Meus outros blogs:

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A FRAUDE

A fraude é um espectáculo interactivo que aborda, de forma humorística, determinadas crenças fantásticas e extraordinárias que, por várias razões, continuam a fazer parte de um suposto “consciente colectivo”. Para além da abordagem céptica a diferentes tópicos sobrenaturais e mitos urbanos, são criadas situações das quais advêm resultados surpreendentes.
Leandro Morgado reúne neste espectáculo temas como a astrologia, numerologia, falar com os mortos, superstição, fobias sociais, auto-ajuda, mensagens subliminares, raptos por extraterrestres, profecias para o fim do mundo e outros assuntos que até podiam ser verdade mas, provavelmente, não são.
A fraude é um espectáculo diferente. Um espectáculo sobre o paranormal. Um espectáculo…anormal.

www.a-fraude.blogspot.com
Classificação:Maiores de 12 anos
Ficha técnica:
Autoria e interpretação: Leandro Morgado
Produção: Leandro Morgado Produções
Som e luz: Rui Fernandes
Fotografia: Fabrice Ziegler
Espectáculo A FRAUDE no Teatro Bocage (www.teatrobocage.com)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Origem do Nome Lara

Qual o significado do nome Lara: NINFA DO LÁCIO, FOI CONSIDERADA PELOS GREGOS COMO A DEUSA DO SILÊNCIO ETERNO.

Significado e origem do nome lara
Não é adepto à pertencer a grupos. Gosta mesmo de cada coisa a seu tempo, quando sai com alguém (especialmente meetings), não quer saber de mais ninguém por perto. É assim que sente-se totalmente à vontade, conseguindo até tirar de letra qualquer desentendimento que venha surgir. Uma coisa que o deixa muito nervoso é ter que tomar uma decisão. Julga isso muito difícil, e para fugir de toma-las torna-se teimoso, preguiçoso ou mesmo desligado, tudo não passa de fuga.

COMUNICAÇÃO, AMIZADE, OPTIMISMO, DESPREOCUPAÇÃO, BOM HUMOR
Optimismo e afectuosidade são qualidades que projectam a imagem de uma pessoa popular que alegra seu círculo de amizades. Adora baladas e agitações onde possa demonstrar seu talento artístico. Muito criativa e comunicativa, possui um charme especial que usa para conquistar o que quer. Sua descontracção e bom humor a mantém sempre jovem, não importa a idade que tenha. Sempre aberta a novidades, possui uma mente fértil para os negócios. Seu optimismo permite que mesmo diante das mais difíceis situações encontre um lado positivo e anima todos à sua volta. Se aproveitar este lado para aprender com as situações muitas portas estarão abertas, pois não cometerá os mesmos erros.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Saúde capilar – Mitos dos Cabelos

Hidratar o rosto e fazer uma limpeza de pele passam por capricho na rotina da maioria das mulheres. Mas pense nos seus hábitos dos últimos dois dias: secador, champô e condicionador especiais, além de um leave-in, provavelmente, são tão comuns à rotina quanto escovar os dentes. Os cuidados com os cabelos são parte importante da agenda de beleza feminina e é raro encontrar quem não tenha uma receita infalível para melhorar a saúde e a aparência do cabelo. Difícil, mesmo, é confiar numa dica que realmente funcione.

Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz?
Não. A raiz não apodrece, mas dormir com os cabelos molhados traz riscos para saúde. Com a região húmida e quente do couro cabeludo, podem surgir fungos e micoses, principalmente nas pessoas com tendência à formação de caspa.

Cortar o cabelo na fase certa da lua faz com que ele cresça?
Não. O cabeleireiro afirma que a lua não interfere na beleza dos cabelos. Apesar do misticismo em volta da Lua, até hoje ninguém conseguiu provar a verdade dele. O ideal é cortar o cabelo a cada três meses, não importa a estação do ano ou a fase da Lua.

O cabelo se acostuma com o champô depois de 6 meses de uso?
Não. Quem causa prejuízo para o cabelo não é o champô, mas o modo com que você lava os cabelos. O champô limpa e pronto. Mas algumas pessoas não retiram totalmente os produtos do cabelo nas lavagens, ficando com a impressão de que o champô não funciona mais.

Lavar o cabelo todos os dias causa a queda?
Não. Não existe nenhuma ligação entre lavar os cabelos todos os dias e a queda dos cabelos, como explica o cabeleireiro da Condor. O certo, realmente, é lavar todos os dias, a não ser que você tenha algum problema, como ferimentos no couro cabeludo.

Arrancar os cabelos brancos colabora com o aparecimento de outros?
Não. Se você arrancar um fio branco, pode ficar tranquila, não vão nascer mais sete. Os cabelos brancos aparecem sendo arrancados ou não, o facto de arrancar um cabelo branco só vai contribuir com a dor, pois a raiz desse fio irá imediatamente produzir outro fio com as mesmas características.

Água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis?
Sim. A água fria não abre as cutículas dos cabelos, deixando uma aparência mais bonita para o cabelo. A temperatura da água fria danifica menos os cabelos porque ela não consegue abrir as cutículas. Com isso, o brilho fica mais evidente além de ressacar menos e de não deixar os cabelos oleosos demais.

Condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e dá caspa?
Sim. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. Existem cabelos que possuem raiz oleosa e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador apenas irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de humidade, tampando os poros capilares.

Esfregar as pontas com champô faz com que elas fiquem mais ressecadas?
Não. O cabelo deve ser lavado por inteiro. Se for feito com cuidado, podemos esfregar as pontas, sem riscos de prejudicar a beleza dos cabelos. A lavagem deve ser feita por partes, começando pela raiz, descendo até o comprimento e, por último, chegando às pontas, mas esse esfregão deve ser feita com a palma das mãos, sem colocar as unhas.

O stress provoca queda de cabelo?
Sim. O stress pode levar até mesmo à calvície, já que absorve a energia do corpo, como explica o cabeleireiro oficial da condor. O stress absorve as energias que estão estocadas para outras actividades, além de liberar radicais livres que matam nossas células. Como o cabelo necessita de uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais para permanecer em bom estado, ele sofre quando há uma queda desses nutrientes, começa a enfraquecer e a cair.

Curiosidades:
CABELOS
• Diariamente, perdemos cerca de 80 cabelos
• O homem tem cerca de 5 milhões de pêlos no seu corpo
• Os pêlos das pestanas renovam-se de 6 em 6 meses

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Signo chinês - Tigre

1902 Fev 08 a 1903 Jan 28
1914 Jan 26 a 1915 Fev 13
1926 Fev 13 a 1927 Fev 01
1938 Jan 31 a 1939 Fev 18
1950 Fev 17 a 1951 Fev 05
1962 Fev 05 a 1963 Jan 24
1974 Jan 23 a 1975 Fev 10
1986 Fev 09 a 1987 Jan 28
1998 Jan 28 a 1999 Fev 15
2010 Fev 24 a 2011 Fev 2

Cor: Vermelho
Sabor: salgado
Alimento: Carne
Bebida: Cherry, Porto
Flor: Rosa
Árvore: Cedro
Metal: Ferro, aço
Instrumento Musical: Trompete
Dia do Mês: 15
Números: 4, 5, 7, 9, 13, 34, 44, 45 e 54
Compatibilidades entre Signos
Maior: Cavalo, Dragão e Cão
Media: Rato, Búfalo, Tigre, Cabra, Galo e Porco
Pior: Serpente e Macaco

O Tigre é corajoso, sortudo e agressivo. Não o tentem enganar. Tem um rugido e um temperamento forte. Odeia injustiça e fingimento. É egoísta e ambicioso. Faz as coisas à sua maneira e gosta de correr riscos. Raramente muda de ideias. No entanto, existe algo atraente no Tigre, e muitos líderes nasceram sob este signo. O Tigre adora festas e está sempre à procura de alguém com quem estar. Gosta de bom divertimento, boa comida e uma oportunidade para ser o centro das atenções. São óptimos com as crianças, bons narradores de histórias e professores.
O Tigre é competitivo por natureza e está sempre à procura de novos desafios.


Amor
O céu de Março fará a vida afectiva menos controlada pelo que respeita os arranques emotivos e sentimentais. Quererás compartilhar afecto e paixão com a pessoa amada e de consequência, aplanarás eventuais discordâncias. O verão será um período entusiasmante e precisamente por esta razão poderão apresentar-se fáceis enamoramentos que poderiam agitar teus ritmos habituais de vida. O Inverno te verá calmo em companhia de uma conquista do verão.
Trabalho
Em Janeiro a actividade de quem é um profissional independente pode ser vantajosa: prevêem-se novos contactos proveitosos. A primavera será um período fantástico, cheio das satisfações almejadas em tempos passadas. O verão, em mudança, passará um pouco sem pena nem glória, dado que poderia faltar vossa habitual ordem metódica no trabalho. O desgaste começará a sentir-se.
Saúde
Como foi preanunciado, em verão stress de muito trabalho em espreito: trata de cuidar-te mudando regímen alimentaria e privilegiando alimentos naturais e pratos simples. Por sorte o inverno te restituirá uma forma psicofísica excelente, e te aconselhará o modo mais adequado para descarregar as energias em excesso.

Em Oriente, o Tigre simboliza a potência, a paixão e a ousadia. Rebelde, expressivo e imprevisível, impõe a todos reverência e respeito. É um lutador ardente e destemido, e seu signo é respeitado porque conjura os três desastres mais graves que podem ameaçar a uma família: o fogo, os ladrões e os espectros.
É uma sorte ter ao lado um nativo Tigre, desde que este disposto a aceitar toda a actividade que comporta sua personalidade dinâmica. A vivacidade e a impulsividade do Tigre são contagiosas. Seu vigor e seu amor pela vida são estimulantes. Suscitará nos demais sentimentos de todo tipo, mas não a indiferença. Em conclusão, o fascinante Tigre ama ser o centro da atenção.
Inquieto e imprudente por natureza, o Tigre, em general, se desvive pelo desejo de entrar em acção. No entanto, por causa de sua índole desconfiada, tende a vacilar e a tomar decisões apressadas. É-lhe difícil confiar nos outros e frear suas emoções. Quando está transtornado, deve dizer absolutamente o que pensa. Mas como é impulsivo, também é sincero, afectuoso e generoso. E principalmente tem um maravilhoso sentido do humor. Todos os nativos Tigre têm em si mesmos um verdadeiro espírito humanitário. Ama os meninos, os animais e tudo aquilo que pode atrair sua imaginação e seu atendimento no momento. Quando se deixa envolver, seu interesse é total. Todo o resto, inclusive respirar, passa a um segundo plano, por trás do objecto de seu interesse. Quando se compromete nunca deixa as coisas ao meio e se pode estar seguro que se entregará ao 100 % ou inclusive mais, se o considera necessário. Com frequência, os tipos mais sensuais, na juventude, têm uma paixão pela vida boémia. Alguns não a superam jamais. MODELA-LAS aventurosas que vão a Paris em procura de uma existência romântica, os pintores de primeiras armas que expõem seus quadros nas esquinas das ruas, os complexos diletantes.... além de ser optimista, o Tigre não é materialista e não tem obsessão pela aspiração da segurança. No fundo, o Tigre não é um romântico. É engraçado e apaixonado e sentimental, tudo ao mesmo tempo.: é uma experiência inesquecível amar ou casar-se com um deles. Adicionalmente, tende a ser muito possessivo e pelejador quando se põe zeloso.

