosticada a insônia, o paciente vai ter seu sono monitorado por um sistema de última geração que estabelece com exatidão qual o problema. A partir daí, nós determinamos o tipo de tratamento mais adequado para cada caso, qual medicamento será usado, quais terapias alternativas podem ser mais eficientes... Enfim, nós abordamos o problema de uma maneira bastante ampla, e os resultados são muito eficazes", afirma Aloé.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tangerina

DESFRUTE DE UM FRUTO SUCULENTO COM AROMA A OUTONO
A tangerina é um citrino que pertence à família Rutá-ceas e à espécie Citrus reticulata. Este fruto possui um formato arredondado, sendo internamente formado por gomos. Quando maduro, apresenta casca de cor alaranjada e sabor ácido e doce. Durante séculos, a tangerina foi reservada nos templos chineses como uma preciosidade. Ao ocidente, apenas chegou por volta do século XIX.
Em Portugal, o cultivo deste fruto é mais representativo na zona do Algarve (90% da produção) e Ribatejo.
A tangerina encontra-se disponível entre os meses de Novembro e Abril.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
A tangerina é um fruto de baixo valor energético. Contém teores de água elevados e fornece quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico, e potássio.

Tabela de composição nutricional (100 g de porção edível)
ENERGIA (Kcal) 40
ÁGUA (g) 88.2
PROTEÍNAS (g) 0.7
LÍPIDOS (g) 0.1
HIDRATOS DE CARBONO (g) 8.7
VITAMINA C (mg) 32
ÁCIDO FÓLICO (µg) 21
POTÁSSIO (mg) 241

mg = miligrama µg = micrograma Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

VANTAGENS E DESVANTAGENS
A tangerina é um fruto que fornecedor de vitamina C, um antioxidante que ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções. Este antioxidante participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.
O ácido fólico tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares, sendo também fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso.
O potássio é um mineral que desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos corporais e contracção muscular. A sua ingestão poderá estar restrita no caso de insuficiência renal.
Pelo seu conteúdo elevado em água e pela sua riqueza em potássio, apresenta um leve efeito diurético, que poderá ser benéfico no caso de gota, hipertensão arterial e/ou nos casos de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos.

COMO COMPRAR E CONSERVAR
No momento da compra escolha as tangerinas que se apresentem firmes, com brilho e pesadas. Evite aquelas que apresentem com manchas escuras e amolecidas. As tangerinas conservadas à temperatura ambiente manter-se-ão frescas durante 3 dias.
No frigorífico, conservar-se-ão cerca de 7 dias.
A tangerina não deve ser submetida a temperaturas de congelação.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Você é médico??

Uma senhora, com seu filho de 5 anos, está comer num restaurante.
De repente, a criança mete uma moeda na boca e engasga-se.A mãe tenta fazê-lo cuspir a moeda dando-lhe palmadas nas costas, sem sucesso.O menino está começando a mostrar sinais de asfixia e a mãe, desesperada, grita por auxílio.
Um homem levanta-se de uma mesa próxima, e com surpreendente calma, sem dizer uma palavra, ele baixa as calças do miúdo, segura os seus pequenos testículos, aperta com força, e puxa para baixo violentamente.
Automaticamente, o garoto com dor irresistível cospe a moeda, e o fulano, com a mesma facilidade com que ele se aproximou, voltou para sua mesa sem dizer uma palavra.
Após algum tempo, a senhora, já tranquilizada, aproxima-se para agradecer ao senhor por salvar a vida de seu filho, e pergunta:
- Você é médico?- Não senhor, eu sou funcionário das Finanças,e a nossa especialidade é "espremer tomates até sacar a última moeda"

