Meus outros blogs:

sábado, 29 de maio de 2010

Banco Alimentar

Bancos Alimentares realizam mais uma Campanha de recolha de alimentos em 29 e 30 de Maio.
Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à generosidade de toda a sociedade civil em mais uma campanha de recolha de alimentos.

Mais de 27 mil voluntários vão convidar os portugueses a serem solidários com os mais necessitados da sua região, doando alimentos, em 17 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, Aveiro, Abrantes, S.Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo).

Os Bancos Alimentares Contra a Fome apoiam 1.750 instituições de solidariedade, que concedem apoio alimentar a mais de 275 mil pessoas comprovadamente carenciadas. Só no ano passado foram distribuídas 23 mil toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 31,4 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 90,7 toneladas por dia útil.
No 1º trimestre de 2009 verificou-se uma crescente procura de apoio alimentar, tanto por parte das instituições beneficiárias, como directamente por pessoas carenciadas, em linha com o agravamento da situação económica e com o crescimento do desemprego, que tem vindo a afectar um cada vez maior número de famílias portuguesas.

COMENTÁRIOS: Participei no Sábado. Entreguei sacos e fiquei afonica no dia aseguir, recebi os sacos com as compras. E falava com as crianças, que faziam muitas perguntas.
Já á muito tempo, que não o fazia. E soube-me bem. Ajudar, participar e ajudar a um amigo, que organizou. Domingo, contribui com os cupões.

Amigos e amigas, o Banco Alimentar ainda está em vigor com os cupões até ao proximo domingo. Quem ainda não contribuiu e queiram fazer... É so ir ao Continente, Pingo Doce, Modelo, Lidl e á entrada estão os cupões com os produtos.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

BIZÂNCIO 2010

trata-se de organizar e prepara a viagem à cidade que, na história do planeta, mais tempo se manteve (ininterruptamente) como a primeira cidade do mundo.

Constantino, Imperador Romano, muda a capital do Império para lá (e levou-lhe o nome), e, por mais de mil anos (até à sua tomada pelos Turcos Otomanos, em 1453) é a maior e mais importante cidade do planeta. Nem Roma conseguiu isso.

O centro de importância comercial, político, etc, deslocou-se para lá, e, até ao século XV, o que havia para ver do mundo ia-se a Constatinopla para ver (era chamada o olho do mundo).

Quando foi tomada passou a ser Istambul, e ainda é a maior cidade da Europa... (qualquer coisa como o dobro de Londres, só por causa das dúvidas).

A Igreja de Santa Sofia (hagia sofia: santa sabedoria) foi a maior do mundo até estar completa a Basílica de São Pedro em Roma (e foi a maior do mundo durante mais de mil anos, São Pedro de Roma já não é a maior do mundo...). Mas, desde aquele ano de 1453 passou a ser uma mesquita (desde o princípio do século XX é uma espécie de museu-monumento nacional)

Comentário: já temos andamento... Preços, hoteis, passeios, vistos, passaportes, liras turcas, stress...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Biodanza

Aprendi uma coisa na biodanza, ao ouvir as palavras da Geane.
"Os animais são mais instintivos enquanto os humanos são emocionais"
Independentemente, da aonde estejas, donde vives, os teus pais estarão sempre do nosso lado.
A eles, recorrermos os conselhos, a eles recorremos a energia de sobreviver, com eles aprendemos o conhecimento e sabedoria das palavras e das experiências, a eles recorremos ao amor incondicional.
A maior felicidade que eles pretendem, antes dos netos é a felicidade dos filhos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Nós lutamos todos os dias, todo o dia,
De manha acordamos para mais um momento de felicidade
Aonde ela estiver

terça-feira, 25 de maio de 2010

PRENDAS E SUBORNOS


Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar contra a Fome.
Quando tomei posse como presidente da Câmara de Santarém fui
confrontado com a quantidade de prendas que chegavam ao meu gabinete.
Era a véspera de Natal. Para um velho polícia, desconfiado e vivido, a hecatombe de presuntos, leitões, garrafas de vinho muito caro, cabazes luxuosos e dezenas de bolos-rei cheirou-me a esturro. Também chegaram coisas menores. E coisas nobres: recebi vários ramos de flores, a única prenda que não consigo recusar.

Decidi que todas as prendas seriam distribuídas por instituições de solidariedade social, com excepção das flores. No segundo Natal a coisa repetiu-se. E então percebi que as prendas se distribuíam por três grupos. O primeiro claramente sedutor e manhoso que oferecia um chouriço para nos pedir um porco. O segundo, menos provocador, resultava de listas que grandes empresas ligadas a fornecimento de produtos, mesmo sem relação directa com o município, que enviam como se quisessem recordar que existem. O terceiro grupo é aquele que decorre dos afectos, sem valor material mas com significado simbólico:
flores, pequenos objectos sem valor comercial, lembranças de Natal.

Além de tudo isto, o correio é encharcado com milhares de postais de boas-festas que instituições públicas e privadas enviam numa escala inimaginável. Acabei com essa tradição. Não existe tempo para apreciar um cartão de boas--festas quando se recebe milhares e se expede milhares.

Quanto às restantes prendas, por não conseguir acabar com o hábito, alterei-o. Foi enviada nova carta em que informámos que agradecíamos todas as prendas que enviassem. Porém, pedíamos que fosse em géneros de longa duração para serem ofertados ao Banco Alimentar contra a Fome. Teve um duplo efeito: aumentou a quantidade de dádivas que agora têm um destino merecido. E assim, nos últimos dois Natais recebemos cerca de 8 toneladas de alimentos.

Conto isto a propósito da proposta drástica que o PS quer levar ao Parlamento que considera suborno qualquer oferta feita a funcionário público. Se ao menos lhe pusessem um valor máximo de 20 ou 30 euros, ainda se compreendia e seria razoável. Em vários países do mundo é assim. Aqui não. Quer passar-se do 8 para o 80. O que significa que nada vai mudar. Por isso, fica já claro que não cumprirei essa lei enquanto funcionário público. Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar. E jamais devolverei
uma flor que me seja oferecida.

Francisco Moita Flores, Professor Universitário

Cebolinho

Planta liliácia, de folhas verdes, roliças, usadas como condimento.
É originária da Sibéria e foi introduzida no Brasil, pelos portugueses. Rico em vitaminas A e C, o cebolinho é da família das cebolas.