Abóbora

Parece ser nativa das Américas, apesar de estar espalhada pelo mundo. Existem cerca de 760 espécies de abóbora. Algumas são nativas do Velho Mundo, outras da América do Sul, outras do México e América Central e até existem relatos nos Estados Unidos que datam de 2700 a.C. Na América antiga algumas espécies eram utilizadas como recipiente para bebidas, nas classes mais altas. Era cultivada pelos índios sul-americanos por centenas de anos. No século XVII eram utilizadas em tortas junto com maçãs na Inglaterra. Também em 1824, foi encontrado um livro onde falavam de uma abóbora pesando 120kg. São da família das Corcubitáceas, assim como o pepino e o melão. Rica em betacaroteno (precursor da Vit. A) e potássio. Também contém vitaminas do Complexo B, um pouco de cálcio e ferro.

A abóbora, dependendo da variedade, pode ser armazenada por até por seis meses. O melhor é guardá-las em lugares claros, ventilados e sem umidade. Os ambientes quentes ou frios são os menos indicados, o excesso de calor gelatiniza parte do amido da abóbora, diminuindo sua durabilidade.

As abóboras são grandes e de difícil manipulação. Para facilitar o seu manuseio, o melhor parti-las em pedaços, eliminar as sementes e a parte fibrosa. Por último, retirar a casca e colocá-las em saco plástico próprio para alimentos, por até dois dias na geladeira ou até quatro meses no congelador.

Da abóbora, utiliza-se a polpa, as flores, os brotos (conhecido como cambuquira) e as sementes. Com a polpa pode-se preparar refogados, purês, cremes, suflês, pães, sopas, recheios de tortas, quiches e nhoque. Sem falar nos bolos, doces cremosos, em conserva, compotas e os cristalizados. As flores da abóbora são muito apreciadas, principalmente na Itália. Possuem um delicado aroma e ficam maravilhosas depois de empanadas e fritas, em suflês, em risotos, em ensopados de peixes e frutos do mar e recheadas. Os brotos da aboboreira (cambuquira) são comuns no interior de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Por último, têm-se as nutritivas sementes que depois de torradas tornam-se um excelente aperitivo. São consideradas, por alguns, afrodisíacas.

Valor nutricional da abóbora
A abóbora tem poucas calorias e muito rica em beta-caroteno (provitamina A), um antioxidante que ajuda nas defesas do organismo e previne o envelhecimento precoce.

Já as suas sementes são energéticas e fornecem uma boa dose de fibras — importante para o bom funcionamento do intestino — e, ainda, contém gordura do tipo insaturada, o que a torna mais saudável. Tem sido atribuído às sementes das abóboras, poderes de medicamento, como vermífugos, diuréticos, para o tratamento de infecções do trato urinário e para as desordens da próstata.

DICAS:
Da abóbora se aproveita quase tudo.
Polpa – em sopas, refogados, doces, tortas, assada, etc
Sementes – fonte de proteína e óleos insaturados. Podem ser torradas no forno, retiradas da casca e temperadas com sal. Quando a semente inteira é consumida, todo o tocopherol ( VitE) está presente
Broto – ou cambuquira, para preparar sopas e refogados
Flores – podem ser consumidas como vegetais e são ricas em phenólicos, antioxidantes poderosos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A beleza

