Meus outros blogs:

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cor da Esperança

Color Esperanza
Sé que hay en tus ojos con solo mirar
que estas cansado de andar y de andar
y caminar girando siempre en un lugar

Sé que las ventanas se pueden abrir
cambiar el aire depende de ti
te ayudara vale la pena una vez más

Saber que se puede querer que se pueda
quitarse los miedos sacarlos afuera
pintarse la cara color esperanza
tentar al futuro con el corazón

Es mejor perderse que nunca embarcar
mejor tentarse a dejar de intentar
aunque ya ves que no es tan fácil empezar

Sé que lo imposible se puede lograr
que la tristeza algún día se irá
y así será la vida cambia y cambiará

Sentirás que el alma vuela
por cantar una vez más

Vale más poder brillar
Que solo buscar ver el sol



Cor da Esperança
Sei, está nos teus olhos, é só te olhar,
Que estás cansado de andar e andar,
De caminhar sem nunca chegar a nenhum lugar...

Sei, todas as janelas podem se abrir,
Para mudar só depende de ti,
Te ajudará, a valer a pena uma vez mais...

Saber que se pode, querer que aconteça,
Esquecer os medos, joga-los pra fora,
Pintar sua cara com a cor da ESPERANÇA,
Tentar o futuro com o coração.

É melhor perde-se que nunca se achar,
Melhor tentar, que deixar de tentar,
Você vai ver que não é tão fácil começar...

Sei que o impossível se pode mudar,
E que a tristeza um dia irá,
E assim será, a vida muda e mudará.

Sentirás que tua alma voa,
Por cantar uma vez mais:

Vale mais poder brilhar
Que só buscar ver o Sol.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gala

Celebridades de Portugal
Eusébio para o Desporto,
Amália npara o Fado,
Raul Solnado para o Teatro,
Artur Agotinho para o Jornalismo...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sinusite

A sinusite (sinus = seios + ite = inflamação) é uma inflamação dos seios peri nasais ou seja dos seios que existem há volta do nariz.

Os seios peri nasais são cavidades situadas junto ao nariz onde se acumula muco que em condições normais deve ser claro e fluido e que escorre normalmente para o nariz (fossas nasais) sem criar quaisquer problemas.

Existem quatro tipos de seios; os seios maxilares que se situação nas maxilas da face, os seios frontais que se situam na testa por cima do nariz e os seios etmoidais (do etmóide) que estão atrás do nariz e juntos à testa e cabeça e o seio do esfenóide. Quando eles inflamam forma-se a sinusite.

Em situações normais estas cavidades escoam o seu liquido para as fossas nasais e tudo funciona bem.

Mas em algumas pessoas esse líquido pode ficar acumulado provocando uma inflamação, situação em que a pessoa passa a sofrer de sinusite.

A sinusite é frequente quando a pessoa se constipa ou quando sofre de alergias, situações em que o seu sistema imunológico está mais debilitado e em que a produção de fluidos é maior.

A drenagem destes fluidos acaba muitas das vezes por ser afectada e por provocar inflamações dos seios paranasais (frontais, etmoidais e maxilares) provocando aquilo a que se chama sinusite.

A sinusite pode ser aguda ou crónica sendo que a sinusite aguda pode ter uma duração de uma a quatro semanas e a sinusite crónica pode durar mais de três meses consecutivos.

Sintomas da Sinusite
Quando a sinusite atinge os seios maxilares podem surgir dores a nível das maxilas, dentes, etc. devido à infecção e inflamação dos seios maxilares.

Quando a sinusite atinge os seios frontais e ou etmoidais as dores de cabeça podem ser demasiado fortes e incapacitantes o que requer uma atenção urgente devido ao desconforto que existe.

Causas da Sinusite
Muitas das causas da sinusite advém das infecções respiratórias que inflamam as mucosas do nariz e consequentemente os seios peri nasais.

Alergias, desvios do septo nasal, etc. podem dificultar a drenagem do muco ou provocar reacções inflamatórias que produzem muco "em excesso" que leva a uma maior acumulação e por consequência inflamação.