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mimica

Classe, eu hoje quero que vocês pensem em palavras em inglês que usamos sem traduzir e façam mímica para que os vossos colegas adivinhem a palavra que pensaram, ok?.. (sugere a professora)
Julinha foi a primeira. Andando como se olhasse vitrines e segurasse sacos, arrancou da classe um sonoro "SHOPPING CENTER!!!"
-Muito bem, Julinha!.. (diz a professora)
Joaõzinho abocanha um lanche imaginário e novamente a classe responde.."HAMBURGER!!!"
-Muito bem, Joãozinho!.. (elogia a professora)
Carlinhos, visivelmente animado, pega no seu livro e acerta em cheio no rosto do colega sentado ao lado..
A classe surpreendida, olha sem entender, enquanto a professora irritada pergunta ..
-O que significa isso, Carlinhos???
E ele com um sorrisinho amarelo...
-FACEBOOK

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Bela Rosa…

Que paisagem tão fria
Que forças da natureza tão raras
Que realidade tão dura e crua
Que pensamentos tão reais
Que sentimentos tão nobres

Como uma rosa fogosa, quente
Apaixonante, sedutora, rara
Bonita, delicada e bela
Sob a neve branca, fria, molhada
Enrolada em pequenas cristalinas de gelo

Contra o frio congelante
Coração quente em corpo gelado
Á espera de ser colhida
Por aquele amor arrebatadora
Que surge de oportunidades.

Aquele amor que a muito procuro
Que nos derrete e que nos deixa feliz
Aquele que a tudo vence
Que por tudo luta
E que a tudo sobrevive.

Aquele amor verdadeiro
Que irradia um imenso calor e força
Que rejuvenesce as pétalas vermelhas
Que fortalece as folhas verdes
Para renascer para a vida
..... (continua na parte II)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

La laia

Data do evento: Sexta-feira 10 de fevereiro de 2012 a domingo 12 de fevereiro de 2012
Event location : Various venues Barcelon a - see programme further down this page Localização do evento: Barcelon vários locais a - ver programa mais abaixo nesta página


"Les Festes de Santa Eulália" é o maior festival anual de Barcelona para crianças. O festival de Santa Eulália é também conhecido como "La Laia" festival. Laia é um apelido para Eulália.
Os principais eventos de Santa Eulália festival ocorrem todos os anos nos dias de cerca de 12 de fevereiro, que é dia de Santa Eulália ea maioria dos eventos do festival principal, estão em 12 º.
O Santa Eulália programa do festival apresenta mais de cem atividades de todos os tipos, principalmente para as crianças, em muitos locais em todo Barcelona, ​​incluindo musuems e Castell de Montjuic, mas principalmente na Cidade Velha - a cidade velha de Barcelona.
O programa para a Santa Eulália festiival inclui muitas tradições típicas catalãs como desfiles com " Gegants "e figuras de fantasia outros.
Você pode ver edifício da torre humana chamada castellers e dança folclórica chamada sardanes, corre-fogo chamado correfocs e muitas outras atividades, incluindo contação de histórias, shows de fantoches, oficinas familiares, palestras, e muito mais.
Um novo festival chamado LlumBCN - Barcelona Festival Luz lança em 2012 para coincidir com o festival de Santa Eulália.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Calçotades

O "Calcot" (mola cebola) foi descoberto por um camponês solitária de Valls, no final do século 19.

Ele era conhecido com o nome "Xat de Benaiges", e ele foi o primeiro a cozinhar na brasa os tiros de uma cebola velha que havia sido cultivada a ser preparadas desta maneira. Ele também fez o molho ou tempero, usado ainda com algumas diferenças, para acompanhar as calçots ".

Qualquer "calçotada" em Valls significa entrar na compreensão do espírito da nossa região. É um excelente exemplo do modo de ser do povo catalão. O Vallensis "calçotada, a fraternidade entre gastronomia e agricultura, já entrou nos domínios da alimentação e cultura.

Recentemente, o prestígio do "Calcot" se estendeu a outras regiões do país, onde também são produzidos e consumidos, mas Valls ainda é o berço da "calçotada". Em 1995, a Generalitat da Catalunha deu a garantia de qualidade "Calcot de Valls" e, em 1996, eles fizeram o Conselho Regulador.
Hoje, a área geográfica desta garantia é o IGP ("indicación Geográfica Protegida Calcot de Valls", que significa "indicação geográfica protegida dos Valls" Calcot "", e abrange as regiões do Campo Alt e Baix Camp, Tarragonès e Baix Penedès.