Há muito tempo atrás, existiu uma menina, muito linda, saudável e amável. Não havia ninguém que não gostasse da menina, que tinha 8 anos. Mas a menina ficava constrangida sempre que a viam com a sua mãe. A mãe da menina era cheia de cicatrizes no corpo e no rosto. Mas as mãos da senhora eram ainda mais horrorosas. Eram vermelhas, constantemente saia pus e ficava em carne viva.
Tinha ainda deformações horríveis.
A menina detestava estar com a mãe em público.
Não entendia porque a mãe era assim, e se constrangia com a sua presença na escola ou em festinhas a qual era convidada. Um dia, cansada de ser esculachada pelas colegas e ouvir comentários de pena dos professores, a menina chamou a mãe e perguntou:
- Mãe, não há nada que você possa fazer em relação ao seu corpo e suas mãos?
- Não minha filha. -respondeu a mãe.
- Mas por que?
- Os médicos disseram que era irreversível minha filha.
- Por que você ficou assim? Por que você não é igual a mãe das minhas colegas, que são lindas e possui mãos mais belas ainda?
A mãe olhou para a filha e respondeu:
- Há sete anos atrás, eu estava tomando banho e a minha empregada deixou uma vela acesa próximo da cortina. A cortina pegou fogo em contato com a vela.
Saí do banho e fiquei desesperada, pois bem próximo a cortina estava o berço da minha filha.
Desesperada e vendo o fogo se alastrar, puxei a cortina com as minhas mãos, e, sem querer a cortina se enrolou no meu corpo, com o fogo alto. A empregada trouxe um balde de água, e foi por isso que me salvei a tempo. Mas as cicatrizes se tornaram irreversíveis. Mas não me arrependo, e a feiura das minhas mãos foi um preço pequeno a pagar pela vida da minha filha.
A menina chorou e se abraçou a mãe, pedindo perdão. Daquele momento em diante, nunca mais se envergonhou dela, e todos os dias repetia: obrigada.

Lembre-se, que por amor fazemos qualquer coisa e que a beleza é algo secundário.
Enviada por: K.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Amizade


"Tive um dia muito especial.
Tenho a minha familia longe daqui, no Brasil.
Também tenho uma familia de amigos,
presentes no meu coração e na minha casa e sempre que preciso..."
Parte do discurso do L.

Madeira e a turbulência das marés vivas

" As inundações que ocorreram na Madeira, numa dimensão nunca vista, e com impressionantes resultados (à hora que escrevo, 42 mortos, 250 desaparecidos, 70 hospitalizados, quedas de pontes, destruição de estradas, ruas e casas), causaram em todos os portugueses, sem excepção, uma profundíssima consternação, tanto no Continente como nas Regiões Autónomas, e um genuíno impulso de solidariedade nacional. Não houve "cubanos", como antigamente, alguns, chegaram a rotular os seus irmãos continentais. Felizmente!

A Madeira sofreu uma catástrofe natural terrível, talvez relacionada com os desequilíbrios que têm vindo a manifestar-se, em todos os continentes neste nosso planeta, ameaçado pela falta de bom senso do ser humano. A verdade é que a Ciência deu aos homens um enorme poderio, capaz de destruir os equilíbrios da natureza e o próprio planeta. Nunca houve, que saibamos, tantas e tão graves catástrofes ditas naturais. Tremores de terra, tsunamis, erupções vulcânicas, inundações, calores excessivos, ventos ciclópicos, escassez de água potável, presumivelmente provocados pelas alterações climáticas. "
In "Visão"

Digamos que não é altura para recriminar mas chamar atenção a certos erros que se poderiam ter evitado. A locais naturais que, logicamente, não deveriam permitir, mão humana. Não permitir construções, em sitios montanhosas que poderão sofrer enxurradas, derrocadas. Terra foi moldada assim e nada nem ninguém, poderá mudar, apenas outras forças da natureza.
Nomeadamente a Madeira, que dizem do tempo passado, foram feitos ribeiras, lençois para as fugas de águas, mas quando não deveriam fazer manutenção, limpezas, de vez de enquanto??!!??
Como por exemplo, no outono, sabendo que dentro de dias irá chover e supostamente deveria haver limpezas de esgotos... e só se lembram disso, quando surgem as inundações....
Tantas coisas estão a surgir, a quem tem as antigas profecias que referem algo que a "mão humana faz" e a natureza desfaz. Será?

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Signo de Peixes


O signo de Peixes simboliza a compaixão, a compreensão e a intuição. É emocionalmente inibido e introspectivo, com tendências à melancolia e à indolência. É compassivo, caridoso e aprecia as artes lúdicas.

Signo de água, emotivo, receptivo, intuitivo e evasivo. Muito sensível. Tem grande necessidade de ser amado e gosta de se dar bem com todo mundo. O sonhador, compassivo, tolerante, amável e amoroso. Deixa-se influenciar pelos outros porque não deseja ferir ninguém.

É difícil de tomar decisões. Criativo, espiritual e místico. Pode aparentar não ter confiança em si, mas com jeito tranquilo, consegue muita coisa. Encantador, simpático e bondoso. Signo da humildade. Sempre está ajudando e dando forças aos outros em seus problemas.

Às vezes é submisso e carente. Inspirado e impressionável, é confuso e se ilude facilmente. Sua vida afectiva é feliz porque gosta de fazer os outros felizes. Imita, sente o que a outra pessoa sente, envolve-se, sacrifica-se e perdoa. Tendência a uma vida fantasiosa, não tem consciência dos limites e não sabe quando parar.
Precisa de um certo isolamento e daria tudo por uma vida sossegada.

O MUNDO DA PROVAÇÃO - doenças, cativeiros, exílios, retiros, inimizades ocultas, fracassos e o mundo do oculto.

Representa a renúncia, o sacrifício, a compaixão, a transcendência, os segredos, a espiritualidade, a imaginação, as inspirações, tudo o que foge do concreto, do material e os anseios da alma.