De facto, o gosto tem uma reminiscência a cebola, mas mais delicado, porque contém menos enxofre. Quanto finamente cortado, a sua cor verde-clara faz dele um suplemento muito atractivo e saboroso dos pratos em que se usa. É uma das clássicas fines herbes juntamente com a salsa, estragrão e cerefólio, e casa-se muito bem com pratos de ovos, como omeletes, e com molhos à base de ovos.

Uma mão-cheia de cebolinho picado é o acabamento perfeito para quase todas as saladas, sopas ou molhos, melhorando-lhe o sabor, bem como a apresentação. As flores de cebolinho podem ser espalhadas por cima das saladas para se obter um melhor sabor e aspecto visual.

É perfeito para pratos salgados como carnes, peixes, refogados e sopas. Pode ser utilizado tanto o bulbo quanto as folhas, fresco ou refogado. Um cozinhado demorado diminui-lhe o sabor, pelo que é melhor adicioná-los aos pratos no último minuto.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inauguração da Exposição

Inauguração da Exposição de Pintura da Laura Leitão,
uma das cantoras do nosso grupo Ekvat.
Quinze minutos de actuação do grupo
em que dançamos os Goulins...
Pinturas ainda em exposição na Casa de Goa, em Alcantara.

domingo, 23 de maio de 2010

Calculo mental

Calculo mental rápido!!!
Já sabes, para começares a jogar, clica sobre a imagem:


Comentário:
Hoje deu nas noticias, que houve um campeonato de miudos para "calculo mental rápido." Adorei ver isso. Ver miudos a fazer contas de cabeça, gostar de numeros e matemática. Vi este site de cultura Geral e tentei responder ás perguntas. Experimenta.

sábado, 22 de maio de 2010

Praia

Primeira ida á praia...
Quase não havia areia, estava maré cheia...
Pés na areia, água gelada, Sol quentinho e muito protector...
Mesmo morena como sou, protector 50 para as crianças..
É mito, o que dizem das pessoas escuros, não precisarem de nivel alto de protecção.
De manhã, com chapeu de sol, fruta e água, com a minha cunhada e princesa.
Tivemos a companhia de um pequeno gatinho. Ora punha em cima da barriga da minha cunhada, ou entre as minhas pernas...malandro, lol.
Á tarde, como é a tradição (Noutros anos, com a minha mana, nos primeiros dias de Junho) com a minha mana, cunhada e princesa.
Longas conversas, miragens á vista... e eu comprei um biquini, na praia.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pensamento em busca

Não deixemos que as actuais injustiças, particularmente sobre os mais frágeis, nos paralisem o coração… Em vez de nos deixarmos exasperar, busquemos vontades solidárias, capazes de acções concretas, por muito insignificantes que possam parecer. Na união de minúsculos grãos de farinha é que se consegue cozer o pão que nos sacia a fome…

Signo de Gemeos

O signo de Gémeos simboliza a expressão e a comunicação. O geminiano é curioso, perspicaz e inventivo. É adaptável, porém inquieto e não tem muita persistência e concentração.

É uma pessoa sensível, conversadora e simpática. Precisa cultivar a persistência ou a sua inquietação vai dificultar a sua realização. Gosta de socializar-se, de ler e tem muitos afazeres.

Seu talento é para comunicação, viagens e intelectualidade. Classifica tudo, colecciona informações mesmo que não saiba o que fazer com elas. Monotonia não é com ele: curioso quer saber e conhecer tudo.

Ágil, rápido, nervoso e animado. Pode até ser áspero e irónico. Inseguro com emoções precisa de estimulação ou se desinteressa. Odeia estar preso a horários. Aprende vendo e tirando suas próprias conclusões.

O MUNDO DOS CONTACTOS PRÓXIMOS - relacionamento com as pessoas mais chegadas: irmãos, primos, parentes, colegas, vizinhos e contactos estabelecidos através de correspondência, telefone, vias de comunicação e pequenas viagens, relacionamentos da mente e os estudos.

Representa as comunicações, a inteligência, as investigações, a percepção, a verbalização e todos os tipos de comunicação (falada ou escrita).

Condimento: Em geral, gostam de comidas bem temperadas, talvez temperado com erva-doce.
Erva: Folha de limão.
Metal: Mercúrio.
Animais: Macaco e Borboleta.
Cristais: Ágata (de todas as cores) e Esmeralda.
Árvores: Aveleira e Nogueira.
Flores: Azaléia, Samambaia e Lavanda.

Elemento: ar
Planeta regente: Mercúrio
Princípio: activo
Parte do corpo: pulmões
Frase: "Eu acho que tenho certeza."
Cor: Todas as cores, mas tende para o amarelo
Pedra: Ágata

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Memórias

Adoro ouvir o Nuno Markl com a caderneta de cromos,
faz-me lembrar de coisas que passamos quando eramos crianças, jovens endiabradas.
Farto-me de rir.....