Comentário: Deliciosas. Obrigado pelo fabuloso almoço, com mini-avental, luvas. :)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Principezinho


11 de FEVEREIRO de 2012 | 16H
Auditório Jorge Sampaio | Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra Depois do sucesso do espectáculo nos Jardins da Quinta da Regaleira em Sintra - 17.000 pessoas viram - a bYfurcação e o Centro Cultural Olga Cadaval apresentam agora «O Principezinho», dia 9 de Fevereiro para escolas e em sessão única para o público em geral, dia 11 de Fevereiro às 16 horas, no Auditório Jorge Sampaio.

«O Principezinho», texto seminal que tem merecido, ao longo de quase sete décadas, a atenção de leitores de todo o mundo, vem conhecendo adaptações criativas diversas.

Desde o cinema, aos desenhos animados, passando pelo teatro, a história do pequeno príncipe e do aviador continua e continuará a atrair criadores de todas as latitudes, mercê da valiosa mensagem humanista enunciada por Exupéry.

“Só se vê bem com os olhos do coração; o essencial é invisível aos olhos».

Depois do sucesso alcançado com «O Principezinho na Quinta Regaleira», um dos espectáculos mais procurados deste verão (17 mil espectadores já viram), a Byfurcação apresenta, agora em versão de sala - no Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, sala simultaneamente ampla e íntima -, nova leitura do clássico de Saint-Exupéry.

Por duas razões mutuamente subsidiárias, o slogan «Espectáculo infantil também para crianças» enforma a sua concepção poética. Desde logo, a exegese do texto permite concluir que a narrativa de Exupéry resiste a catalogações etárias precipitadas, irmanando-se, antes, àquele conjunto de obras cujas metáforas conseguem, a níveis de leitura distintos, estabelecer um diálogo igualmente íntimo com leitores miúdos e graúdos. A nossa razão, operativa, foi dirigir o espectáculo para essa fruição intergeracional, mostrando aqui e ali que este principezinho é um menino espantado com o mundo dos grandes, mas é também o mundo dos grandes espantado com este menino. Paulo Campos dos Reis

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Galeria...

Numa galeria de arte, uma mulher está parada em frente de um quadro muito
estranho, cujo nome é: 'Foi almoçar a casa'.
Nele, estão representados três negros, nus, sentados num banco de jardim,
com os seus pénis em primeiro plano. Mas, curiosamente, o homem do meio tem
o pénis cor-de-rosa...
- Desculpe-me - diz a mulher ao funcionário da galeria- eu estou curiosa a
respeito desses negros. Por que é que o homem do meio tem o pénis
cor-de-rosa?
O funcionário responde:
-Receio que a senhora não tenha interpretado bem o quadro. Esses homens
não são negros; eles trabalham numa mina de carvão, e o homem que está
sentado no meio...'Foi almoçar a casa'...!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Romeu e Julieta

EM FEVEREIRO VIVA UM AMOR PERFEITO

De todas as peças escritas por William Shakespeare, Romeu e Julieta é indubitavelmente a que mais tem sido utilizada como tema para a dança.

A história do Romeu Montéquio e Julieta Capuleto e o seu trágico e romântico destino, causado pela rivalidade entre as suas famílias, foi escrita nos finais do séc. XVI (1594-1595).

Grande parte do sucesso que as inúmeras produções de bailado desta obra obtiveram no séc. XX não se deve somente à magnificência da obra de Shakespeare mas também à sua frequente associação com a música de Serguei Prokofiev, escrita em 1935, pouco após o seu regresso à União Soviética.

Esta versão de Romeu e Julieta, coreografada pelo sul-africano John Cranko para o Teatro alla Scala de Milão em 1958, foi estreada pela Companhia Nacional de Bailado no ano de 2001 e é, ainda hoje, uma das versões coreográficas de referência

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Esqueleto Humano

O esqueleto humano tem como função principal proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.

Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.

É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.

O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.

Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens.

Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

Tipos de ossos
Ossos longos: o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal (mais próximo do cíngulo)e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna.
Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.
Ossos sesamóides: todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: patela.
Ossos laminares (que faz cair em desuso o termo plano): têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, ilíaco, costelas, etc.
Ossos irregulares: não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras, sacro, etc.
Ossos pneumáticos: ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Ex: frontal, esfenóide, maxilar, etc.

Curiosidades:
Os ossos já estão presentes desde as primeiras semanas de vida no útero materno e ficam completamente formados por volta dos 25 anos de idade.Mas a parada do crescimento é na adolescência, quando entram os hormônios da puberdade.
Os bebês nascem com estruturas entre alguns ossos do crânio, chamadas fontanelas, popularmente chamadas "moleiras". São estruturas frágeis que com o passar dos anos tendem a desaparecer. Existem para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal no parto e crescimento do encéfalo.
Enquanto o esqueleto de um indivíduo adulto é formado geralmente por 206 ossos, o de um recém nascido tem 270.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cinco Chagas de Cristo

7 de FEVEREIRO: Hoje a Igreja celebra as CINCO CHAGAS DE CRISTO

O culto das Cinco Chagas do Senhor, isto é, as feridas que Cristo recebeu na Cruz e manifestou aos Apóstolos depois da Ressurreição, foi sempre uma devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade.

São disso testemunho a literatura religiosa e a onomástica referente a pessoas e a instituições. Os Lusíadas sintetizam (1,7) o simbolismo que tradicionalmente relaciona as armas da bandeira nacional com as Chagas de Cristo.

Assim, os Papas, a partir de Bento XIV, concederam para Portugal esta festa particular, que ultimamente veio a ser fixada no dia 7 de Fevereiro.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Elas...

Elas dizem:
"Do que adianta sermos gatas, se amamos os burros e eles preferem as vacas?"

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Hipotermia

É considerado hipotermia a temperatura inferior a 35°C. Surge mais frequentemente em vítimas abandonadas em locais ventosos como os descampados, e húmidos como chuva ou imersão em água fria.

As vítimas que apresentam maior risco são as alcoolizadas, ou inconscientes devido a ingestão de drogas ou traumatismo craniano.

Como reconhecer?

A hipotermia pode, por si só, provocar um pulso fraco e irregular com pressão arterial que não se consegue medir e respiração superficial e lenta.
A hipotermia confere alguma protecção dos órgãos nobres (coração e cérebro), por isso é possível recuperar uma vítima de hipotermia que esteja aparentemente sem vida, se as manobras de reanimação forem iniciadas correctamente e a tempo.

Se não existir paragem respiratória, deve aquecer progressivamente o tronco, preparando o transporte com a maior prioridade e cuidado para evitar sacudidelas bruscas que podem precipitar perturbações graves do ritmo cardíaco;

Se a vitima estiver em paragem respiratória realizar reanimação, se tiver formação.

Cuidados no local:­- Chamar os bombeiros;
- Retirar a roupa molhada;
- Aquecer a vítima;
- Reduzir a perda de calor cobrindo a vitima e colocando-a em local abrigado do vento;
- Aquecer o ambiente (se possível);
- Manter a vitima na horizontal (com a cabeça baixa) para diminuir as consequências da descida da pressão arterial;
- Evitar movimentos bruscos porque podem provocar perturbações dos batimentos cardíacos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AMOR INFINITO

Encontrar no coração espaço para o AMOR...
Em tudo buscar o AMOR INFINITO que nos habita no mais profundo do nosso ser.
Mesmo que os caminhos da nossa existência pareçam áridos, o AMOR INFINITO nunca nos abandona.
O AMOR INFINITO não tem outro lugar para habitar senão o coração de cada uma e de cada um de nós... 4

Amor...

“Encontrar no coração espaço para o AMOR...
Em tudo buscar o AMOR INFINITO que nos habita no mais profundo do nosso ser.
Mesmo que os caminhos da nossa existência pareçam áridos, o AMOR INFINITO nunca nos abandona.
O AMOR INFINITO não tem outro lugar para habitar senão o coração de cada uma e de cada um de nós...”
“Grão de mostarda”

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que é o amor?