Condimentos: Coentro e canela.
Erva: Salva.
Metal: Platina.
Animal: Todos os tipos de peixes, especialmente os golfinhos.
Cristais: Pedra da lua.
Árvores: Limão e todas árvores que crescem perto da água.
Flor: Cravo, Dente-de-leão e Nenúfar.
Elemento: água
Planeta regente: Neptuno (na mitologia grega, é o irmão de Zeus e deus supremo de todas as criaturas da água)
Princípio: passivo
Parte do corpo: pés
Frase: "Todos são inocentes até que se prove o contrário."
Cor: Verde mar
Pedra: Hematita e Pedra da Lua

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Alguém tentava retirar ervas daninhas, que possuíam profundas raízes… Tirava-as com tanta violência que, a maioria das raízes, continuava a permanecer na terra. Uma outra pessoa ao ver isto, chegou e, pegando as ervas com delicadeza firme, conseguia que as raízes viessem juntas às ervas. Ao olharmos os cantos «escuros» da nossa vida, não violentemos o nosso coração com culpabilizações. Com lucidez, reconheçamos o nosso caminho, sabendo, porém, que a dignidade se readquire na serenidade da esperança.

enviada por: Grão de Mostarda
Comentário:
Cada vez mais, adoro estas frases mandadas pelos meus amigos Mario e Emilia.
Por vezes choca,
mas por vezes faz-nos abrir os olhos,
outras vezes faz-nos pensar.
É algo inspiradora, interessante de pensar.
Bjs para eles

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Grão de mostarda


A abelha busca em muitas flores o pólen para fazer o mel. Ao chegar à colmeia, trata de alimentar os favos; não se fica a lamentar as diversas tentivas feitas, das quais não extraíu nenhum pólen. Não sobrecarreguemos o nosso coração com o que nos magoa, com o que nos provocou danos. Cuidemos de amar os gestos recebidos de ternura, de compaixão e de solidariedade fraterna.
grão de mostarda
O Mário e a Emília enviam estes pensamentos todos os dias de manhãzinha directamente por email. Ajudam à reflexão nos tempos de correria em que vivemos. Quem quiser receber pode subscrever a mailing list.
Enviada por Grão de mostarda

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval de Torres Vedras

“Torres, hoje, precisa já do seu Carnaval, e não estará longe o dia em que precisará dele tal como hoje carece de vender o vinho da sua região (…) E o próprio paiz que pode vir a ter em Torres o seu Carnaval – O Carnaval de Portugal!”

In Linhas de Torres, 1935

O Carnaval de Torres Vedras é um acontecimento enraizado na identidade cultural e social desta cidade.

A primeira referência ao Carnaval de Torres data do tempo de D. Sebastião, num documento datado de 1574, no qual um morador da Vila de Torres Vedras apresenta uma queixa contra “uns moços folgando com um galo dia de Entrudo trazendo rodelas, espadas, paus como custumam o tal dia”.

Em meados de 1862 realiza-se na Igreja de S. Pedro o jubileu de 40 horas, nos três dias de Carnaval. Mas novas referências ao Carnaval de Torres só a partir de 1885, com a edição do primeiro jornal local. Durante muitos anos o Carnaval limitou-se aos bailes e récitas nas colectividades e em casas particulares, quase sem animação de rua.

Entretanto, começam a surgir, no início do século XX, alguns apontamentos de sátira política, uma característica que marcaria para sempre o Carnaval de Torres. Foi, no entanto, com o advento da República que o Carnaval de rua começou a adquirir maior animação.

Nos anos 20, o Carnaval de Torres conheceu o verdadeiro arranque, com a formação de uma comissão para organizar mais a sério os festejos de rua.

Os Reis do Carnaval, que surgiram por volta de 1925, e as “matrafonas”, que apareceram talvez em 1926, marcaram em definitivo a história do Carnaval desta cidade.

Em 1931 a Avenida 5 de Outubro conheceu a primeira Batalha de Flores e os carros alegóricos, tendo participado nessa manifestação mais de 3000 pessoas.

Foi a partir de 1960 que o Carnaval de Torres começou a realizar-se regularmente, voltando a demarcar-se dos então existentes pelas suas características únicas. O Carnaval foi-se assumindo cada vez mais como um Carnaval popular e de massas, marcando a diferença em relação aos Carnavais urbanos da época. Prova disso foi a realização do 1.º passeio “auto-trapalhão”, em 1971, onde os participantes tinham de ir mascarados.

A partir de 1980, o Carnaval de Torres profissionaliza-se e cresce ano após ano, rejeitando figurinos externos e assumindo-se como o mais “Português de Portugal”.

O Carnaval de Torres, assumiu desde logo o carácter espontâneo da sua participação, na tradição das manifestações de Entrudo em Portugal, cortando a separação entre actores e espectadores.

Mais informações nas seguintes publicações da Câmara Municipal de Torres Vedras:
▪ “Carnaval de Torres – Uma história com tradição”
▪ “A Literatura nos Carnavais de Torres” , de Jaime Umbelino.
Ou em www.cm-tvedras.pt/camara-municipal/publicacoes/

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Noite de S.Valentim

Numa noite chuvosa e fria
um jantar de encalhados
num restaurante á luz da suspensão
um pouco ás escuras, um pouco ás claras,
num dia que o cupido está de serviço a tempo inteiro
ou será um jantar de amizade em forma colectiva
nas longas conversas e brindes
com amigos dos amigos e outros amigos...
Surge 4 rapazes com camisolas pretas
com as siglas da CIA.
Sentaram á nossa mesa,
enquanto comiam a megas-pizzas
fiscalizavam de olhares misteriosos,
no final revelaram-se
Escrito nas costas da camisola
Brigada dos encalhados,
"Completamente Incapazes de Amar".
Longas risadas e sorrisos encabulados...