Tratamento da Sinusite
Por vezes a sinusite é apenas um desconforto temporário que passa ao fim de alguns dias sem cuidados de maior.

No entanto muitas das vezes há que fazer um tratamento médico para controlar a infecção e permitir a drenagem dos seios peri nasais.

Nesta ultima situação pode ser necessário recorrer a antibióticos como forma de controlar a infecção e impedir maiores desconfortos e problemas.

Tratamentos não médicos
Como vimos acima, a sinusite é uma acumulação de líquidos nos seios peri nasais e inflamação desses seios e desses líquidos.

A abordagem para a sinusite consiste em manter os canais de drenagem abertos para que o muco e os líquidos dos seios possa escorrer para as fossas nasais e dessa forma não permaneça nos seios para que o risco de infecção e inflamação seja reduzida ao mínimo.

Os ossos da cabeça movem-se e articulam uns com os outros.

As tensões do dia a dia, o stress e muitos outros factores muitas das vezes comprimem os ossos faciais e da cabeça uns contra os outros, bloqueando os canais de drenagem dos seios peri nasais, criando assim as condições para que a sinusite se instale e permaneça.

O que há a fazer é libertar as compressões existentes nos ossos faciais e cranianos permitindo dessa forma que a drenagem dos seios se faça normalmente e dessa maneira não se crie o ambiente propício à sinusite.

Libertar as influências que afectam os ossos faciais e cranianos e libertar estes ossos é a chave para se manter sempre uma boa drenagem dos seios peri nasais e dessa forma impedir que a sinusite se manifeste ou para que ela desapareça de vez.

Esta abordagem é muitas das vezes uma ajuda fundamental em alergias, rinites e outros problemas que existem ao nível do nariz e das vias respiratórias.

É desta forma que muitos destes problemas podem ser resolvidos ou melhorados significativamente.

domingo, 23 de janeiro de 2011

sábado, 22 de janeiro de 2011

Jornadas Mundiais da Juventude | Madrid 2011


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reune jovens de todo o Mundo, Católicos e de outras confissões. É presidida pelo Santo Padre e celebra-se de 3 em 3 anos.

A JMJ nasceu em 1984, mais concretamente no Domingo de Ramos. O Papa João Paulo II convidou a Juventude a celebrar com ele o Ano da Redenção.

A resposta que recebeu dos jovens foi de grande entusiasmo e superou todas as expectativas. Em 1985 o Papa escreveu uma carta dirigida aos jovens de todo o mundo, e mais tarde lançou a aventura da Jornada Mundial da Juventude.

Estas Jornadas pretendem incentivar a participação dos jovens na Igreja, compartilhar e celebrar a sua fé, e meditar na mensagem que o Papa escolhe para cada Jornada.

A XXIV Jornada Mundial da Juventude realizar-se-á em Madrid, Espanha, entre os dias 16 e 21 de Agosto de 2011. O tema escolhido são as palavras de São Paulo: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. Espanha acolhe pela segunda vez este encontro internacional de jovens - em 1989 realizou-se em Santiago de Compostela.

Une-te aos jovens de todas as nações e raças! Dá a ti próprio a oportunidade de sonhar com um Mundo novo, cheio de paz e unidade, e contribui para a Igreja do Novo Milénio, uma igreja que está viva!
http://www.jmj2011madrid.com/

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Livre..

Senti uma imensa liberdade…
Qualquer coisa como um todo e um nada ao mesmo tempo.
Hoje senti-me livre!
Abri a mão com sinceridade e paciência
E coração livre sem duras feridas abertas..
Livre para partir… livre para regressar… livre para qualquer coisa!
Sem nunca ter estado presa,
senti necessidade de me sentir... neste caso… …livre…!
Cheirar a natureza na sua forma mais crua…
olhar meio mundo individualmente…
Soltar-me de mim mesma e… …olhar-me… …como uma estátua inteira!
Como me senti livre…

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Feelings...