Senão é encontrar-me contigo e sentir-me bem
Senão é quando meu sorriso sai, não sei de onde
Senão é a alegria que transborda de mim, sem querer
Senão é quando estás com outras pessoas
E eu sentir-me remoída, com ciúmes de ti

Senão é quando estás longe e sentir a tua falta,
Sentir a necessidade de estar contigo,
Sentir a vontade de estar perto
Sentir a vontade de tocar na tua pele suave
Sentir um pulsar do coração mais forte

Quando estou quase a ir ao teu encontro
Ouço-te a chamares-me, ouço-te a respirar,
Quando dou-te conselhos, sem mos pedir
Quando não consigo deixar de olhar para os teus olhos
Quando sentes dores e sofres, quero ajudar-te sem cessar

Será que é amor? Não sei
Já tive amores, que me fizeram sofrer e arrepender
Já tive paixões e muitas delas avassaladoras
Mas nunca tive um amor verdadeiro, eterno e real.
Daqueles que só existe entre duas caras metades…
Tal com o sol e a lua…

Nossa Senhora das Candeias


Hoje, dia 2 de Fevereiro: Dia de Nossa Senhora das Candeias.

Diz o povo: "Se Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir; se estiver a chorar está o Inverno a passar", ou seja, a presença de um dia solarengo pode ser mau presságio, pois tal significa que ainda temos mais uns tempos de invernia.

Mas, este é apenas um dos provérbios relacionados com a celebração da Senhora ...das Candeias ou Senhora da Luz, logo no início de Fevereiro.

Nossa Senhora da Luz (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora ("Candelária"), quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).

Nossa Senhora da Luz era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]»), e tornou-se particularmente cultivada em Portugal a partir do início do século XV; segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que descobriu uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, no termo de Lisboa. Aí se fundou de imediato um convento e Igreja a ela dedicada, que conheceu grande incremento devido à acção mecenática da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I e sua terceira esposa, D. Leonor de Áustria.

Fonte: Internet

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Confiança...

Encontrar no coração um espaço para a confiança...
A Vida é um acto de confiança.
Permanente acto de interdependência e de entrega, toda a vida é um humilde acto de CONFIANÇA...
Permitir à confiança tomar lugar no nosso coração, é aceitar iniciar um novo percurso na Vida, o itinerário do AMOR.

Lol! Palavras caras... logo ao amanhacer...

Bom dia, rabanete acrobata
Bom dia, lagartixa sindical
Bom dia, ginja
Bom dia, vuvu
Bom dia, anchova
Bom dia, lontra anarquista
Bom dia, búzio marciano
BD, tartaruga Tarouca
Bom dia, Azeitona religiosa
Bom dia, Costeleta socialista
Bom dia, Gambozinos
Bom dia, Picapau barulhento
Bom dia, Patinha
Bom dia, Muleta Negra
Bom dia, Ave rara lunática
Bom dia, avatar
Bom dia, bolacha com doce de abóbora
Simplesmente Bom dia!
Bom dia, tio patinhas da Patagónia
Bom dia, romã
Bom dia, papaia
Bom dia, delicia de Antão
Bom dia, petit prince.
Bom dia, bebinca
Bom dia, guloso
Bom dia, peruca
Bom dia, monstro de tesouras
Bom dia, uva branca
Bom dia, truta
Bom dia, foquete explosivo
Bom dia, alegria do mar azul-marinho do estio que aquece o corpo e a alma em uníssona melodia que ecoa nos quatro cantos do mundo num hino de gloria ao sol que nasce para dar vida infinita! Xika!
Ui. Estavas inspirado. Adorei. Bj
Bom dia, cogumelo filosófico
Bom dia, psicopata núdico
Bom dia, fava lusa
Bom dia, alegria destes dias
Bom dia, verão de s. Carlos
Bom dia, minhoca farfalhuda
Bom dia, grelo gótico
ui! um pitéu!
Como eu sou saboroso!
Bom dia, leitãozinho assado
Bom dia, bambu du juju!
Bom dia, saudades
Bom dia, ternurinha 12
Bom dia, mosca XX!
Bom dia, borboleta colorida
Bom dia, rabanada democrática