S.Valentim


Ando pelas as ruas
E vejo corações vermelhos pendurados
Vejo casais de mãos dados
Com uma alegria no coração e um sorriso na cara.

Com aquela vontade de dizer,
Ele é o meu norte,
Meu sul e o mais que tudo,
Meu leste e meu Oeste.

E receber o maior desejo,
Declaração á moda antiga
Serenata na noite escura
Lindas rosas para a amada.

Nada material, nada caro,
Pode ser assustador, careta
E fora de moda
Mas é romântico e lindo.

Já passaram trinta e muitos anos
E foram poucas, as vezes que passei
Este dia com essa alegria
Com esse sorriso.

Nunca tive esse privilégio
De realizar esse desejo até um dia,
De ser a bela Julieta
No coração do meu Romeu.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ano Chinês- Tigre

Ano chinês de Tigre
Este é definitivamente um ano explosivo. Começa geralmente com um estrondo e acaba com um choramingo. Um ano dado para a guerra, o desacordo e desastres de todo os tipo. Mas será também um ano grande, bold de realce). Nada será feito numa escala pequena, ou tímida. Tudo, bom e mau, pode e será levado aos extremos. As fortunas podem ser feitas e perdidas. Se você tiver uma possibilidade poderá agarrá-la mas nunca esqueça que tem grandes obstáculos pela frente.
As pessoas farão coisas drásticas no mesmo momento. Os temperamentos subirão ao seu redor, será uma época de testar a sua diplomacia. Como o tigre, nós tenderemos a agir sem pensar e a terminar lamentando-nos pela pressa que tivemos.
As amizades, os riscos comuns e os negócios que requerem a confiança mútua e a cooperação feitas neste tempo são frágeis e serão quebrados facilmente. Entretanto, o ano forte e vigoroso do tigre pode também ser usado para injectar a vida e a vitalidade em causas perdidas, em riscos, em indústrias que se afundam, e/ou falhando. Será do mesmo modo um momento para a mudança maciça, para a introdução de ideias novas e marcantes, especialmente controversas.
O calor impetuoso do ano do tigre, apesar de seus aspectos negativos, devemos dizer que poderia ter um efeito de limpeza e purificação em todos nós. Tal como o calor intenso é necessário para extrair metais preciosos de seus minérios, assim também o ano do tigre pode trazer para fora o melhor que existe em nós.
Apenas um breve conselho para este ano imprevisível - agarre-se ao seu sentido de humor e deixe a má cara enterrada ou escondida durante este ano.

Eu sou do Signo de tigre, de madeira com ascendente de dragão.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vancouver declara aberta Olimpíada de Inverno 2010

Cerimônia foi dedicada ao atleta georgiano morto durante treino
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010 ocorreu na noite desta sexta-feira (horário local), na cidade canadense. A festa foi dedicada ao atleta georgiano Nodar Kumaritashvili, morto horas antes durante um treino.

Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao BC Place Stadium para assistir à abertura. Os sete companheiros de Kumaritashvili desfilaram com luvas negras e uma bandeira de mesma cor, em sinal de luto. Os espectadores aplaudiram de pé a delegação, enquanto o presidente do Comitê Olímpico Internacional pedia que os georgianos competissem pela memória do companheiro. As bandeiras do COI e do Canadá foram colocadas a meio-mastro e os presentes fizeram um minuto de silêncio.

Quase 2,5 mil atletas de 82 países desfilaram, incluindo os participantes de Colômbia, Peru, Ilhas Caimã, Gana, Montenegro, Paquistão e Sérvia, que fazem sua estreia nos jogos na edição deste ano. A competidora do snowboard Isabell Clark foi quem carregou a bandeira brasileira na abertura da Olimpíada.

Durante a cerimônia, foram ressaltadas as tradições das tribos aborígenes canadenses, que vivem nas terras do país desde antes da chegada dos conquistadores europeus. Os quatro líderes indígenas do Canadá estiveram sentados na tribuna de honra junto a líderes mundiais. Muitos grupos aborígenes fizeram protestos contra a realização dos jogos durante o percurso da tocha olímpica pelo país.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mistério das Tesouras Abertas

Coloque três dentes de alho roxo em um copo com água, que dê para cobrir os dentes de alho. Sobre a boca do copo, ponha uma tesoura aberta com as pontas viradas para a porta da rua. Tanto o copo quanto a tesoura devem ser virgens. Troque a água de sete em sete dias no mesmo horário. Quando fizer a simpatia, diga: "Tesoura! Assim como você tudo pode cortar, corte todo o mal daqui, de mim e de todos que aqui moram ou dos que me vierem visitar. Alho roxo poderoso! Desintegre todas as energias negativas de mim e deste ambiente. Seja assim pelo poder da Cruz! Seja assim em nome de Jesus!"