Senti novas emoções,
Não sei se irei sentiu de novo,
Mas posso dizer que senti,
são sentimentos que fazem a diferença.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Um cê a mais

Manuel Halpern

Quando eu escrevo a palavra ação, por magia ou pirraça, o computador retira automaticamente o c na pretensão de me ensinar a nova grafia. De forma que, aos poucos, sem precisar de ajuda, eu próprio vou tirando as consoantes que, ao que parece, estavam a mais na língua portuguesa. Custa-me despedir-me daquelas letras que tanto fizeram por mim. São muitos anos de convívio. Lembro-me da forma discreta e silenciosa como todos estes cês e pês me acompanharam em tantos textos e livros desde a infância. Na primária, por vezes gritavam ofendidos na caneta vermelha da professora: não te esqueças de mim! Com o tempo, fui-me habituando à sua existência muda, como quem diz, sei que não falas, mas ainda bem que estás aí. E agora as palavras já nem parecem as mesmas. O que é ser proativo? Custa-me admitir que, de um dia para o outro, passei a trabalhar numa redação, que há espetadores nos espetáculos e alguns também nos frangos, que os atores atuam e que, ao segundo ato, eu ato os meus sapatos.

Depois há os intrusos, sobretudo o erre, que tornou algumas palavras arrevesadas e arranhadas, como neorrealismo ou autorretrato. Caíram hifenes e entraram erres que andavam errantes. É uma união de facto, para não errar tenho a obrigação de os acolher como se fossem família. Em 'há de' há um divórcio, não vale a pena criar uma linha entre eles, porque já não se entendem. Em veem e leem, por uma questão de fraternidade, os és passaram a ser gémeos, nenhum usa chapéu. E os meses perderam importância e dignidade, não havia motivo para terem privilégios, janeiro, fevereiro, março são tão importantes como peixe, flor, avião. Não sei se estou a ser suscetível, mas sem p algumas palavras são uma autêntica deceção, mas por outro lado é ótimo que já não tenham.

As palavras transformam-nos. Como um menino que muda de escola, sei que vou ter saudades, mas é tempo de crescer e encontrar novos amigos. Sei que tudo vai correr bem, espero que a ausência do cê não me faça perder a direção, nem me fracione, nem quero tropeçar em algum objeto abjeto. Porque, verdade seja dita, hoje em dia, não se pode ser atual nem atuante com um cê a atrapalhar.

Enviada: AH

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"KATÔN"- Estimulante Feminino

Um cientista chinês descobre "Viagra" feminino.
O produto é conhecido na China pelo nome de "KATÔN".
Em uma entrevista para uma emissora local ele fala sobre o novo rémedio
Feminino que saiu no mercado:
Transcrição da entrevista:
Jornalista:O que acontece quando dá KATÔNà sua mulher?
Chinês:Mulhel fica alegle, calinhosa e bondoóóósa. Beija e ablaça o dia inteloo
e noite intelinha. Non dá sossego, ela qué tlansal quantas vezes tu aguentas.
Chama-te meu amol, minha vida, adolo-te, amo-te !
Jornalista:Esse produto é assim tão fantástico ?
Chinês:SIM ! SIM ! SIM ! Galantido ! funciona muuiiitooo.. . mesmo ! Non falha
nunca!
Jornalista:O nome do produto é só... "KATÔN"?
Chinês:SIM ! SIM ! "KATÔN"...

"KATÔN DE CLÉDITO"!!!
Enviada por: MZO

sábado, 15 de janeiro de 2011

Tigre


Nome: tigre
Nome científico: Panthera Tigris
Onde vive: Ele vive em matas úmidas
De que se alimenta: De carne de búfalos, veados e antílopes.
Sexo: macho ( tigre ) fêmea ( tigresa )
Classe: Mamífero
Ordem: Carnívoro
Família: Felídeos

Algumas raças de Tigres
Tigre-de-bengala ( Panthera tigris tigris ), tigre-da-China ( Panthera tigris amoyencis ), tigre-da-Indochina ( Panthera tigris corbetti ), tigre-da-Sibéria ( Panthera tigris altaica ), tigre-branco, tigre-de-sumatra Panthera tigris sumatrae ), tigre-de-Java (Panthera tigris sondaicus ), tigre-do-cáspio( Panthera tigris viragata ).