26-05-10 2º Cromo: Nuno Markl encontra-se na música /1º Cromo: Duarte e Companhia
25-05-10 1º Cromo: As viagens para o Algarve / 2º Cromo: Momentos Kodak
24-05-10 1º Cromo: Nestum Mel / 2º Cromo: Rocky IV
21-05-10 2º Cromo: Gelados de Verão/ 1º Cromo: O Barco do Amor
20-05-10 1º Cromo: Jogos de água/ 2º Cromo: Leitarias Ucal
19-05-10 2 º Cromo: Os atletas do Cola-Cao/ 1º Cromo: Os kits de montar
18-05-10 1º Cromo: O leite Milo/ 2º Cromo: Bananaman e Superavózinha
17-05-10 1º Cromo: As saúde das crianças nos anos 70 e 80/ 2º Cromo: Chuck Norris
14-05-10 2º Cromo: MC Hammer/ 1º Cromo: Flash Gordon
13-05-10 2º Cromo: Tocar às campaínhas/ 1º Cromo: O anúncio do lava loiça da Palmolive
12-05-10 1º Cromo: O Adesivo/ 2º Cromo: Dirty Dancing
11-05-10 1º Cromo: Fame/ 2º Cromo: O Bollycao
10-05-10 2º Cromo: Nikita/ 1º Cromo: O Paraíso no Banho
07-05-10 1º Cromo: O Pacman/ 2º Cromo: As Doce
06-05-10 1º Cromo: O quadro do Menino da Lágrima/2º Cromo: O diário da Maria
05-05-10 1ºCromo: O Verão Azul/ 2º Cromo: Verde Vinho
04-05-10 1º Cromo: O Bonanza
03-05-10 2ºCromo: Disco Gum/ 1º Cromo: As cábulas
30-04-10 1º Cromo: A Arte de Pintar/ 2º Cromo: He-Man
29-04-10 2º Cromo: O Toddy-Cóptero/ 1º Cromo: O Ovo Estrelado
28-04-10 1º Cromo: As visitas de estudo/ 2º Cromo: Chapi Chapo
27-04-10 2º Cromo: O Jornal do Incrível/ 1º Cromo: O Passeio dos Alegres
26-04-10 1º Cromo: MacGyver/ 2º Cromo: O 200
23-04-10 2º Cromo: Peço a palavra/ 1º Cromo: A folha de sinónimos do Secundário
22-04-10 2º Cromo: Os 3 Mosqueteiros/ 1º Cromo: A Aula 100
21-04-10 2º Cromo: Break Dance/ 1º Cromo: O Justiceiro
20-04-10 2º Cromo: Os Sugus de Fruta/ 1ºCromo: As Calças de fazenda
19-04-10 2º Cromo: As canções de embalar/ 1ºCromo: A moda dos sabonetes
16-04-10 1º Cromo: Os autocarros de dois andares/ 2º Cromo: Expotocolante
15-04-10 2º Cromo: Pesadelo Em Elm Street/ 1º Cromo: Dallas
14-04-10 2º Cromo: Quando o coração chora de amor/ 1º Cromo: Primeiro guia de cabelos da Caderneta de Cromos
13-04-10 1º Cromo: O Monstro da Lagoa Negra/ 2º Cromo: Destaque e Brinque
12-04-10 2º Cromo: A Paixão de Cristo/ 1º Cromo: A Heidi
01-04-10 2º Cromo: As perneiras/ 1º Cromo: O Dia das Mentiras
31-03-10 2º Cromo: As botas ortopédicas/ 1º Cromo: Arreganha a taxa
30-03-10 2º Cromo: Pudins/ 1º Cromo: V
29-03-10 1ºCromo: O jogo da cama de gato/ 2º Cromo: A Lambada
26-03-10 1º Cromo: Mister Ed/ 2º Cromo: Outrun
25-03-10 2º Cromo: Espaço 1999/ 1º Cromo: Linhas Cruzadas
24-03-10 1ºCromo: A Super Mulher/ 2º Cromo: Pen Friends
23-03-10 2º Cromo: No País dos Rodinhas/ 1º Cromo: os jogos de vídeo
22-03-10 2º Cromo: O Naranjito/ 1º Cromo: O gel para o cabelo
19-03-10 2º Cromo: Os Kispos/ 1º Cromo: O Walkman
18-03-10 1º Cromo: O Milhafre Voador/ 2º Cromo: O jogo do elástico
17-03-10 1º Cromo: Clube Amigos Disney/ 2º Cromo: Os jovens heróis de Shaolin
16-03-10 1º Cromo: Os trabalhos manuais/ 2º Cromo: O Jogo da Glória
15-03-10 2º Cromo: roupa interior/ 1º Cromo: O Rambo
12-03-10 1º Cromo: O ano de 1979/ 2º Cromo: Paródia com os parodiantes
11-03-10 1º Cromo: Bana e Flapi/ 2º Cromo: Edição 2 em 1
10-03-10 1º Cromo: A TV Pirata/ 2º Cromo: Suzy Paula
09-03-10 1º Cromo: Amor em tempo de cromos /2º Cromo: Flashdance
08-03-10 2º Cromo: Viciados nos Clássicos/1º cromo: Top Gun - Ases Indomáveis
05-03-10 1º Cromo: O estojo de química/ 2º Cromo: Totobola - 2ª parte
04-03-10 1º Cromo: O Totobola/ 2º Cromo: Os estrunfes
03-03-10 1º Cromo: Já Estou/ 2º Cromo: Só falei para dizer
02-03-10 2º Cromo: Action Man Vs Madelman/ 1º Cromo: TV Rural
01-03-10 1º Cromo: Chuva na Areia/ 2º Cromo: Coma com Pão
26-02-10 2º Cromo: O Slow/ 1º Cromo: O jogo do Alho
25-02-10 1º Cromo: O Quarto Escuro/ 2º Cromo: Os walkie-Talkies
24-02-10 2º Cromo: Suchard Express/ 1º Cromo: Abraço a Moçambique
23-02-10 1º Cromo: Verdade ou Consequência/ 2º Cromo: Miami Vice
22-02-10 2º Cromo - Págian dos elogios e dos castigos infantis/ 1º Cromo: O Bate pé
19-02-10 1ºCromo: Karate Kid/ 2º Cromo: As Pulseiras
18-02-10 2º Cromo: Pipi das Meias Altas/ 1º Cromo: Directamente do campo
17-02-10 2º Cromo: A guerra dos refrigerantes em Portugal/ 1º Cromo: A censura
15-02-10 1º Cromo: Os video-clubes/ 2º Cromo: O Carnaval
12-02-10 1º Cromo: Tom Sawyer / 2º Cromo: Hello - Lionel Richie
11-02-10 2º Cromo: O strip poker de Samantha Fox/ 1º Cromo: Follow Me
10-02-10 1º Cromo: Os Modern talking/ 2º Cromo: Sensualidade nos anúncios de TV
09-02-10 2º Cromo: Adam Curry/ 1º Cromo: A Anita
08-02-10 1º Cromo: Topo Gigio/ 2º Cromo: Comanchero
05-02-10 2º Cromo: Galos e Galinhas/ 1º Cromo: Edição 101
04-02-10 1º Cromo: A iogurteira/ 2ºCromo: O sequim de ouro
03-02-10 1º Cromo: A bola Nívea/ 2º Cromo: Agora Escolha
02-02-10 1ºCromo: A Minha Cozinha/ 2º Cromo: O Dartacão
01-02-10 1º Cromo: O fim da emissão/ 2º Cromo: Pintarolas
29-01-10 1º Cromo: Os Calquitos/ 2º Cromo: Breaks de bateria
28-01-10 2º Cromo: O decatlo do Daley Thompson/ 1ºCromo: Os Iôs-iôs
27-01-10 2º Cromo: A guerra das farinhas/ 1º Cromo: As 3 vidas da música Live Is Life
26-01-10 2º Cromo: Cigarrinhos de chocolate/ 1º Cromo: O Vicks Vaporrub
25-01-10 2º Cromo: Jackie e o Urso de Talack/ 1º Cromo: O Exorcista
22-01-10 1º Cromo: Os brindes do sumo de laranja/ 2º Cromo: Sandokan
21-01-10 1º Cromo: Os brindes dos detergentes/ 2º Cromo: O amor verdadeiro pela Kim Wilde
20-01-10 1º Cromo: A Abelha Maia / 2º Cromo: As canetas de feltro
19-01-10 1º Cromo: O disco de plástico oco/ 2º Cromo: Os furinhos da Regina
18-01-10 1º Cromo: A termotebe / 2º Cromo: Palavras acabadas em ria
15-01-10 2º Cromo: Discoband dos Scotch/ 1º Cromo: Os Jogos Sem Fronteiras
14-01-10 2º Cromo: As TVs a Cores/ 1º Cromo: A tele-escola
13-01-10 1º Cromo: Onda Choc Vs Ministars/ 2º Cromo: Tulicreme vs. pastas com sabor a chocolate
12-01-10 1ºCromo: As K7s / 2º Cromo: As aulas de educação física
11-01-10 2º Cromo: O Tragabolas/ 1º Cromo: Sport Billy
08-01-10 1º Cromo: Pirolito Bilas / 2º Cromo: Pica-paus do espaço
07-01-10 1º Cromo: Samantha Fox/ 2º Cromo: O Falcor
06-01-10 1º Cromo: Dias felizes/ 2º Cromo: Candy Candy
05-01-10 2º Cromo: As canetas com senhoras desnudadas/ 1º Cromo: As botas colibri
04-01-10 2º Cromo: Summer Holiday/ 1º Cromo: El Fizz de Limão
31-12-09 Cromo nº1 - Comer Cola/ Cromo nº2 - Os orgãos Casio
30-12-09 Cromo nº 1: Os Fá/ Cromo nº 2: Tarzan Boy
29-12-09 Cromo nº 2: Violência nos anos 80/ Cromo nº 1: José Cid na Eurovisão
28-12-09 1º Cromo: Louco amor/ 2ºCromo: Pato com Laranja
24-12-09 2º Cromo: Feliz natal!/ 1º Cromo: Bom Bokas de Natal
23-12-09 2º Cromo: A Minha Agenda/ 1º Cromo: Fantasias de Natal
22-12-09 2º Cromo: O Corredor da Morte/ 1º Cromo: A Máquina de lavar
21-12-09 1º Cromo: A boneca Tuxa/ 2º Cromo: as bolachas
18-12-09 2º Cromo: Mastermind/ 1º Cromo: A Feira Popular
17-12-09 1º Cromo: Green Sands/ 2º Cromo: O Pogoball
16-12-09 1º Cromo: Zarabatanas de escola/ 2º Cromo: O Mikado
15-12-09 1º Cromo: A revista Gina/ 2º Cromo: A máquina de calcular
14-12-09 1º Cromo: O polvo /2º Cromo: O Relógio Digital
11-12-09 1º Cromo: O jogo do espeta/ 2º Cromos: As pastilhas Gorila
10-12-09 1º Cromo: A magia do 24 Horas da RTP/ 2º Cromo: Os carrinhos de rolamentos
09-12-09 2º Cromo: Os bichos-das-Sedas/ 1º Cromo: O Match Day
07-12-09 1º Cromo: O Homem da Atlântida/ 2º Cromo: A revista Bravo
04-12-09 2º Cromo: O mealheiro de infância/ 1º Cromo: O Cubo de Rubik
03-12-09 2º Cromo: A pirataria/ 1º Cromo: Chukie Egg
02-12-09 1º Cromo: O Sabichão/ 2º Cromo: O Blandiblub
30-11-09 2º Cromo: A nova geração dos Cinco/ 1º Cromo: as pastilhas Pirata!
27-11-09 1ºCromo: O Tolan/ 2º Cromo: O dedo
26-11-09 1º Cromo: O Pantógrafo/ 2º Cromo: O Barco dos Piratas
25-11-09 1º Cromo: O Quitoso/ 2º Cromo: O Automan
24-11-09 1º Cromo - A Bota Botilde/ 2º Cromo - Colecção de latas
23-11-09 1º Cromo: O Cromo nº 1/ 2º Cromo: As Petazetas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cachorro...