- Não deixo tesouras abertas. Seja na cozinha ou tesouras comuns. Quando vejo alguma entreaberta, trato logo de fechá-la completamente. Claro que, para além da segurança associada ao gesto, também há uma grande dose de ter visto os meus avós, tias e até a minha mãe fazê-lo a acrescentar "dá azar"...
É um hábito muito mediterrânico, e está associado a "cortar a vida". Mas esses hábitos têm todos uma filosofia muito própria e antiga.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O casal mais antigo do mundo


Casados há 86 anos, e ainda apaixonados, o casal norte-americano Herbert e Zelmyra Fisher - o casal mais antigo do mundo, dá conselhos aos mais jovens... no Twitter.

No Dia dos Namorados, no próximo dia 14 de Fevereiro, Herbert, de 104, e Zelmyra, de 102, vão ter a ajuda de uma neta para responderem às perguntas que lhe vão ser colocadas através do Twitter.

Segundo a Blinkbox, a empresa responsável pela promoção do evento, a ideia é que «revelem os segredos do sucesso de um casamento de 86 anos e deem conselhos para os casais mais jovens interessados em quebrar esse recorde», nem tanto, diríamos, mas pelo menos para se perceber como é possível viver feliz e quase para sempre.

O casal que mora na Carolina do Norte, nos EUA, adora descansar sobre o telheiro lá de casa, ver passar os comboios ou conversar com os vizinhos, uma vida prosaica, mas... cada um deles tem o seu quarto. Herbert gosta de ver jogos de baseibol na televisão até tarde.

Zelmyra e Herbet casaram a 13 de Maio de 1924 e estão a pouco mais de um ano de quebrar o recorde do casamento mais longo já registrado na história: a marca é de Philipose e Sosamma Thomas, da Índia, que ficaram casados por 86 anos e 128 dias.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Destino...

“Nós somos imortais até que cumpramos a tarefa a nós encomendada.”

James Frazer, missionário numa das regiões perigosas da China

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Linhas das mãos

A quirologia baseia-se na interpretação de toda uma série de sinais contidos em ambas as mãos, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre a pessoa. É baseada numa série de características arbitrariamente relacionadas como as linhas, formato e protuberâncias das mãos, não baseada nem corroborada por pesquisas científicas comprovatórias. A leitura das mãos tem de ser feita como um todo, por esta razão é necessária uma interpretação tendo em conta as relações entre as linhas e sinais.

As 3 linhas principais.Um erro comum é o de confundir quirologia com quiromancia. Este equívoco ainda hoje é tomado, infelizmente, por profissionais da própria área. O esclarecimento tem sido dado desde o início do século, mas até hoje poucos entenderam. Do grego quiro = mão e logia = estudo, ou seja, o estudo ou conhecimento adquirido através das mãos.Pouco tendo a ver com a popular Quiromancia - do grego quiro = mão e mancia = adivinhação, portanto, adivinhação através das mãos.Na quirologia a linha de pensamento é o estudo, e não a intuição.

A mão esquerda representaria o nosso potencial e a mão direita o rumo que a nossa vida está a seguir (nos canhotos os papéis das mãos invertem-se). As linhas e forma da mão podem alterar-se ao longo da nossa vida. A relação entre as linhas da nossa mão e o nosso destino não é unilateral. Pelas nossas acções e vontade podemos modificar as nossas linhas. Mas as nossas linhas influenciariam a nossa vida, acções e vontade.

Um bom exemplo disso será a nossa saúde. Potencialmente podemos possuir bastante vitalidade e saúde, mas pelas nossas más acções e maus hábitos podemos danificar essa mesma saúde. Alguém que em potencial possua problemas de saúde, pode modificar a sua sina através de hábitos mais correctos, hábitos conscientes para melhorar essa mesma saúde. Em última análise, podemos dizer que o nosso destino está nas nossas mãos. E estas antevêm o nosso destino com base nas nossas acções e potencial presente.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sobrevivência

Quando pensamos que o conhecemos, menos sabemos,
Quando tudo é perfeito, aparecem as imperfeições.
Quando a alegria está completa, a porta está escancaradamente aberta para outros males.
Quando o amor é maravilhoso, é quando o ciúme está prestes a atacar.

Nesta vida nada é perfeito, nem nós nem os que nos rodeiam.
O amor nasce com o ciúme, andam sempre de mãos dadas.
Em muitas das experiências da vida, existem a dor, seja que tamanho for.
As dúvidas, em todos os casos, merecem ser esclarecidas.

O passado já lá vai…
Não podemos voltar atrás para corrigir o que achamos de errado…
Cada idade, cada fase da vida, cada atitude, cada acto do nosso corpo
Para que no fim cheguemos ao nosso destino traçado á nascença

Dizem que existe um Mar de Rosas,
Penso que é realizável, quando as experiências são vividas
Quando a dor é suportável, quando a luz é presença,
Aonde o amor é a base da sobrevivência.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Projecto "Ajuda ao Haiti"

Vai haver uma iniciativa que tem como objectivo angariar fundos para o Haiti através da AMI (Assistência Médica Internacional).

Este projecto vai realizar-se no sábado dia 6 de Fevereiro, nas instalações cedidas pela Casa de Goa, com um programa que ocupará todo o dia, incluindo actividades diversas, como ginástica, ilusionismo, "barraquinhas de feira" almoço e a parte de tarde especialmente dedicada à música e dança.