HÁ 100 anos atrás existiam 100.000 tigres, hoje só tem 5.000 tigres.Por causa da extinção dos tigres, de 8 espécies hoje existem só 5.Os tigres surgiram na Sibéria, mas eles se espalharam por muitos países como: Índia, Indochina, Birmânia, Java, Balisse e Turquia. Um tigre consegue puxar animal de900 kg,imagine a força deste animal.O maior tigre encontrado até hoje, foi um tigre-da-Sibéria, com 2,60 metros de comprimento, e 320 kg. Na época de acasalamento, os tigres não disputam a fêmea, eles fazem a tentativa e a fêmea escolhe um, o outro segue seu caminho.

Características de tigres
A cauda de um tigre pode medir um metro de comprimento, o pelo do tigre é laranja e as listras são as digitais dos tigres, cada um tem as suas listras diferentes. O tigre é considerado um dos mais belos e temíveis do reino animal. Quando corre através da floresta ou no campo coberto de neve sua ple ondula e sua pelagem listrada de laranja e preto cintilam como se fosse cetim. Seus gestos são ágeis, firmes e graciosos, seu olhar fixo e penetrante é quase magnético, como se estivesse sempre observando uma presa.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fúria

..."em que mundo é que tu vives?"... Foram as palavras que me deixaram furiosa.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Desiludida!!

Nada como uma manhã cheio de sol
nada como as saudades que sinto da minha pequena
que me dá forças para animar
Nada como pensar nas palavras que fazem sentido
-Novo dia, novo começo...
-quando se cai também se levanta...
-a vida é curta, o caminho é para a frente...
-o passado ficou lá atrás, temos de viver o "Agora"...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Concerto de solidariedade

Concerto de solidariedade a favor do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa - Projecto Dar a mão por Associação Portuguesa Contra a Leucemia

Dia 11 de Janeiro de 2011, pelas 18h30, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa realizar-se-á um Concerto de solidariedade a favor do Serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Este concerto contará com a Banda Sinfónica da GNR, com o maestro Jean-Sébastien Béreau e com os solistas Ana Telles, Ajda Zupancic, João Moreira e João Rodrigues.

Dar a Mão é um gesto de solidariedade e agradecimento que parte de Ana Telles, pianista e antiga doente do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa, na ocasião em que se comemora o 10º aniversário do seu último tratamento nessa instituição. Pretende viabilizar um donativo com o propósito de o dotar o referido Serviço de um sistema de Wi-Fi que permita aos doentes internados um melhor contacto com o exterior, nomeadamente com as respectivas famílias.

O projecto congrega esforços de várias outras personalidades, incluindo a prestigiada Banda Sinfónica da GNR, o conceituado maestro e compositor Jean-Sébastien Béreau e ainda outros solistas que lutaram contra a mesma doença.

O programa do concerto compreende uma abertura festiva, Fanfarres liturgiques, de Henri Tomasi, uma obra especialmente composta para a ocasião e para os solistas em destaque pelo maestro e compositor Jean-Sébastien Béreau, sobre o poema Tu és a Esperança, a Madrugada, do livro As mãos e os frutos de Eugénio de Andrade, e a célebre Sinfonia em ré menor de César Franck, monumento da literatura sinfónica aqui numa transcrição para orquestra de sopros, simbolizando um percurso de redenção entre as trevas e a luz comparável ao processo de cura de quantos já foram confrontados com doenças do foro oncológico.

Dar a Mão pretende veicular uma mensagem de esperança e confiança para todos quantos lidam com a doença, assumindo igualmente o propósito de agradecer e felicitar os vários profissionais do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa pelo trabalho quotidianamente desenvolvido em prol de tantas vidas.