Se um cachorro fosse o seu professor, você aprenderia coisas assim:

*Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro."
*Nunca perca uma oportunidade de ir passear."
*Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto."
*Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar."
*Corra, pule, brinque todos os dias."
*Tente se relacionar bem com o próximo e deixe as pessoas lhe tocarem."
*Não morda quando um simples rosnado resolver a situação."
*Em dias quentes, pare, role na grama, beba bastante líquidos e deite na sombra de uma árvore."
*Quando você estiver feliz, balance seu corpo, pule, dance..."
*Não importa quantas vezes errem... volte, faça as pazes."
*Aproveite o prazer de uma longa caminhada."
*Se alimente com gosto e entusiasmo e coma apenas o suficiente."
*Seja leal."
*Nunca pretenda ser o que você não é."
*Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar."
E O MAIS importante...
*A amizade verdadeira não aceita limitações!!!"

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE DIZEM SER IRRACIONAL !!!!
Enviada pela: O.D.

terça-feira, 18 de maio de 2010

O povo...

"O povo saiu à rua para festejar a vitória do Benfica e eu, apesar de ser do FC Porto, não achei mal.
As pessoas têm o direito de ficar alegres.O povo saiu à rua para ver o Papa e eu, apesar de ser agnóstica, não acho mal. As pessoas têm direito à sua fé.
O povo vai à Covilhã espreitar a selecção e eu, apesar de não ligar nenhuma, não acho mal. As pessoas têm direito ao patriotismo.
O governo escolhido pelo povo impõe medidas de austeridade umas atrás das outras, aumentando os impostos e não abdicando dos mega investimentos. O povo não reage. Não sai à rua.
Reclama à boca pequena e cria grupos zangados no Facebook. É triste que este povo, que descobriu meio mundo, não imprima à reivindicação dos seus direitos a mesma força que imprime à manifestação das suas paixões."