O grupo Ekvat, ao qual em pertenço, vai participar apesar de falta de alguns membros, tendo em atenção que haverá outros grupos.

Em face deste desafio a que não poderíamos ser alheios, antes pelo contrário dedicar todo o nosso empenho por aquilo que pudermos fazer pela população do Haiti, por pouco que seja.

Estão todos convidados para aparecerem, tragam também os vossos amigos...

CASA DE GOA
Calçada do Livramento, 17
1350-188 LISBOA
Tel. 21 393 00 78 - Fax 21 393 01 67
casadegoa@sapo.pt

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Saber perdoar...

Saber perdoar é uma virtude
Perdoar é saber que não vai acontecer outra vez
Que não vai haver vingança ou ressentimentos
É saber que ficaremos mais leves de coração,
É dar a mão quando mais necessitamos
É recomeçar do zero, sem mágoas.

Somos seres humanos com cabeça e coração
E a vida na terra é um mistério
Em muitas coisas, muitas situações cometemos erros,
Por vezes, erros que magoam, que ferem
Por vezes sem necessidade, só por orgulho,
E sentimos o peso do perdão.
Existem tantas coisas que nos atormentam
Existe a dor de estarmos longe de quem não queremos.
De estarmos magoados com quem não queremos.

Na sociedade de hoje,
É tão complicado estar sozinho
Estarmos zangados com os que rodeiam
Estar com culpas, durante anos e anos
A falta de comunicação é por vezes o culpado
Mas as soluções existem.

Quem somos nós para julgarmos os outros,
Se não queremos ser julgados,
Não podemos julgar os outros pelo o vemos,
Sem saber do que não vemos.
Perdoar, pode ser complicado,
A dor é forte e o tempo pode ser a cura
Mas por vezes o tempo e imperdoável
Tudo pode acontecer como a morte.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rir..

Joãozinho está dentro do carro do seu pai, quando avista duas prostitutas na rua.
- Pai, quem são aquelas senhoras?
O pai meio embaraçado, responde:
- Não interessa filho... Olha antes para esta loja... Já viste os portáteis que ali estão?
- Sim, sim, já vi. Mas... quem são as senhoras e o que é que estão fazendo ali paradas?
- São... são... São senhoras que vendem na rua.
- Ah, sim?! Mas vendem o quê? - Pergunta admirado o garoto.
- Vendem... vendem... Sei lá... Vendem um pouco de prazer.
O garoto começa a reflectir sobre o que o pai lhe disse, e quando chega em casa, abre o mealheiro com a intenção de ir comprar prazer àquelas senhoras.
Estava com sorte! Podia comprar 50 euros de prazer!
No dia seguinte, abeira-se de uma prostituta e pergunta-lhe:
- Desculpe, minha senhora, mas pode-me vender 50 euros de prazer, por favor?
A mulher fica admirada, e por momentos não sabe o que dizer, mas como a vida está difícil, aceita. Porém, como não poderia agir de forma normal com o garotinho, leva-o para casa dela e prepara-lhe seis pequenas tortas bem gostosas, de morango e chocolate.
Já era tarde quando o rapaz chega a casa.
O seu pai, preocupado pela demora do filho, perguntou-lhe onde tinha estado e o garoto respondeu-lhe:
- Fui ver uma das senhoras que nós vimos ontem, para lhe comprar um pouco de prazer!
O pai fica amarelo:
- E... e então... como é que se passou?
- Bom, as quatro primeiras não tive dificuldade em comer, a quinta levei quase uma hora e a sexta foi com muito sacrifício. Tive quase que empurrar para dentro com o dedo, mas consegui comê-la mesmo assim. Ao final, estava todo lambuzado, pinguei o chão, e a senhora convidou-me a para voltar amanhã, mas para ser sincero, só tive prazer nas três primeiras; só comi as outras para mostrar que sou homem!... Posso ir amanhã, novamente, pai?
O pai desmaiou !!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Rabiscos e Desenhos

Norman Rockwell (Nova Iorque, 3 de fevereiro de 1894 — Stockbridge, Massachusetts, 8 de novembro de 1978) foi um pintor e ilustrador norte-americano.

Rockwell era muito popular nos Estados Unidos, especialmente em razão das 323 capas da revista The Saturday Evening Post que realizou durante mais de quatro décadas, e das ilustrações de cenas da vida estadunidense nas pequenas cidades.

Pintou os retratos dos presidentes Eisenhower, John Kennedy, Lyndon Johnson e Richard Nixon, assim como o de outras importantes figuras mundiais, tais como Gamal Abdel Nasser e Jawaharlal Nehru. Um de seus últimos trabalhos foi o retrato da cantora Judy Garland, em 1969.

Seus desenhos e pinturas são famosos pela meticulosidade e exatidão de traços e cores, capacidade desenvolvida devido a uma timidez na fase de adolescência devido aos pés tortos que tinha, passou a ser observador dos colegas de escola, gostando assim de desenhá-los, pois segundo ele "cada um tem seu talento e o meu é desenhar".

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Prenda Especial..


Foi-me dado uma prenda hoje...
Especial, sim...
Será amor na costa?
Será que aconteceu algo inesperado?
Será que abriu-se uma porta em vez da janela?
Um mistério, que pouco a pouco vai ser revelado...