NOTA: Os Bilhetes estarão à venda cerca de uma hora e trinta antes do espectáculo, na Reitoria sa Universidade Nova de Lisboa.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Forças

Doe-me o corpo e o coração
Sinto-me tão pesada e dolorida
Sinto tanta a vontade de escrever
Como não sinto nada de inspirada

Dia após dia, hora após hora
Quando não te vejo
Sinto-me enfraquecer
A perder as forças

Tenho de lutar contra tudo
Para me saciar
Sugar sangue novo e fresco
Até não poder mais

E acordar no dia seguinte
Com a força de um Tigre (signo chines)
A energia de um Peixe (signo)
E equilibro de uma Balança (ascendente)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Vida...


"Ser feliz não é ter uma vida perfeita,
mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligencia,
pois a vida, é um espectáculo IMPERDIVEL!!!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Egoismo

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

instrumento musical

Um instrumento musical é um objecto, ou objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.

A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objecto de debates. Arqueologistas tendem a debater o assunto referindo a validade de várias evidências como artefactos e trabalhos culturais.

Instrumentista é aquele músico que toca algum instrumento.
Nos cordofones o som é provocado pela vibração de parte do instrumento: as cordas, quando friccionadas, pinçadas ou percutidas. Exemplos:
Alaúde, Baixo, Baixo elétrico, Balalaica, Bandolim, Banjo, Berimbau, Cavaquinho, Charango, Cembalo, Cistre, Cítara, Clavicórdio, Contrabaixo, Cravo, Craviola, Dulcimer, Espineta, Guitarra, Guitarra acústica, Guitarra semiacústica, Guitarra eléctrica, Guitarra inglesa, Guitarra portuguesa, Guitolão, Harpa, Kantele - (Derivado da Cítara), Kora, Koto, Lira,Piano, Rebab, Saltério, Sanfona, Sangen, Sitar, Ukulele, Viola, Viola caipira, Viola da gamba, Viola-de-cocho, Violino, Violoncelo, Rabeca, Piano de madeira

Instrumentos de percussão
A família tradicionalmente chamada de instrumentos de percussão pode ser dividida, pelo critério da produção sonora, em idiofones percutidos e membranofones percutidos.

Nos idiofones percutidos, é a vibração de todo o instrumento musical que produz o som. Exemplos: O triângulo (também conhecido como "ferrinhos") é um idiofone.Agogô, Afoxé, Bateria (pratos), Bloco sonoro, Caneca, Carrilhão, Castanhola, Caxixi, Chimbal, Chocalho, Ganzá, Marimba, Pandeireta (soalhas), Pandeiro (soalhas), Pandeirola, Pratos, Reco-reco, Sino, Sinos tubulares, Tantã, Triângulo(ferrinhos), Xilofone, Xequerê

Nos membranofones percutidos o som é produzido por uma membrana esticada, tal como uma pele, tecido ou membrana de material sintético. Exemplos:
O timbalão, (um dos vários tipos de tambor), é um membranofone.Atabaque, Batá, Bateria (tambores), Bumbo (um tipo de tambor), Caixa, Cuíca, Djembê, Pandeireta (pele), Pandeiro (pele), Repinique, Surdo, Tambor, Tamborim, Tarol (um tipo de tambor), Tom-tom ,Zabumba

Instrumentos de sopro
TrompaNos aerofones é a circulação do ar que provoca a oscilação de componentes do instrumento musical, produzindo sons. Exemplos:
Berrante, Bombardino, Clarineta (ou clarinete), Clarone, Corne-inglês, Didjeridoo, Dulciana, Escaleta (ou piânica), Fagote, Flauta transversal (Flauta), Flauta doce, Flauta baixa, Flautim, Flugelhorn, Gaita, Gaita-de-fole, Órgão, Oboé, Ocarina, Pífaro, Pife brasileiro, Saxofone (soprano, alto, baixo, tenor), Trompa,Trompete (de pisto, de chave),Trombone (Trombone de vara, alto, baixo),Tuba (ou Bombardon)