Pensamento em Busca

Que fazemos da nossa sede de viver? A maneira como olhamos o mundo transformará, pouco a pouco, o nosso coração. Nem tudo é bom, nem tudo é justo… Mas será o modo como interpretamos os acontecimentos que nos fará avançar para uma confiança infinita na VIDA.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tempo

Ouvir dizer que na nossa idade,
Não devemos ter medo de enfrentar as situações
Sejam elas de amor ou de dor.
Devemos ser radicais
Quando as certezas são maiores que as incertezas.
O tempo passa depressa,
Mas é curta para gozar todos os momentos.
Devemos agir logo que algo seja suspeito
Quando algo nos faz faísca
Quando algo cruza nos nossos olhos,
Quando algo nos deixa de mãos suadas,
Quando as coincidências são visíveis
Aproveitar as oportunidades escassas,
Talvez seja o amor da nossa vida.
Entre o descobrir e o agir,
Muito coisa pode acontecer
Muitos sentimentos podem passar
E muitas loucuras podem fazer
Quando prolongamos muito
Para no fim, descobrir que não é verdade
A dor pode ser dolorosa
E o esquecimento pode ser penoso.
Mas por vezes, saber de duras verdades
Saber de algo que poderá mexer dentro de nós,
Reviver o passado de toda a nossa vida
E descobrir que muitas das amizades,
De muitos amores e desamores,
Poderá ter sido de mentira ou de pena.
Mas o tempo passou
E passado é passado e tudo já aconteceu.
O tempo, o tempo cura tudo
Mas também é do tempo
Que temos de cronometrar a nossa vida
As nossas diferentes fases
É do tempo que temos de aprender a perdoar
E viver o tempo de agora
Descobrir a vida.

domingo, 16 de maio de 2010

SENSONOR RITUAL

A estreia do projecto SenSonor Ritual, a realizar dia 16 de Maio entre as 15 e as 18h no espaço da Associação “Weather Report” (Aldeia Galega – Sintra).

A contribuição simbólica para o ritual é de 3 euros, sendo o jantar 5 euros (também para o jantar é necessária marcação antecipada).
É uma experiência energética pessoal e colectiva que nos levará a participar e mergulhar numa viagem de sensações - Círculo de Percussão, Dança dos 5 Elementos, Vogais Harmónicas, Meditação Sonora, e Exercísios Energéticos - com a intenção de nos libertar e reconectar a planos mais expressivos, autênticos e subtis do nosso Ser, da nossa Busca/Caminho e à Energia Primordial.

Seremos apoiados/as nos nossos ritmos, danças, vozes e meditações por facilitadores/músicos que com a sua experiência, instrumentos e sons nos acompanharão através dessa viagem ritual interior simbolizada nos 5 Elementos.

É uma experiência única, libertadora, vibrante, etérea, profunda, relaxante e integradora, ao longo de 2 horas de ritmo, música, e co-criação.

Um ritual de unificação e celebração da Alma e da Vida

Condições:
- Trazer uma venda para os olhos.
- Trazer um instrumento de percussão pequeno.
- Trazer um colchão de ginástica e um saco-cama ou manta quente.
- Não vir sob a influência de estimulantes (álcool, café, etc…).

Recomendações:
- Trazer roupa e calçado confortável.
- Não comer refeições pesadas 2 horas antes do ritual (dar preferência antes a muita fruta – mas sem gordura - para hidratar e energizar).
- Chegar atempadamente.

Visto o número de participações ser limitado a um máximo de 30 pessoas, agradeçe-se que confirmem quanto antes.
Também haverá um jantar vegetariano pelas 19.30h, e às 20.30h a projecção do filme “Dances of Ecstasy”.


Marcações/Contacto: contacto: Humberto 914409283

Facilitadores:
Pedro Soares
Autodidacta, iniciou o seu percurso no estudo do som e vibração para fins terapêuticos em 2001 e desde então fundou e dinamizou os movimentos Viagem Sonora e Sons que Curam, realizou centenas de sessões e workshops em centros de actividades por todo o país e festivais de música. Além disso, desenvolve a Sonorizarte, e é um elemento fundador dos OCO, criando parcerias com outros projectos artísticos e de desenvolvimento pessoal.
Ao partilhar as suas experiências e conhecimentos, um dos seus propósitos é que todos possuam ferramentas úteis para harmonização pessoal e planetária através do som. Como referência ao seu trabalho pode consultar www.sonorizarte.pt

Alban
Encontrei o Didgeridoo à 13 anos. O poder de improvisação, os efeitos transformativos, terapêuticos, catárticos, e de transe da música fazem-me explorar ritmos e melodias com o didgeridoo, flauta e voz. Tenho treino de Teatro Físico e desde 2000 vivo em Portugal trabalhando como um performer de rua, com teatro para crianças e como dançarino comtemporâneo. Toda a música que toco é dedicada à libertação da Humanidade, e de respeito ao Primeiro Povo da Austrália.
Membro do projecto de musica meditativa Ôco.
Concentrou a sua formação na área do teatro, da artes circenses, do movimento e das artes marciais. Frequentou cursos e workshop nestas áreas entre Portugal, França e Inglaterra

Humberto
Foi desde cedo atraído pelo ritmo, artes manuais, e culturas étnicas. Em 1992 conheceu o Djembe, e teve a primeira formação com Pedro Ousmane e Carlos Camará (artistas do Ballet Nacional da Guiné-Bissau). Em 1993 foi um dos membros fundadores do grupo Djamboonda. Em 1995 fez Curso de Expressão Dramática com a Companhia Fura Dels Baus. Em 1999 integra como percussionista o grupo Batoto Yetu.
Um dos elementos fundadores do grupo de música do mundo Terrakota.
Em 2007, depois da enorme influência da música étnica/mundo, decide iniciar o estudo do efeito terapêutico do som e vibração presente nas culturas ancestrais.
Inicia o estudo da Medicina Tradicional Chinesa. Presentemente estuda BioMusicologia.
Foi músico convidado do projecto de música meditativa Ôco, e de TranceDance.
Integra o projecto Viagens Sonoras de Pedro Soares.
Contacto: Seikenadasei@gmail.com

sábado, 15 de maio de 2010

WonderBra

Nem tudo o que você vê pode ser o que parece. Está afirmação é prefeita para os sutiãs WONDERBRA, que ficaram conhecidos mundialmente por aumentarem e valorizarem o busto, realçando assim a sensualidade do corpo feminino. Ao ajudar mulheres desprovidas de peitos a ganharem mais volume e forma, a marca se tornou a melhor aliada de milhões de consumidoras pelo mundo afora.