Instrumentos de teclas
Os instrumentos de teclas podem classificados como pertencendo a qualquer uma das diversas categorias anteriores, pelo modo como o som é produzido. Mas, pelo modo de tocar, há quem considere os instrumentos de teclas como uma categoria diferente. Exemplos:
Acordeão,Bandoneon,Celesta,Clavicórdio,Concertina,Cravo,Ondas Martenot,Órgão,Piano,Teclado

Instrumentos musicais eléctricos
Categoria introduzida no século XX, para permitir a classificação de instrumentos em que intervém a energia eléctrica.
Órgão eletrônico,Piano digital,Sampler,Sintetizador,Teremim,teclado

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Força das palavras

Por estes dias tenho estado enclausurada…
E deste lugar saiu um texto escrito por mim
Mas com uma intensidade,
Que não consigo colocar no meu blog…
O escrito está em duas páginas
“A revolta dos sentimentos”
Voltei a ler, vezes sem conta
Reparei na dureza das palavras
Na profundeza dos sentimentos
Nas dúvidas inconstantes
Ainda pergunto a mim mesmo
Da onde saíram aquelas frases…

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Um alguém

Eu não quero só mais um rostinho bonito para mim.
Eu não quero só mais um para no final me magoar.
Eu não quero qualquer um.
Eu quero alguém que se importe realmente comigo.
Alguém que me faça sorrir, independente da situação, do lugar, do momento.
Alguém que me faça feliz, que quando eu o olhe, eu tenha a sensação de borboletas inquietas em meu estômago.
E quando ele me abrace, quero ter a sensação de que o mundo gira em torno de nós dois, apenas nós.
Não quero que essa pessoa venha de um conto de fadas, não quero uma pessoa perfeita, pelo contrário.
Quero ter brigas bobas, mas que logo se resolva com um belo beijo e um abraço bem apertado.
Alguém que me deixe envergonhada no momento que me elogiar.
Que me conforte nas tardes frias e chuvosas assistindo um belo filme romântico e comendo guloseimas.
Nos momentos de loucuras, quero alguém que entenda esse meu estado de humor e saiba falar as palavras certas, ou se não souber, que se afaste subitamente.
Nos momentos bobos, quero alguém que também entre na brincadeira, que sorria comigo e se transforme em uma verdadeira criança.
Alguém com seus defeitos, que eu enxergue e mesmo assim o ame do jeito que é.
Quero que seja alguém com quem futuramente eu possa lembrar de tudo vivido, todos os sorrisos, brincadeiras, todas as brigas, todos os abraços apertados e dos momentos de medo.
Quero alguém que possa me abraçar e dizer que está tudo bem, quando eu me sentir desamparada.
Alguém que eu possa confiar e que eu possa chamar de meu amor.
Beleza interior é muito mais importante do que a beleza exterior.
E conteúdo é algo realmente fascinante.
Talvez seja pedir demais... Ou não.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sabedoria


Desde a noite dos tempos que o ser humano procura a sabedoria de viver… Sabedoria, na linguagem bíblica, significa fazer escolhas que nos tornem felizes. O quotidiano exige-nos um sem-número de escolhas; o fundamental é saber em quais delas eu coloco a minha felicidade. -grão de mostarda
endereço facebook

Rota da Água

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Escolhas que não podemos escolher

É comum ouvirmos que “na vida, há sempre dois caminhos a seguir...”, que “a vida é feita de escolhas”. Certo ou errado, Bem ou Mal, etc.
Deus quis assim e nos deu o livre arbítrio para que pudéssemos decidir entre um ou outro caminho (nunca ‘os dois’). São caminhos que têm prós e contras ‘equivalentes’, aparentemente. E, a partir do momento em que escolhemos por um dos dois, escolhemos também quem caminhará ao nosso lado; ou o Pai ou...