A história
Tudo começou em 1935 quando Israel Pilot criou um novo modelo de sutiã que possuía um tira diagonal presa as tiras do ombro. Este novo desenho de sutiã deu mais comidade e liberdade de movimento para as mulheres. Depois de registrar patente nos Estados Unidos, ele batizou sua nova invenção de WONDERBRA, uma contração das palavras inglesas WONDERFULL (bonito) e BRA (sutiã). A partir deste momento, a marca WONDERBRA revolucionaria o mercado global de roupas íntimas femininas com o lançamento do primeiro modelo de sutiã com bojos e pespontos circulares, pois nessa época o desejo feminino já era outro: ter seios empinados. Somente em 1939, quando Moses Nadler conseguiu a licença do produto e o lançou no mercado canadense, onde se tornou um ícone para as mulheres. Sob o slogan “The original push-up”, o produto transformou-se em campeão de vendas no segmento.

Em 1961, Moses criou um sutiã que ficaria famoso nas próximas décadas: WONDERBRA 1300, que deixava os seios mais empinados e firmes, além de proporcionar mais volume, realçando a sensualidade do corpo feminino. A WONDERBRA foi comprada em 1969 pela Hanes, que viria a ser adquirida pela gigante Sara Lee em 1985. A partir deste momento, a Hanes seria a grande responsável pelo relançamento da marca WONDERBRA mundialmente, associando seus famosos sutiãs a belas e hipnóticas mulheres. Isto aconteceu em 1993 na Inglaterra, causando uma enorme sensação no mundo fashion. A marca foi a primeira a lançar no mercado internacional o conceito push-up, o sutiã que trazia os benefícios de unir, levantar e aumentar o volume dos seios ao mesmo tempo.

No ano seguinte a marca foi introduzida no enorme mercado norte americano tendo como seu principal produto o sutiã Push-Up Plunge Bra. O fenômeno foi instantâneo, introduzido com o slogan “The One And Only Wonderbra”, vendia 1 unidade a cada 15 segundos, enlouquecendo as consumidoras americanas. Rapidamente o sutiã se tornou o mais vendido dos Estados Unidos, se transformando em um fenômeno cultural. Conquistou a fidelidade declarada de personalidades como Madonna e Julia Roberts, sendo considerado pela revista americana Vogue como “o produto do século”, a qual inseriu na capa de uma de suas edições a frase “Cada mulher deve ter pelo menos um”. No ano de 2000 introduziu a campanha “Three Degrees of Wonder” para promover o lançamento da linha com variedades de tonalidades, aumentando ainda mais a combinação da peça íntima com as roupas. A marca foi introduzida no Brasil somente no ano de 2002 e fez sucesso como em outros países, afinal, WONDERBRA era o sutiã que valorizava as formas das mulheres.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Papa Bento XVI em Portugal

Bento XVI preside esta manhã à missa no santuário de Fátima, a que assistem mais de 1100 padres de várias nacionalidades. O santuário estima que estejam nas cerimónias perto de 500 mil peregrinos.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Que percurso de vida escolher? Ao fazer da nossa vida um «espaço» de partilha, muitas vezes silenciosa, estamos a participar na melhor mudança do mundo.

EXPOSIÇÃO "1000 FAMÍLIAS"

Depois de Paris, Madrid, Berlim, Bruxelas e Nova Iorque, com cerca de 10 milhões de visitantes,
neste Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Amnistia Internacional - Portugal apresenta:

EXPOSIÇÃO "1000 FAMÍLIAS" - O álbum de família do Planeta Terra (de Uwe Ommer)
De 15 de Maio a 30 de Junho de 2010
Praça do Império – Museu da Marinha (Belém, Lisboa)
Exposição ao Ar Livre – Entrada Grátis
Saiba mais em: www.1000familias.com

São 100 fotografias seleccionadas de entre milhares de negativos, representando o álbum de família do Planeta Terra, onde encontramos elementos da tribo Masai, agricultores que esperam chuvas na Síria, a família de um ímã de uma mesquita no Mali, plantadores de batatas na Colômbia e na Ucrânia, marinheiros de profissão no México; empregados de escritório no Brunei, membros da cultura Amish, pessoas em migração, crentes de todas as religiões... tudo isto sob a forma de grandes ou pequenas famílias. Na vida de todas estas famílias, Uwe Ommer surgiu observando e assimilando os seus laços afectivos e as suas maneiras particulares de viver no nosso planeta, criando o que pode ser considerada uma verdadeira lufada de ar fresco de cariz sociológico, antropológico, mas sobretudo humanista.

Traga a sua família, escola, colegas e amigos para conhecerem este extraordinário "retrato humano" do Planeta Terra!

Amnistia Internacional - Portugal
Telf. 213861652
Fax: 213861782
www.amnistia-internacional.pt

domingo, 9 de maio de 2010

Elefante

Um elefante de 48 anos voltou a caminhar neste domingo 16 de agosto, na Tailândia, ao receber uma prótese na perna dianteira esquerda.

Motola, a elefante fêmea, estava sem caminhar há 10 anos, após ter sido vítima de uma explosão de mina terreste.

Neste domingo ela recebeu a prótese e deu os primeiros passos sozinho.

O elefante mobilizou defensores dos direitos animais ao redor do mundo, em uma campanha que arrecadou fundos para o desenvolvimento da perna artificial.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pensamento em busca

Muitas vezes perguntamo-nos: “Qual a minha missão?”. Ninguém é chamado a coisas extraordinárias. Se cada sentimento e cada pensamento nossos nascerem de um desejo de bem; se cada cada palavra e cada acção nossas tiverem sempre um sentido positivo, descobriremos a nossa missão.

Movimento

Também se faz amizades espontaneamente, que faz parte da afectividade, e também a alegria vai se expandindo na vida. No entanto, para além disso e de muito mais, há uma ambiência de aprendizagem que se faz pelo movimento; em termos gerais uma aprendizagem voltada para o viver, para a "supervivência". Vivência de sentir prazer e alegria em estar vivo! Mais do que sobreviver é preciso "superviver". A acção da Biodanza constitui uma forma de ecologia humana baseada na percepção da vida como experiência suprema. Se nossa cultura optou por valores que conduzem à destrutividade e à morte, a Biodanza propõe-nos uma cultura para a vida.

Em Biodanza buscamos a alegria e o prazer de uma dança como expressão do que somos no mundo. Cada um é convidado a dançar, a experimentar o seu movimento, a expressá-los, e nos pequenos momentos de satisfação sentidos, juntar mais e mais cintilações à sua vida. Aos poucos e poucos, as sensações agradáveis de bem-estar vão se incorporando no seu dia-a-dia, e de início, quase que inconscientemente, o aluno procura para si as situações e relações que o fazem sentir-se bem.

Enviada por: Geane Bonfim

terça-feira, 4 de maio de 2010

A executiva / o...he he he O grande accionista !

Foi tudo muito rápido. A executiva bem-sucedida sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou-se. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso Portal.

Ainda meio tonta, atravessou-o e viu uma miríade de pessoas. Todas vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocupadas. Sem entender bem o que estava a acontecer, a executiva bem-sucedida abordou um dos passantes:

- Enfermeiro, eu preciso voltar com urgência para o meu escritório, porque tenho um meeting importantíssimo. Aliás, acho que fui trazida para cá por engano, porque o meu seguro de saúde é Platina, e isto aqui está a parecer-me mais a urgência dum Hospital público. Onde é que nós estamos?


- No céu.

- No céu?...

- É.


- O céu, CÉU...?! Aquele com querubins, anjinhos e coisas assim?


- Exacto! Aqui vivemos todos em estado de graça permanente.


Apesar das óbvias evidências, ausência de poluição, toda a gente a sorrir, ninguém a usar telemóvel, a executiva bem-sucedida levou tempo a admitir que havia mesmo batido a bota.

Tentou então o plano B: convencer o interlocutor, por meio das infalíveis técnicas avançadas de negociação, de que aquela situação era inaceitável. Porque, ponderou, dali a uma semana iria receber o bónus anual, além de estar fortemente cotada para assumir a posição de presidente do conselho de administração da empresa.

E foi aí que o interlocutor sugeriu:

- Talvez seja melhor a senhora conversar com Pedro, o coordenador.


- É?! E como é que eu marco uma audiência? Ele tem secretária?


- Não, não. Basta estalar os dedos e ele aparec
e.

- Assim? (...)
- Quem me chama?

A executiva bem-sucedida quase desabava da nuvem. À sua frente, imponente, segurando uma chave que mais parecia um martelo, estava o próprio Pedro.

Mas, a executiva tinha feito um curso intensivo de approach para situações inesperadas e reagiu logo:

- Bom dia. Muito prazer. Belas sandálias. Eu sou uma executiva bem-sucedida e...


- Executiva... Que palavra estranha. De que século veio?


- Do XXI. O distinto vai dizer-me que não conhece o termo 'executiva'?


- Já ouvi falar. Mas não é do meu tempo.


Foi então que a executiva bem-sucedida teve um insight. A máxima autoridade ali no paraíso aparentava ser um zero à esquerda em modernas técnicas de gestão empresarial. Logo, com seu brilhante currículo tecnocrático, a executiva poderia rapidamente assumir uma posição hierárquica, por assim dizer, celestial ali na organização.

- Sabe, meu caro Pedro. Se me permite, gostaria de lhe fazer uma proposta. Basta olhar para essa gente toda aí, só na palheta e andando a toa, para perceber que aqui no Paraíso há enormes oportunidades para dar um upgrade na produtividade sistémica.


- É mesmo?


- Pode acreditar, porque tenho PHD em reorganização. Por exemplo, não vejo ninguém usando identificação. Como é que a gente sabe quem é quem aqui, e quem faz o quê?


- Ah, não sabemos.


- Percebeu? Sem controlo, há dispersão. E dispersão gera desmotivação. Com o tempo isto aqui vai acabar em anarquia. Mas podemos resolver isso num instante implementando um simples programa de targets individuais e avaliação de performance.


- Que interessante...


- É claro que, antes de tudo, precisaríamos de uma hierarquização e um organograma funcional, nada que dinâmicas de grupo e avaliações de perfis psicológicos não consigam resolver.

- !!!...???...!!!...???...!!!


- Aí, contrataríamos uma consultoria especializada para nos ajudar a definir as estratégias operacionais e estabeleceríamos algumas metas factíveis de leverage, maximizando, dessa forma, o retorno do investimento do Grande Accionista... Ele existe, certo?


- Sobre todas as coisas.


Óptimo. O passo seguinte seria partir para um downsizing progressivo, encontrar sinergias high-tech, redigir manuais de procedimento, definir o marketing mix e investir no desenvolvimento de produtos alternativos de alto valor agregado. O mercado telestérico, por exemplo, parece-me extremamente atractivo.

- Incrível!


- É óbvio que, para conseguir tudo isso, teremos de nomear um board de altíssimo nível. Com um pacote de remuneração atraente, é claro. Coisa assim de salário de seis dígitos e todos os fringe benefits e mordomias da praxe. Porque, agora falando de colega para colega, tenho a certeza de que vai concordar comigo, Pedro. O desafio que temos pela frente vai resultar num Turnaround radical.

- Impressionante!


- Isso significa que podemos partir para a implementação?


- Não. Significa que a senhora terá um futuro brilhante... se for trabalhar com o nosso concorrente. Porque acaba de descrever, exactamente, como funciona o Inferno...



Max Gehringer
(Revista Exame)
 

Agora e já

Agora e já, é o nosso tempo. Passado já lá vai, futuro é incerto e escrito por nós. Temos de viver os momentos de agora, viver em plenitude, com tranquilidade, com amor em torno da bela e fresca natureza.

De que valem os pensamentos, as ideias, as boas intenções, se nunca passam de projectos...se jamais se transformam em realidade? De que valem os pensamentos mesmo acompanhados da vontade, se não houver uma acção? Agir não é fácil...

As forças da dúvida estão em toda parte, dentro da nossa mente, do nosso corpo. Agir requer "força de vontade" para poder superar a insegurança, as barreiras das desculpas, do desânimo, da falta de fé em si mesmo e de uma centena de bons motivos para ficar onde se está.

A força de vontade aliada à acção vem a ser, portanto, uma simples fórmula, realmente mágica, está ao alcance de qualquer pessoa de boa vontade.
Pode-se começar com pequeninas coisas nas quais possa expressar a manifestação da vontade.

Mais tarde, irá evoluindo para as coisas cada vez mais complicadas, ao ponto de poder enfrentar qualquer situação e obter tudo quanto desejar. Uma pessoa com força de vontade não encontra razões para protelações.

Em contrapartida, os que tem a vontade fraca, sempre acham um jeito de deixar as coisas para amanhã, para depois, para um outro dia...

Enquanto isso, a vida passa, o dia de hoje transformou-se em ontem, para nunca mais retornar. E com ele foram-se preciosas oportunidades que também não retornam. O homem é aquilo que pensa.