Porém, há situações que nos são surpreendentes, que nos pegam na ‘contramão’, que nos causam profundo impacto. Por vezes, que nos apanham de surpresa, ou nos são colocados debaixo dos pés.
Estas situações, não são ‘de escolha’, como a maioria. São de ‘situações de confiança’. Não são momentos que escolhemos se queremos isto ou aquilo, ou assado ou cozido. Elas somente ‘acontecem’, assim, de forma abrupta e quando tentamos pensar em fazer alguma coisa, nos percebemos que estamos de mãos atadas. É nessas situações, que Deus nos testa a confiança que temos n’Ele.

Mesmo que já tenhamos vivido diversas situações, tomado muitas decisões e sempre seguindo pelo caminho correcto, vemo-nos “sem caminho a seguir”.
É como se estivéssemos numa estrada longa, de diversos terrenos e obstáculos, em que, de vez em quando, defrontamos com bifurcações. Sempre escolhemos o caminho que achávamos correcto. Porém, ainda na mesma estrada, chegamos a um ponto onde não conseguimos ver mais nada, nem à frente, nem de um lado, nem de outro. E então, parámos, pois não há como seguir. Simplesmente não há mais ‘para onde’ seguir. E durante a nossa vida, é assim que nos encontramos, muitas vezes.

Sim, a vida é feita de escolhas, mas, às vezes, são ‘escolhas que nós não podemos escolher’ e por vezes, são escolhas que não queremos ter.
Deus costuma nos apresentar situações inimagináveis, absurdas, inaceitáveis humanamente. Perdemos pessoas que nos pareciam ‘para sempre’ nossas. Perdemos oportunidades pelas quais esperamos a vida toda. Perdemos, enfim, o rumo da vida.

Antes, o caminho, apesar de pedregoso, pelo menos era visível. Neste momento, não é mais. Não sabemos para onde ir.
Só há um lugar para onde se pode ir, quando o mundo desaba em nossas cabeças. Só há um lugar onde nos sentiremos confortados em nossa angústia, aliviado de nossas dores. Só há um lugar onde a vida fará sentido. O chão.
Sim, o chão, de joelhos, com o espírito humilde, admitindo a si mesmo a própria incapacidade de agir em determinada situação. E o mais importante: entregando-a, de vez, nas mãos de Deus.

O chão no qual pisamos, que sujamos, limpamos, é também lugar de descanso. Descanso espiritual. De joelhos no chão são a mais profunda representação de miséria, de humildade, de pobreza. É quando nos colocamos em nosso lugar, de simples homens, criaturas do Criador, servos do Senhor.
Quando não vemos mais o caminho, quando a luz se apaga e a ‘bússola da vida’ falha, então, é hora de seguir. Seguir para o chão e somente confiar. Que a luz se acenda, que a estrada se ilumine novamente, que seus olhos se abram e que o caminho possa voltar a ser ‘caminhado’, novamente.

Mas, para isso é preciso confiar. Ah... E a confiança é tão difícil de ser encontrada nessas horas... Quando na fartura e na alegria ela se encontra ali, do nosso lado, na tristeza e no desespero ela foge, se esconde e só é encontrada lá no fundo da nossa humanidade. Se a situação está fora do nosso controle, se as tentativas já se esvaíram e se nosso caminho está escuro, é hora de confiar. É hora, mais do que todas as horas, de ir para o chão. Despir-se do fútil, das máscaras, das mágoas e tomar a única decisão sensata.

É desses momentos, de cegueira completa, que nascem os grandes homens e as grandes mulheres. Aqueles que souberam tomar o melhor caminho quando não havia mais caminho. Aqueles que souberam confiar no “inconfiável”, crer no inacreditável e tocar no impossível. Enfim, são aqueles que souberam descer ao chão da miséria, para mais adiante, subir ao céu da Glória.
É daí que nasce a força da sobrevivência...

domingo, 2 de janeiro de 2011

Confusa

E assim que sinto...

sábado, 1 de janeiro de 2011

11 Desejos

11 Desejos para o anos 2011!!

-Saude;
-Familia, crianças, alegrias;
-Independencia;
-Trabalho;
-menos crise;
-Menos guerras e desentendimentos;
-amizades;
-paz e tranquilidades;
-solidariedade;
-Amor;
-menos impostos..