O homem é um ser único, cada indivíduo é diferente, ao dar e receber estamos sempre a aprender, a abrir para rumos.

A riqueza ou a pobreza, assim como a vontade e a acção, estão na mente de cada um. Tudo o que precisa ser feito tem de ser feito. Se o tempo não pára, porque haveríamos nós de parar?

É com o estranho que evoluímos. O aprender a enfrentar as coisas novas é adquirir conhecimentos.

Resgatar o bem-estar, a vivência da vida através da dança, através das brincadeiras, as primeiras coisas que aprendemos, mas com o tempo fomos perdendo.

É tempo de voltar a pensar, sentir e agir de numa só unidade.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fluir

"Fluir com as emoções é estar vivo, e assim libertarmos a energia interior que nos ajuda a adaptar-nos a todo o tipo de situações." Rosetta Forner

Joanne Harris in "Danças & Contradanças"

" Um conto surpreende, inflama, ilumina e impressiona de um modo que o formato mais longo não permite. Ás muitas vezes perturbador, frequentemente assustador ou subversivo. Faz interrogações, ao passo que a maior parte dos romances tende a dar-lhes resposta.
( ... )
Pessoalmente, acho que a escrita de um conto é difícil e lenta. Condensar uma ideia num espaço tão pequeno, manter as proporções, encontrar o tom, é simultaneamente exigente e frustrante. Enquanto demoro cerca de um dia a escrever quatro ou cinco mil palavras para um romance, posso demorar até duas semanas para concluir um conto com o mesmo número de palavras. "


domingo, 2 de maio de 2010

Olivença

Para saberem mais sobre Olivença!

Vejam os mapas em anexo… Está ao lado dos concelhos do Alandroal e de Elvas.


Um grupo de oliventinos dinâmicos, formaram a Associação “Além Guadiana”.

Querem voltar a aproximar-se das suas raízes portuguesas, que lhes foram negadas à força extrema pelo Franquismo.

A geração mais velha ainda fala Português. Com sotaque alentejano. Uma delícia! Vejam abaixo, inclusive os vídeos.





Do nosso lado, destaco a Associação “Grupo dos Amigos de Olivença”.
Aí podem conhecer a História do problema… e o que se faz hoje.



Dia da Mãe

Mãe é um bem precioso
temos de guardar junto do coração
Obrigada, Mãe por me dares vida,
Por me dares carinhos e mimos
Por me dares educação e sentido de vida
Por me dares protecção e alegrias
A ti, agradeço por tudo.
Obrigada por fazeres parte da minha vida,
Obrigada por teres sido,
seres
E serás sempre a minha eterna
e favorita mãezinha...

sábado, 1 de maio de 2010

BELTANE

Os antigos povos europeus celebravam no mês de Maio o desabrochar e desenvolvimento da Natureza, as roupagens de folhas e flores da Mãe Terra, o tempo quente, os impulsos amorosos humanos, simbolizados no casamento sagrado do Deus Verde da Vegetação com a Donzela da Terra. Enquanto os gregos enfeitavam um galho de oliveira ou louro com fitas coloridas e frutos levando-o em procissão e guardando-o como símbolo de fertilidade até o ano seguinte, os romanos homenageavam as deusas Flora e Maia com alegres encontros entre moças e rapazes, dançando enfeitados com grinaldas de flores. O Mastro de Maio enfeitado com flores e fitas era levado por jovens vestidos de verde e com grinaldas de flores - em procissão pelas ruas, para simbolizar a nova vida e compartilhar os poderes criativos da natureza.

Depois os casais dançavam em redor do mastro (que representava o falo do Deus Verde fertilizando a terra e as mulheres) para receber sorte e protecção. Os antigos acendiam fogueiras nas colinas e passeavam nos campos com tochas acesas invocando purificação para todos.

Vamos festejar: o poder vivificador da natureza nas nossas vidas, a renovação dos sonhos, o regresso da esperança e a criação sempiterna do universo. Festejamos a deusa do Amor, a face Amante da Deusa, e todos os aspectos do Amor: da auto-estima, ao amor romântico, ao ÁGAPE, o amor espiritual.

É tempo de abrirmos o coração para curarmos as feridas de amor, que nos impedem de expressar a nossa natureza e afecto. Vamos reforçar o nosso compromisso de manifestarmos mais apreço, valorização e reconhecimento a nós mesmos e aos outros.
Vamos dançar em redor do mastro, entretecendo simbolicamente as fitas coloridas do nosso destino, tecido pelas nossas mãos. Vamos dançar ao som de tambores e de música celta própria deste festival da alegria, da amizade e da diversão!

Beltane é um louvor a Terra, à Mãe Natureza, à Vida em todo o seu esplendor. É uma comemoração muito bela e de grande significado.

Em Beltane nós abrimo-nos para o deus e a deusa da juventude. Não importa a idade que temos; em Beltane unimo-nos ao fogo da vitalidade e permitimos que essa energia nos rejuvenesça e cure. Na juventude, essa ligação entre as energias masculina e feminina tem um cariz marcadamente sensual; mais tarde na vida, podemos aprender a criar essa união dentro de nós mesmos, das nossas naturezas feminina e masculina. A integração yin/yang, com a anima/animus, da alma e da personalidade, é um caminho espiritual. Beltane representa também este tempo onde podemos abrir-nos amorosamente para este trabalho permitindo que a natural união das polaridades ocorra. Este é um trabalho essencialmente alquímico.

Sábado dia 01 Maio, das 19H00-23H00 em Sintra, na Quinta das Murtas.

An English take on Sorpotel!

Shakespeare on Sorpotel

And as I am so thoughtful,
I'll do you guys a favour,
Though you won't get a mouthful,
I'll try to catch the flavour.

It's made of many piggy parts,
Heart, fat and liver,
Vinegar that smells like farts,
(Looks like water from the river).

The meat is chopped in little bits,
After being on the boil.
Forty chillies to give you the sh*ts,
And half a gallon of oil.

And all the grand ol' aunties,
Will insist, you'll see,
On half a pint of piggy blood,
For the right consistency.

Oh! Why are you gagging?
Why do you look so pale?
Did you hear granny bragging?
"It's better when it's stale!"

It's delicious and it's really HOT
We eat on 25th December,
On boxing day sit on the pot,
And boy! Do we remember!

So grab your rope my dearest friends,
Draw some water from your well.
You'll need plenty of it at both your ends,
When you experience SORPOTEL! :)